• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre Gandalf e Denethor

vxpm

Amigo dos Elfos
Olá para todos!

Não tenho muito conhecimento do universo de Tolkien como muitos aqui, então tenham paciência e me corrijam se eu estiver errado. Faz um bom tempo que eu li os livros e não me lembro muito bem das coisas. Minha dúvida pode ser meio maluca, então desde já me desculpem.

Eu estava assistindo novamente O Retorno do Rei e fiquei pensando durante a cena em que Gandalf chega a Minas Tirith e fala com Denethor. Os dois acabam discutindo como todos sabem.

Gandalf é um Maia, uma raça muito importante que ajuda os Valar estou correto? Ele foi pra terra média para ajudar contra a ameaça de Sauron. Minha primeira pergunta é: Seria ele uma divindade para os homens? Se sim, os grandes reis (ou nesse caso regente) sabem da sua origem? Não foi muita insolência de Denethor falar com Gandalf daquele jeito?


Posso estar completamente maluco, mas fiquei pensando sobre isso.
 
Muito boa essa pergunta, e acho que para entender a questão entre Denethor e Gandalf é preciso refletir sobre os acontecimentos citados nos livros, mas não nos filmes.

Gandalf, assim como os outros magos, chegou na Terra-média por volta do ano 1000 da Terceira Era. É um palpite, mas acredito que até ele encontrar Aragorn em 2956 T.A. (obviamente estou consultando os apêndices, não tenho as datas de cabeça), Gandalf concentrou suas atividades nas regiões norte e oeste, tendo pouco ou nenhum contato com Gondor.