1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre Morgoth em Doriath e Falas

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tuor, 27 Set 2007.

  1. Tuor

    Tuor Usuário

    Agora a pouco estive pensando. Morgoth dominou e venceu muitos reinos. Neles encheu seus aliados, ou simplesmente deixou os reinos escancarados sem habitação. Exemplos disso é Hithlum e Nargothrond, e até Gondolin no fim das contas. Aí eu pergunto: porque Morgoth nunca se preocupou em invadir Doriath, a grande floresta do rei Thingol e/ou as Falas, a região que Círdan comandava? Por que ele sempre se importou com Gondolin?
     
  2. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Doriath, por que ele "temia" o poder de Melian. Tem um trecho no Silma que fala disso, se não me engano. E as Falas, por causa de Ulmo, que o odiava e era senhor das águas. Morgoth tinha medo d'àgua. :mrgreen:
     
  3. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    E pensa bem, pra quem queria dominar a Arda, acabar com essas "forças" era muito importante.
     
  4. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Na ocasião da Guerra ocasionada pelas Silmarilli, o niilismo de Melkor já se mesclara a sentimentos subversivos, medo, dor, traumas, ele não ostentatava mais o poder de outrora, caso assim não o fosse, o que seria Ulmo e Melian para quem enfrentou de uma vez os Varatar em sua Ira?

    Abraços.
     
  5. Tuor

    Tuor Usuário

    É isso o que não entendo: ele sempre se importou em desvendar reinos ocultos, em destruir outros, e no caso de querer dominar tudo, nunca se importou, ou aparentou não se importar com Doriath, principalmente. Desceu bem ao sul e descobriu Nargothrond, e houve o saque; diga-se de passagem que para chegar a Nargothrond passa-se por Doriath à esquerda. O Cinturão não suportaria sua chegada, então o porquê de ele não se importar com Doriath é esquisito. É como se Morgoth só se importasse mais em dominar reinos abertos que estivessem próximos de Angband, e depois querer os reinos ocultos, pois era desafiador descobri-los...
     
  6. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Gente, ele destruiu as Falas um ano após a quinta batalha.

    E Balar, ele atacaria lgo, não duvido.

    Doriath ele não conseguia, pois o poder de Meliam no cinturão, era muito forte...sem o próprio Morgoth lá, eles não conseguiriam entrar lá.
     
  7. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Ao fim ao cabo, o plano de Melkor independia da queda de Doriath, pelo contrário, foi a permanência da mesma que pode concluir atos funestos ao fim da Primeira Era.
    O Anel de Melkor era toda Arda, e não falamos de um mero "jogo de estratégia", mas a questão da construção de uma moral, de ídolos, heróis, preceitos, da configuração de Arda: Melkor moldou Arda a seu bel prazer.
     
  8. Tuor

    Tuor Usuário

    Por quê?

    E por que ele se preocupava tanto com Gondolin, que era mais difícil de ser encontrada? Será que ele já não supunha que as Águias protegerem demasiadamente aquela região não levantava muitas suspeitas?

    Edição: Neithan, eu me referi exatamente a Morgoth em pessoa em Doriath, e o porquê de ele não invadir aquele local.
     
    Última edição: 27 Set 2007
  9. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Ele não suspeitava daquela região, pq aquele era o habitat das águias. E no caso de Gondolin, a preocupação dele era com Turgon, ele o temia, como se pressentisse que dele viria sua queda.

    Sabia que tinha no Silma!

    "E Morgoth temia Turgon mais do que todos os parentes; pois outrora, em Valinor, seu olho deparara com Turgon e, sempre que Turgon se aproximava, uma sombra se abatia sobre o espírito de Morgoth, um presságio de que, em algum momento ainda oculto, seria de Turgon que a ruína lhe viria."

    O Silmarillion, CAPÍTULO XX Da quinta batalha: Nirnaeth Arnoediad
     
    Última edição: 27 Set 2007
  10. Müller

    Müller Eorlingas

    Pois é, eu relendo o Silmarillion por acaso vi essa parte.
    Vou transcrever para cá.
     
  11. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Apesar de ser maia, Melian era Ainu e não dissipou o seu poder como fez Melkor. Mesmo sendo um Vala poderoso, não creio que ele se arriscaria em um confronto aberto de poder contra Melian que, se não era a maior entre seus iguais, era uma das mais fortes. E uma vez fora de seu refúgio em Angband, os Valar poderiam capturá-lo enviando apenas Oromë ou Tulkas.
     
  12. Anarien

    Anarien Usuário

    Melian era sim muito poderosa e sábia, mas no Silma ,também diz que ao optar pela "forma corporea" dos eldar ela perdeu um pouco do seu poder de maiar(assim como Gandalf e Saruman na terceira Era,certo?).E,por mais que Melkor tenha temido Melian,as vezes me questiono se ela realmente teria o poder de detê-lô , afinal ,era um Valar contra uma maiar.
     
  13. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    É verdade, esqueci deste detalhe :dente:

    Agora que tocou no assunto sobre assumir uma forma terrena, Melkor, se não me engano, também estava preso na forma de um Tirano de Utumno. Só não sei se esta forma que ele assumiu poderia ser considerada um hröa ou um fána gigante. :think:
     
  14. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Eu penso que Meliam só não deteria Morgoth, com as Silamrili. Ele já não era mais tão fote como foi outrora. Melian já não...desde o começo da PE, até o fim, continuou forte.
     
  15. ragnavar

    ragnavar Arqui Necromante

    Morgoth com silmarill e tudo? hehehe acho que não, aquelas pedras lhe davam a maior dor de cabeça, literalmente! Alem de ter abusado de seu poder fortalecendo seus comandados ( e com isso ficando cada vez mais ligado ao seu corpo material ) ele já estava em uma situação que ja poderia se ferido por um mortal e ficar com cicatrizes permanentes. Devido a isso acho que mesmo com sua majestosa coroa ele não conseguiria vencer o cinturão de Melian.

    e sobre o comentário do Aracáno sobre Melkor ter "moldado Arda a seu bel prazer", ele fez isso desde o pricípio, com sua dissônancia, o que não impediu dele ter criado coisas belas e majestosas, como a citação que Ulmo teria chorado ao ver a Neve.
     
    Última edição: 28 Set 2007
  16. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Melian não era párea para Melkor nem em seu estado de fraqueza, as únicas derrocadas de Melkor advinham do seu "eu", ele pressentia a queda através de Turgon, invejava Fëanor, odiava Fingolfin, e assim por diante. Esses confrontos diretos que não ocorreram, infelizmente sequer podem ser supostos. Fingolfin fez frente a Melkor apenas através de seu ódio e da fraqueza "mental" do Vala, ao fim ao cabo foi esmagado como um verme.
    Não vamos fazer suposições absurdas.
    Ele não se envolveu com Doriath simplesmente por ser desnecessário, o próprio Elwë fora corrompido ao fim das contas. Como já disse, o "Anel de Melkor era toda Arda"; e como colocou nosso colega, desde o início, quiçá.

    Abraços.
     
  17. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Por acaso Falas tem algo haver com:

    "Belfalas, Anfalas, Tolfalas" ?

    Só pra tirar duvida msm
     
  18. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Falas é como se diz "praia, costa" em Sindarin, seria um componente desses nomes, não sei se citados pelos colegas.
     
  19. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    E Morgoth também odiava os teleri, mais precisamente o povo de Círdan, já que eles eram os "representantes" de Ulmo. Alguns ataques de Melkor aos noldor forma frustrados pelos ataques e fugas realizadas pelos falathrim através do Mar. Uma criação que o Senhor do Escuro temia e não se aproximava.
     
  20. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Exato. Morgoth nunca nem pensou em atacar pelo mar, pois sabia de Ulmo e Ossë. E por isso, ele demorou para atacar as falas..só atacou um ano depois da Nirnaeth. E o povo do Sirion continuou lá...e penso eu que, em Balar, Melkor nunca iria..mesmo se lá estivesse todos os Edain e Noldor.
     

Compartilhar