• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre ler livros e o conhecimento

Pips

Old School.
Enquanto eu lia o tópico sobre o que o Umberto Eco falou. E depois de ler algumas dicas para ler, ficou na minha cabeça: Até onde me sinto ignorante?

A busca pelo conhecimento e nosso vasto - raso - conteúdo sobre as intelectualidades, nerdices e coisas em geral. Quanto mais eu leio, mas eu sinto que não li nada, opondo-se a tudo que adquiri com a última leitura. Sinto-me um pouco mais vulnerável aos meus conhecimentos. Penso que conheço um pouco de literatura espanhola, me falta conhecer os obscuros, os especiais e não apenas os hors concours.

O mesmo acontece para diversas artes: quando penso conhecer os melhores diretores do cinema soviético, me apresentam outros tantos que têm sua importância.

Justamente quando acho que estou em um ritmo de leitura bom, passo a ficar paranóico achando que não irei conseguir ler tudo que quero, devo, etc. E quando acabamos nos empolgando com outra leitura, pelo menos no meu caso que às vezes chego a ler mais de um livro por vez, e deixamos outra muita interessante de lado e vamos caçando novos horizontes, a ver com essa que nos empolgamos, e encontramos outras e outras e outras.

Será que realmente existe um conhecimento vasto que não é assombrado pelo: "Há mais coisas entre o céu e a terra, Horacio, do que sonha a nossa vã filosofia."

Alguém se sente suficiente? Eu não, mas estou na busca de meu canto de leitor :traça:
 
Eu já consegui me controlar, pelo menos. Sabe, a gente não conhece a maioria dos livros bons que foram publicados e com certeza não vamos ler todos eles em nossas vidas. Por isso o importante é escolher, selecionar uma coisa aqui e outra ali, os temas que mais interessam, os livros mais bem recomendados.

Eu acho que ler vários livros de uma vez não funciona. Eu acabo não absorvendo bem aquilo que o livro tem pra dizer. Pra mim, livro tem que ser apreciado com calma, com atenção e sempre pensando a respeito do que está escrito.

É possível que você ganhe mais conhecimento lendo um livro bem lido do que lendo um milhão de livros na pressa, sem se dedicar a eles. Tem gente que lê muito, mas não sabe ler. Isso porque o livro não está simplesmente nas palavras, no escrito; mas sim naquilo que você consegue absorver dele. Um bom leitor é aquele que fica atento para o que o livro realmente tem a oferecer.

Se não dá pra ler todos os livros do mundo, eu prefiro ler bem os que meu tempo de vida me permitirá ler. =]
 
Mas a questão de ler mais de um é outra, a questão é querer ler cada vez mais depois que terminamos um. Aquela coceira...
 
Pips disse:
Mas a questão de ler mais de um é outra, a questão é querer ler cada vez mais depois que terminamos um. Aquela coceira...

Isso é nomal, basta escolher o que você vai ler depois. Cada enxadada, uma minhoca. :P
 
Também já tive essa 'nóia' de querer ler tudo o que os outros recomendam e talz, Pips. Antigamente eu até lia mais o que recomendavam ou o que eu via em algum lugar que era bom, mas hoje tem a faculdade, o trabalho e acaba não dando muito tempo. Então, o que o Bag disse vale pra mim também:

Bagrong disse:
Eu já consegui me controlar, pelo menos. Sabe, a gente não conhece a maioria dos livros bons que foram publicados e com certeza não vamos ler todos eles em nossas vidas. Por isso o importante é escolher, selecionar uma coisa aqui e outra ali, os temas que mais interessam, os livros mais bem recomendados.

Eu acho que ler vários livros de uma vez não funciona. Eu acabo não absorvendo bem aquilo que o livro tem pra dizer. Pra mim, livro tem que ser apreciado com calma, com atenção e sempre pensando a respeito do que está escrito.

(...)

Se não dá pra ler todos os livros do mundo, eu prefiro ler bem os que meu tempo de vida me permitirá ler. =]

Bagrong disse:
(...) Cada enxadada, uma minhoca. :P

:lol:
 
Engraçado, ontem mesmo fiquei folheando o 1000 livros que você deve ler antes de morrer (ou algo assim) e ficando realmente paranóica em saber que talvez eu não consiga ler todos. Pensando que não consiguirei saber todas as citações sobre peças do shakeaspeare, nem ler todos os livros do Aasimov... argh.

Mas ai passo a pensar sobre o que é conhecimento e fatia eu quero dele... infelizmente não consiguirei ler todos os livros do mundo, mas pelo menos quero ler todos os que realmente me deixam curiosa.
 
Essa relação entre livros e conhecimento é muito engraçada para mim. Uma vez eu tava no consultorio do dentista e levei um livro pra ficar lendo, de repente uma mulher começou a falar que o Brasil precisa de mais jovens estudiosos como eu e ect, bla bla bla.
Outra vez eu tava lendo no meu quarto e minha namorada chega e fala pra mim: - Você tá muito cdf, fica lendo esses livros, se continua assim vo para de vir aqui...
Eu comecei a ri. E agora tenho que ler escondido de todo mundo...
Criou-se um estereótipo que quem le é cdf, inteligente, etc. Parece que se esqueceram que literatura é arte...
Não tenho a mínima pretensão de virar um gênio, ou de adquirir profundo conhecimento sobre tudo, lendo. Eu leio, pelo mesmo motivo que escuto música ou assisto a um filme, porque eu gosto.
 
A busca pelo conhecimento e nosso vasto - raso - conteúdo sobre as intelectualidades, nerdices e coisas em geral. Quanto mais eu leio, mas eu sinto que não li nada, opondo-se a tudo que adquiri com a última leitura. Sinto-me um pouco mais vulnerável aos meus conhecimentos. Penso que conheço um pouco de literatura espanhola, me falta conhecer os obscuros, os especiais e não apenas os hors concours.

realmente, como dizia meu amigo: Sei que nada sei. :lol:

Justamente quando acho que estou em um ritmo de leitura bom, passo a ficar paranóico achando que não irei conseguir ler tudo que quero, devo, etc. E quando acabamos nos empolgando com outra leitura, pelo menos no meu caso que às vezes chego a ler mais de um livro por vez, e deixamos outra muita interessante de lado e vamos caçando novos horizontes, a ver com essa que nos empolgamos, e encontramos outras e outras e outras.

Compreendo, tem tantas coisas interessantes que tu começa fuçar aqui e ali...deixa de lado tal livro e pega outro, de repente volta para o primeiro livro que tem uma citação de outro livro, então tu procura por este livro e começa a lê-lo, termina ...volta novamente para o outro ou começa outro >.<’

Eu já consegui me controlar, pelo menos. Sabe, a gente não conhece a maioria dos livros bons que foram publicados e com certeza não vamos ler todos eles em nossas vidas. Por isso o importante é escolher, selecionar uma coisa aqui e outra ali, os temas que mais interessam, os livros mais bem recomendados.

É.
Eu procuro ler os que mais me chama atenção, ficção científica,fantasia,romances espíritas e quando me sugerem.E gosto de discutir,comentar,conversar, com pessoas que já leram e tal.Por isso, que entrei neste fórum =D

Engraçado, ontem mesmo fiquei folheando o 1000 livros que você deve ler antes de morrer (ou algo assim) e ficando realmente paranóica em saber que talvez eu não consiga ler todos. Pensando que não consiguirei saber todas as citações sobre peças do shakeaspeare, nem ler todos os livros do Aasimov... argh.

Tens algum livro que tu viu desta lista que te chamou a atenção????????????
To muito curiosa com este livro hehehehehehehe...
Ah eu quero ler todos os livros do Asimov *-*
Só que não apressadamente, com a idéia: Quero ler todos os livros dele, soh... não, é com o passar do tempo, deliciando cada um, comentando com as pessoas sobre o livro, devagar. =D

Criou-se um estereótipo que quem le é cdf, inteligente, etc. Parece que se esqueceram que literatura é arte...

Bingo!
Ah...isso é uma das coisas que eu fico braba..
Na minha família eu peguei a fama de cdf,inteligente..só porque gosto de ler,ficando tardes de sábado na cama lendo...fala sério, nem tenho notas altas, não sou baba ovo com professor, não sou estudiosa, já peguei recuperação....:dente:

Pior, quando eu estava lendo SDN...familiares ficavam :Veja o tamanho do livro que ela está lendo!deve ser bem difícil! Etc.. Até em fila de banco eu lendo, uma mulher me solta: Puxa, você deve ser uma aluna que só tira 10! :eek:

Não tem nada demais já vi crianças com 7 anos lendo, sim são inteligentes, mas acima de tudo lêem por DIVERSÃO mesmo.

Eles esqueceram de como é BÃO ler uma história que te prende...este estereótipo que só pessoas cdf´s lêem, por favor...
tem cada um viu :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo