1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre Glorfindel e a comitiva.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Müller, 31 Ago 2007.

  1. Müller

    Müller Eorlingas

    Relendo depois de 6 anos a trilogia, me deparo com essa dúvida, mais pelo lado de curiosidade.

    Sendo Glorfindel, um elfo poderoso e sábio, não seria de grande ajuda para iluminar os caminhas da sociedade e dar ajuda quando pelas armas precisar?

    Ou este mesmo seria de extrema importancia em Valfenda para ficar por lá?

    Abraços,
    Müller
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Seria sim de grande ajuda, pois era poderoso (um Noldo guerreiro da Primeira era, defendeu a retaguarda de Turgon na Quinta Batalha de Beleriand, junto com Ecthelion) e muito sábio, morreu defendendo Tuor, Idril e Erëndil lutando contra um Balrog no alto de um pico, muitos cantoam ainda sobre a luta de Glorfindel, o belo loiro de GOndolin, contra o Balrog de Morgoth. Ele matou o Balrog, mas morreu também (isso sempre acontece né?) e voltou com os Istari na TE, ou seja, o cara viveu em Lorien, em Amam por eras, adquirindo sabedoria tremenda. Era um ótimo "canditato" a ir com a Sociedade, mas não sei direito o porquê, Elrond indicou Legolas, filho de Thranduil (não desmerecendo ele, mas um Noldo era um Noldo).

    PS: O Glorfindel da PE e da TE pode não ser o mesmo, mas tudo indica que sim, pois ele sozinho, espantou os Nove na ponte, ou seja, tinha uma luz neel, um poder que derrubava os Nazgul....ele não era um simples Noldo da TE, acredito nisso que ele voltou sim, até porque Tolkien diz que os Eldar podem voltar, mas só cita um: Glorfindel.
     
  3. Gildor Schapelië

    Gildor Schapelië Aprendiz de Jack Sparrow

    Creio que ele não tenha ido justamente porque estava prestes a voltar para Valinor junto com os outros elfos. Creio que a Comitiva tenha sido composta por pessoas que representavam os povos que viviam na TM, e, por isso, por não estar "representando" um povo, ele não foi.
    Isso, é claro, pode se somar ao fato de ele ficar em Valfenda na defesa também e tals....


    T+!
     
  4. Jedi Solo

    Jedi Solo The Greatest Jedi

    Também é possível que Elrond deu outras tarefas pra Glorfindel. Já que ele era tão poderoso, etc; poderia ser um ótimo mensageiro até os Reinos lá dos Anões, afinal, o caminho era perigoso e longo, apenas um guerreiro experiente poderia chegar lá e voltar são e salvo.
     
  5. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    De fato, assim como os colegas colocaram, não era o intento da formação da Comitiva levar Glorfindel. A Comitiva, lembremos, não opoem-se pela força, mas sim por significados singulares, presentes em cada membro, que como citado, representam os povos livres de Endor.
     
  6. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Exatamente... levar alguém que pudesse chamar a atenção por sua força ao entrar em combate direto era a última coisa que precisavam. Se algo dessa magnitude acontecesse e Glorfindel estivesse envolvido, Sauron certamente não iria desprezar o movimento da Comitiva.

    Abraços.
     
  7. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Mas veja, Gandalf era muito mais poderoso do que Glorfindel..eu penso que poder, não está envolvido na questão.
     
  8. Rogério Magno

    Rogério Magno Guarda da Cidadela

    Acredito que outro fato a ser relevado é o de que, a comitiva deveria ir até o local onde o anel seria destruido em silêncio, não deveria chamar a atenção de ninguém, principalmente dos espiões do inimigo.
    Um elfo noldor e poderoso como Glorfindel levantaria muitas suspeitas e atrairia olhares indesejados. A comitiva deveria ser rapida e silenciosa, como foi a viagem todad e Frodo, tendo sido descoberta sua missão somente no ultimo instante. Um Legolas chama muito menos a atenção que um Glorfindel, famoso por ter matado um Balrog.
     
  9. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Gente! Gandalf era mais poderoso que ele e poucos se lembravam das histórias da PE.
     
  10. Aldamar

    Aldamar Creating a shining future...

    Mas Gandalf estava muito mais "escondido" em seu disfarce do que Glorfindel jamais poderia sonhar em estar... a gente sabe que Gandalf era tão poderoso porque estamos fora da história, talvez somente alguns elfos antigos da Terra-Média tivessem noção do real poder de Olórin...

    Abraços.
     
  11. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Mas veja, todos sabiam que ele era um mago, e em Caradhras, ele (quando foi fazer o fogo) disse: QUe todos em votla saibam que Gandalf está aqui!" (algo assim) e fez o fogo. EM Moria também...ele temia isso, mostrar que era ele que estava lá....Glorinfel era mais majestoso que ele, sem dúvida, mas só veriam ele, em ROhan, mas na teoria, ninguem saberia que ele estaria viajando.
     
  12. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Ser um Mago era bem menos que ser um Elfo Noldo, que participou da Queda de Gondolin.
    O Inimigo conheceria Glorfindel, os Espectros que ele espantou próximo ao Bruinen o temeram, Gandalf não era mais poderoso que ele enquanto o Cinzento, e sua identidade poucos sabiam, como é dito nas obras. Apesar de, após revelar-se O Branco, Gandalf suplantar (mesmo no iníico suplantando) em poder qualquer um da Comitiva, contava com um "desfarce", ou ao menos seria mais discreta sua presença nos momentos inciais.
    Precisavam, antes de mais nada, colocar Frodo em Mordor, e passá-lo seguro pelos caminhos até lá.
     
  13. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Mas veja amigo, eles queriam chgar em Mordor escondidos, pelo menos Gandalf e os Hobbits...esse seria o plano certo?
     
  14. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Sim, por isso não seria útil a Comitiva (mas poderia ser útil em outros setores contra Sauron) a presença de Glorfindel.
    Gandalf tinha ali o intuito de inflamar os corações adormecidos a luta contra alienação.
     
  15. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Sim, mas se tudo ocorresse como ocorreu até Rauros, Glorfidnel seira de grande valia à Rohan e GOndor (não que isso fosse muda o destino do ANel, mas...).
     
  16. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Seria, de fato, mas, uma mudança de planos naquele momento poderia incorrer numa desastrosa vitória. Entende? Frodo falhou ao fim das contas, e se não fosse por Sméagol, o Anel não teria sido destruído.
    Quaisquer que fossem os demais desfeixos, orientados para glória e vitórias, seja dos humanos, seja dos elfos, poderíamos ter uma desastrosa vitória, a qual não eliminaria nem o Anel, nem o Senhor do Escuro.
     
  17. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Sim, smepre pesno nisso...se todos fossem para Mordor, teriam fracassado e todas as n possiblidades...todas fracassariam no final...isso é espantoso. TOlkien traçou um caminho incrívelmente perfeito para a Sociedade, e eles realmente caminharam sobre o fio da espada. Palmas para Tolkien.
     
  18. Lothlórian

    Lothlórian Usuário

    alguém sabe se glorfindel aparece em alguma cena de algum dos três filmes?
    porque eu vi em algum lugar q ele é o elfo loiro de nariz empinado q está à frente da bandeira trazida por Arwen na cena após a coroação de Aragorn, logo antes de ela aparecer. Parece q o mesmo elfo está na figura de um decipher card da WETA e nela diz q é o glorfindel.
     
  19. Anarien

    Anarien Usuário

    Ouvi dizer que o personagem estava no Conselho,mas não sei qual deles era.
     
  20. Tuor

    Tuor Usuário

    No filme, é o que está sentado à esquerda de Elrond, logo ao lado.
     

Compartilhar