1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre Legolas e o Balrog de Morgoth

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Kimberly Raabe, 18 Mai 2014.

  1. Kimberly Raabe

    Kimberly Raabe Loo-li loo-li lai ley

    Minha dúvida é como Legolas identificou o Balrog...por que ao que parece ele já o viu antes...ou seria apenas por que ele sabia que o Balrog morava ali e um poder tão forte quanto o de um se aproximando fez com que ele percebesse? E como ele saberia? Através dos elfos do seu reino, ou seu pai etc?
     
    Última edição: 16 Nov 2014
  2. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Realmente Legolas é o primeiro a identificar o inimigo de Moria como um balrog. A explicação mais provável é que Oropher tenha contato sobre os balrogs para Thranduil que contou para Legolas - mas não lembro de nenhuma base textual para essa conclusão.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  3. Kimberly Raabe

    Kimberly Raabe Loo-li loo-li lai ley

    Mais como Oropher saberia do Balrog?
     
  4. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Pergunta difícil. Eu não lembro muito bem da cronologia, mas acredito que no começo da primeira era surgem os balrogs, durante uma batalha contra Fëanor e seus filhos. Nessa época Doriath já existia e sendo Oropher um elfo de Doriath, é plausível que tenha tomado conhecimento dos balrogs.
     
    • Péssimo Péssimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Grimnir está no caminho certo. Os elfos eram peritos na preservação da memória ao longo das gerações. Principalmente Elrond e Galadriel.

    No caso específico da comitiva houve um período de planejamento da rota na casa de Elrond e preciso confirmar mas pelo que lembro Aragorn também tinha uma idéia do que os esperava se entrassem em Moria, mas ele ficava com medo e nunca mencionava abertamente o nome para não abalar a moral do grupo. Aragorn fica lamentando que Gandalf devia temer se entrasse em Moria, quer dizer, Legolas devia saber também do que Gandalf e Aragorn estavam pensando desde a partida...

    Então existe alta chance de a memória élfica de Légolas ter também sido refrescada durante os preparativos de viagem em Valfenda que por sinal era um verdadeiro museu das eras antigas ao contar a história desde antes da queda de Moria, da vinda dos homens do oeste até a época da Guerra das Jóias em que se conta que Balrogs guardavam as Silmarili.

    Particularmente Elrond, havia nascido ainda na época dos filhos de Feanor e dada a apreciação dos elfos Noldorin por trabalhos artísticos devia haver até desenhos deles em obras espalhadas.
     
    • Gostei! Gostei! x 6
    • Ótimo Ótimo x 1
  6. Kimberly Raabe

    Kimberly Raabe Loo-li loo-li lai ley

    Eu também pensei que ele poderia ter descoberto(ou relembrado como você disse) em Valfenda...tem muita lógica.
     
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  7. LuizWsp

    LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

    Porque dizem que ele é o primeiro a identificá-lo? Está escrito no livro assim? Não lembro.

    Pra mim o Gandalf já sabia, o Legolas foi só o primeiro a falar em voz alta.
     
  8. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Legolas é quem fala primeiro, mas obviamente Gandalf já sabia sobre o Balrog. A dúvida do tópico é como Legolas sabia da existência do Balrog.
     
  9. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Porque ele viu ué. Leiam a passagem no livro e vocês vão ver que ele só fala o famoso "ai, ai, um Balrog" depois que o mesmo se apresenta a vista de todos. Ele reconheceu pois certamente já havia visto alguma imagem ou ouvido algum descrição. Quanto a Gandalf já saber sobre o Balrog, pela reação dele parece que não:

    "Um Balrog! - murmurou Gandalf. - Agora eu entendo. - Perdeu o equilíbrio e se apoiou no cajado. - Que má sorte! E eu já estou exausto!" SDA - A Ponte de Khazad-Dûm, pg 350.
     
    • Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 3
  10. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Uma possibilidade é que talvez Gandalf ao dizer "Agora eu entendo" estivesse se referindo a história da ruína de Durin que ainda não podia confirmar a identidade mas que pela reação do povo de Lórien (e da floresta) parecia ser uma suspeita conhecida por fama de todos os elfos e que podia ser uma sombra de natureza ainda não revelada mas cuja presença deve ter sido comentada antes da viagem (por causa da queda dos anões de Moria) ou quem sabe estivesse apontado para a conclusão da discussão sobre a liderança da comitiva que tivera com Aragorn que agora finalmente entendia, constatando o que Passolargo queria dizer (o conselho que Gandalf se recusava a ouvir por alguma razão estranha). Se for assim, então as oportunidades para a menção dos males específicos da terra média mudam de lugar.

    Nesse caso eu pensaria que Gandalf fora pego surpreendido em uma das poucas vezes de sua vida mas que a razão principal do descuido seria obscura. Eu imagino que ele soubesse o que é um Balrog por meio de seus estudos e contatos mas que pensava que o risco de encontrar um seria baixo de modo que a surpresa deve ter vindo do fato de toparem com um ao invés de ele realmente acreditar na impossibilidade de haver um em seu caminho.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  11. Kimberly Raabe

    Kimberly Raabe Loo-li loo-li lai ley

    Não entendi oque quis dizer.
     
  12. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Por exemplo, O Conselho de Elrond foi uma oportunidade para Legolas ouvir a citação dos perigos da terra média, incluindo o Balrog. Outra oportunidade poderia ser com Gandalf e seus estudos, outra ainda seria por meio de Thranduil que além de ser pai de Légolas era rei e conhecia a história da tragédia dos anões.

    Trocando em miúdos o lugar de maior probabilidade de terem comentado sobre o assunto das minas pela primeira vez com Legolas podia variar dependendo das ações de alguns membros-chave que cruzam o caminho do elfo.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  13. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Não sei se o ponto é exatamente esse. Alguém sobreviveu ao ataque do Balrog em Moria? Como a notícia chegou aos elfos? De onde veio a descrição do Balrog para que Legolas pudesse reconhece-lo, mesmo sem nunca ter visto um Balrog na vida? Será que Legolas já tinha visto um Balrog na vida?

    Enfim, são esses os questionamentos.

    De qualquer, eu achei um trecho bem interessante no Tolkien Gateway, mas infelizmente não tenho a fonte:

     
  14. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Alguns trechos interessantes sobre o tema:

    Fonte: Cartas 144.

    Nas palavras do próprio Tolkien, Legolas sabe que o inimigo é um balrog. Legolas também mostra, no trecho abaixo, que a história dos balrogs (no plural de propósito) é conhecida pelos elfos:

    Fonte: The Fellowship of the Ring, The Mirror of Galadriel

    Pode existir alguma evidência de que a existência de um balrog na Terceira Era era conhecida pelos elfos?

    Fonte: The Return of the King, Apêndices, Dúrin's folk.

    Então há anões sobreviventes, de modo que eles poderiam ter passado a história adiante.

    Eu li em The Encyclopedia of Arda (e tem a mesma informação no Tolkien Gateway) que:

    Essa seria uma evidência de que os elfos (em especial de Mirkwood) souberam sobre o balrog através dos anões sobreviventes. Só que eu acho que a informação está errada, já muitos anos antes do despertar do balrog, os elfos fizeram o portão ocidental chamando o local de Moria:

    Fonte: The Fellowship of the Ring, A Journey in the Dark

    Estranhamente, no entanto, é dito que:

    Fonte: O Silmarillion, Dos Sindar

    Enfim, é possível que:

    1) A notícia do balrog de Moria tenha se espalhado pelos anões sobreviventes;
    2) Legolas soubesse dos balrogs através das histórias dos Sindar;
    3) Legolas tenha visto através da forma física do balrog, reconhecendo um espírito deformado.
     
    • Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 1
  15. Kimberly Raabe

    Kimberly Raabe Loo-li loo-li lai ley

    Você quer dizer que ele o via como Frodo, os Nazgûl?
     
  16. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Mas os Balrogs não lutaram direto na TM nos dias antigos? Impossível que não houvesse nenhuma descrição ou até mesmo imagens de Balrogs entre os elfos. Eu achei naquele momento que a certeza do Legolas era tão grande que ou ele já havia visto uma imagem de um Balrog ou já havia escutado uma descrição tão fidedigna que não restaram dúvidas quanto a natureza do ser que ele estava vendo no momento.


    edit: não havia lido o teu post seguinte @Grimnir, mas acho que é bem a hipótese que tu colocou no item 2.

    Frodo só conseguia ver os Nazgûl em sua verdadeira forma quando usava o um.
     
    Última edição: 27 Mai 2014
    • Gostei! Gostei! x 2
  17. Kimberly Raabe

    Kimberly Raabe Loo-li loo-li lai ley

    E os Elfos não podiam ver dessa forma também?
     
  18. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Eu não sei se exatamente da mesma forma, mas possivelmente de uma forma diferente. Veja a citação abaixo:

    São poucos, portanto, que coexistem no mundo visível e invisível (onde Frodo vê a verdadeira forma dos Nazgûls). Certamente não é o caso de Legolas, já que ele só vai para Valinor na Quarta Era. De qualquer forma, eu tenho a impressão de que ele é um elfo um pouco mais sensível (piada não intencional) dos que os outros.

     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 2
  19. Kimberly Raabe

    Kimberly Raabe Loo-li loo-li lai ley

    Oque isso significa?


    Esqueci disso ...:roll:...


    Se ele não podia ver, então não entendi a terceira ainda...
     
    Última edição: 27 Mai 2014
  20. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Embora ele não coexistisse nos mundos visível e invisível, nada impede que seus olhos tenham visto mais do que a forma física do balrog. Só reforçando: Isso é pura especulação.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar