1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre Histórias de Fadas

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por madalena, 1 Set 2007.

  1. madalena

    madalena Uma Rosa Para

    “Uma de suas fontes foi um pé de álamo com grandes galhos que eu conseguia enxergar mesmo deitado na cama. Foi subitamente podado e mutilado pelo proprietário, não sei por quê. Agora foi derrubado, uma punição menos bárbara por quaisquer crimes de que possa ter sido acusado, como ser grande e estar vivo. Não acho que tivesse algum amigo, ou alguém que lamentasse sua ausência, exceto por mim e um par de corujas.’’
    J.R.R. TOLKIEN
    o que vcs entendem sobre essa passagem?
    esta frase me chamou a atenção, gostaria de saber o que ela realmente quer dizer...:think:
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    Que uma árvore que Tolkien gostava foi mutilada e derrubada. E isso o afetou, pois ele gostava bastante de árvores.

    Algumas vezes as coisas querem dizer apenas o que elas dizem =]
     
  3. Laurelin

    Laurelin Voltei a ser um

    :yep:
     
  4. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    O ator social não pode deixar de ser afetado por seu contexto.
    A idéia negativa com relação a esses "abusos do progresso" estarão presentes em muitas outras passagens das obras do Professor.

    Neste caso, está descrito claramente um sentimento pessoal do autor.
     
  5. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Um ótimo motivo para a criação dos Ents... Olhe, árvores se defendendo!

    Abraços.
     
  6. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Por isso mesmo defendo a questão de ser análogo ao contexto do autor ao tentar conceituar ou responder a questões acerca das obras.
     
  7. Rogério Magno

    Rogério Magno Guarda da Cidadela

    Acho que Tolkien tinha esse senso de justiça (e isso era estendido pra todos os seres vivos), isso também é visivel no trecho inacabado do The New Shadow e nas outras obras dele...
     
  8. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    É que se levarmos isso ao pé da letra...podemos pensar que tinha um negão que era pai do George Lucas, mas ele não sabia, que vivia enfiando a mão nele...
     
  9. Acho que ele mostra seus sentimentos pela natureza, sempre implicita nas suas obras!
     
  10. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Na verdade não, não precisa-se partir do pessoal para o "todo", da micro para o macrocosmo, é que no exemplo do tópico isso ocorreu, e considerei interessante usar de exemplo.
    As imagens do "negro" como negativo, que no caso poderiam ser Darth Vader, não datam necessariamente dos negros (etnia), é uma visão dualista antiga, que entende "Luz" e "Sombras", mas que claro, foi adaptada pela sociedade escravocrata. E nesse sentido, dos fatos sociais, que é interessante entender a analogia como forma de análise.
     
  11. madalena

    madalena Uma Rosa Para

    concordo com vc, eu particularmente vi um sentimento puro em relação a natureza... mas fiquei pensativa, então perguntei...:oops:
     

Compartilhar