1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre literatura infantil e a questão racial

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Elessar Hyarmen, 17 Nov 2010.

  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Keila Grinberg comenta episódios de reprovação do uso de livros para crianças em escolas brasileiras e norte-americanas por terem suposto conteúdo racista e discute o tratamento dado ao racismo na sociedade atual.




    Saiu outro dia no jornal norte-americano The Washington Post: pai de uma estudante negra do 5º ano da região de Detroit, nos Estados Unidos, está processando a escola onde a menina estuda por considerar que ela foi racialmente assediada.

    Motivo: o professor teria lido em voz alta trechos de um livro infantil sobre escravidão, durante uma aula em que os alunos preparavam-se para celebrar o Black History Month (mês da celebração da história e cultura negra, comemorado tradicionalmente em fevereiro naquele país).

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)





    É uma matéria muito interessante de ler. Vale a pena :D
     
  2. BeorZenni

    BeorZenni Usuário

    se o professor tivesse feito brincaderinhas de mal gosto discriminando a menina por ser negra, ai seria motivo pra processo por racismo, mas se o professor estava apenas lendo um fato historico, ele não tem culpa do que aconteceu anos antes de ele ter nascido, é um fato historico a escravatura e não deve ser escondido
    é como na alemanhã aonde as pessoas não gostam de comentar sobre o nazismo, tentam esquecer, considerar uma lenda, como se nunca tivesse ocorrido, eu acho isso errado, as pessoas precisam saber o que aconteceu para que não ocorra novamente, é historia do país e deve ser ensinada nas escolas
    claro, uma coisa é ensinar historia, outra é fazer uma discriminação racial, coisas bem diferentes, tem que analisar se durante a aula esse professor não teria realmente ofendido a aluna de proposito e discriminando racialmente ela na frente dos outros alunos, ou se ele apenas leu o que estava no livro de historia e ela se sentiu ofendida pelo simples fato de ter existido a escravatura e colocado a culpa no professor
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar