1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre fala do Sam

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por _Fingolfin_, 2 Dez 2003.

  1. _Fingolfin_

    _Fingolfin_ Usuário

    Qdo está enfrentando a Laracna, Sam exclama:

    A Elbereth Gilthoniel
    o menel palan-diriel,
    le nallon si di'nguruthos!
    A tiro nin, Fanuilos!


    Alguém sabe o q significa?
     
  2. Hellboy_theOld

    Hellboy_theOld Usuário

    Não faço idéia.... :mrgreen:
     
  3. Eönwë

    Eönwë Usuário

  4. Loky

    Loky Usuário

    valew ae eonwe, mas a gente pode confiar nessas traducoes?
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    O próprio Tolkien dá a tradução em The Road Goes Ever On. A tradução para o português do inglês e não diretamente do Sindarin e portanto confiável.
     
  6. Riff

    Riff Usuário

    Isso é um hino q os elfos falavam ao louvor de Varda, principalmente os exilados
     
  7. Maedrhos

    Maedrhos Usuário

    e como Sam tomou conhecimentio desse hino?
     
  8. Doom

    Doom Usuário

    Ele ouviu na casa de Elrond, mas naquela hora de desespero nem mesmo ele soube dizer de onde lhe fluiram as palavras... Talvez um pequeno lembrete que nem os Hobbits são esquecidos pelos Vala...
     
  9. _Fingolfin_

    _Fingolfin_ Usuário

    Brigadão Eönwë :D
     
  10. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    O engraçado é que a estrela é de Earendil! Acho que deveria ser invocada ou a silmarill (pois a estrela na verdade é o brilho da Bel Silmarill) ou senão o portator dela!
     
  11. GaLaDr|eL

    GaLaDr|eL Usuário

    bem... era o brilho e nao a propria silmarill!!
    naum sei se deveria ser evocada, se fosse pq ele uzou uma "oração", por aasim dizer, para os valar ao inves de Eärendil q era qm possiu a Silmarill?

    acho q o cristal dado por Galadriel teria o poder de ajuda-los qnd eles pedissem!
    nao ha como afirmar q Eärendil os ajudaria!!! pq ele faria isso? ele estava mto longe e seus poderes concentrados em outras coisas.
    a estrela vespertina servia de guia para o elfos, para q eles se localizassem e para q se lembrassem d q qnd se cançassem da TM teriam refugio em outros lugares.

    a intençao de Gala ao dar o cristal, era de dar esse mesmo senso de direçao e confiança, pois se precisassem ela brilharia e iluminaria. "nesse cristal está a luz da Estrela Vespertina, nossa estrela mais amada. Que ela ilumine os caminhos escuros por q irá passar!" (é mais ou menos isso q Gala diz a Frodo, to sem o livro) isso indica q ele brilharia se precisassem!! e Sam pode ter uzado a oraçao à Varda como mantra, pois o cristal se nao me engano já brilhava, no caso ele pedio ajuda aos Valar q com certeza tinha conhecimento do q acontecia. Diz q se ascendeu uma ira em Sam q jamais foi vista de novo, pode-se deduzir q essa raiva e força foi ascesa pelos Valar.
    o crista somente iluminou o lugar e espantou Laracna!!!
     
  12. Arnostalion ¥

    Arnostalion ¥ Usuário

    Ele não conheceu necessariamente o hino. Ele foi algo como "colocado" em sua boca devido ao poder do frasco de galadriel e consequentemente dela mesma. Algo parecido aconteceu quando Tuor chegou em Gondolin e foi falar com Turgon, as palavras que saiam de sua boca eram postas lá por Ulmo.
     
  13. Fëaldar

    Fëaldar Campeão do Clã do Lobo

    arnostalion está certo.
    os valar costumvam falar atraves dos seres da TM.
     

Compartilhar