• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre deuses perdidos em Faerûn

Elminster

Usuário
De acordo com o Lost empires of Faerûn os principais deuses mortos são: Myrkul, Bhaal, Leira, etc. Mas é de conhecimento dos reinos que mais deuses sumiram do nada sem que ninguém conhecesse, inclusive em uma das aventuras do grupo do "ùltimos dias de Glória" eles fazem menção á um deus humano.

Alguém aí tem informações sobre deuses perdidos e/ou mortos ?
 
Existe uma lista de deuses mortos durante o Time of Troubles, apesar de que alguns já voltaram, como Bane e Tiamat.

Peguei no Wikipedia, mas tá em inglês:

The Time of Troubles was a time of significant turnover among the gods of the Faerûnian Pantheon. Several deities were "destroyed" (see below) during this period. The following are deities who were killed or incapacitated during the Time of Troubles:

  • Bane, greater god of tyranny, strife, and hatred and one of the Dead Three gods, was slain in a climactic battle with the demigod Torm in battle outside of Tantras.
  • Bhaal, intermediate god of murder, was slain by the young mortal Cyric with the sword Godsbane. However, Bhaal had foreseen his own death, and had populated Faerûn with his progeny, the Bhaalspawn, in a bid to resurrect himself, as explored in the Baldur's Gate series.
  • Gilgeam, demigod and king of Unther, was slain by Tiamat.
  • Ibrandul, a lesser god of caverns, was destroyed by Shar, who still masquerades as the dead deity.
  • Leira, lesser goddess of deception and illusion, was slain by Cyric.
  • Myrkul, greater god of the dead and another of the Dead Three, was killed in a duel with Midnight, a mortal woman wielding the powers of Mystra, in the skies over the city of Waterdeep.
  • Mystra, greater goddess of magic and among the most powerful of the gods, was destroyed when she attempted to bypass Helm at the Celestial Staircase.
  • Ramman, Untheric lesser god of war and storms, was slain by Hoar, but his portfolio was stolen by Anhur of the Mulhorandi pantheon.
  • Torm, demigod and patron deity of paladins, was annihilated by Bane with his dying breath (though later resurrected by Ao).
  • Waukeen, lesser goddess of wealth, attempted to reclaim her divinity during the Time of Troubles, but was imprisoned in the Argent Palace, enslaved to the demon prince Graz'zt
 
Pois bem Barlach, estes são só os conhecidos, eu gostaria de saber se existe algum deus que se perdeu muito antes do Time of troubles, nos tempos de Netheril ou até mesmo antes das guerras da coroa, quando elfos e anões forjavam grandes impérios e combatiam inúmeras hordas de dragões e gigantes.
 
Só pra constar que eu acho o Tempo das Perturbações um dos eventos mais legais de mundos de rpg que conheço. A batalha entre Torm e Bane é um dos episódios mais legais de se imaginar.
 
Então, o Lost Empires of Faerun é exatamente o livro pra buscar essas coisas.

O que eu sei que muitos deuses humanos sumiram de fato. O panteão humano hoje é a união de 4 panteões originais que existiam antes. Só que como só pode existir um deus com cada portifólio, deuses semelhantes acabaram tendo que disputar para só restar um. Um exemplo disso é o Garagos. Ele era o deus da batalha em um dos panteões e quando foi unificado, ele teve que disputar com Tempus quem continuaria. Ele perdeu, mas conseguiu sobreviver como um demi-god.

Tanto que o único panteão que se manteve independente foi o de Mulhandi, por ser muito organizado. Mas a tendência é que ele também seja incorporado ao panteão humano. Nesse caso, os deuses de Mulhandi teriam que batalhar com os deuses já existentes. Inclusive , haveria uma disputa entre Horus-Re e Lathender pra definir quem seria o deus do sol.

Disputa que Horus-Re provavelmente perderia, mesmo sendo também um deus maior, já que o poder de Lathender está em ascenção. De acordo com o Power of Faerun, existe uma parte do culto de Lathender que acredita que o deus é na verdade a reincarnação do antigo deus do sol de Netheril, Amaunator. E esse culto tem ganhado muita força recentemente e acredita que em breve ele voltará a assumir o antigo nome. Lathender, como deus do sol nascente, estaria ascendendo pra se tornar o deus do sol de fato. Se for verdade, Amaunator voltaria como provavelmente o deus mais poderoso de Faerun.
 
Última edição:
Não explica muita coisa de Netheril do que sua contraparte de AD&D, mas achei uns intens e artefatos legais lá :mrgreen:
 
Sim, o livro é mais para campanhas modernas que exploram o legado dos eventos do passado.

Mas vai sair no fim desse ano aquele Grand History of the Realms que com certeza vai vir com muitas coisas interessantes.

Esse é inclusive o trabalho de um fã, publicado na internet e que a Wizards vai lançar agora.
 
Alguem pode me esclarecer algumas informações sobre o rei deus de Unther Gilgeam. Não acho nada sólido sobre ele, nada sobre dogmas, aspectos, domínios, etc, se alguem puder me ajudar eu agradeceria muito!
Valew!
 
Alguem pode me esclarecer algumas informações sobre o rei deus de Unther Gilgeam. Não acho nada sólido sobre ele, nada sobre dogmas, aspectos, domínios, etc, se alguem puder me ajudar eu agradeceria muito!
Valew!

Estou vendo que seu fiel seguidor está a procura dele :mrgreen: . Sobre Gilgeam acho que não tem nada sobre ele no D&D 3.0 e 3.5, nem mesmo vi algo sobre ele no "Lost empires of Faerun" a não ser a história dele. Bom se quiser saber sobre Gilgeam acho que você deveria procurar algum livro do AD&D que mencione suas características, apesar de que a Tiamat já o tenha matado.
 
Deuses Netherese
*O suplemnto é de AD&D e não tem domínios*

-Amaunator LN
Aspectos: Burocracia, Sol, Lei, Ordem, Contratos e Reinado
Parece ser uma antiga encarnação de Lathander, mas muito mais pragmático.

-Jannath NB
Aspectos: Beleza Selvagem, animais, verão, elementos
Deusa parecida com Sylvannus, mas mais efetiva e selvagem

-Jergal LM
Aspectos: Morte, Mortos, Mortos-Vivos, Funerais, exaustão, tirania
Ainda está vivo, mas é só um auxiliar de Kelemvor

-Kozah CM
Aspectos: Tempestades, Destruição, Rebelião, Luta, Furacões, Terremotos, Furia
Um deus cuja personalidade parece uma "união" das pesonalidades de Talos e Bane

-Moander CM
Aspectos: Podridão, Corrupção, Parasitas

-Mystryl CN
Aspectos: Magia, Encantamenos, a Trama, Energia, Criatividade, Invenções, Tempo, Primavera

-Targus CN
Aspectos: Guerra, Habilidade com armas, Duelos, Bersekers
Parece com Tempus+Garagos

-Tyche N
Aspectos: Sorte, Fortuna, Destino, acidentes, comercio
Antigamente, Beshaba e Tymora eram Tyche, mas se separaram durante o Cataclisma do Amanhecer
 
Alguem pode me esclarecer algumas informações sobre o rei deus de Unther Gilgeam. Não acho nada sólido sobre ele, nada sobre dogmas, aspectos, domínios, etc, se alguem puder me ajudar eu agradeceria muito!
Valew!

Cara, evita postar a mesma coisa em dois tópicos, ok? Não é porque tu postou mais de uma vez que tu vai ser atendido mais rápido, certim?
 
Isso é estranho, porque Kelemvor detesta os mortos-vivos, não?

mas naquele tempo não existia Kelemvor, e Jergal era praticamente o deus mais poderoso, só que um dia ele cansou do poder e dividiu em três: Myrkul, Bane e Bhaal. E Myrkul ficou com o aspecto de "mortos-vivos" do Jergal :cheers:
 
Hey, descobri umas informações muito boas, e achei que deveria ressuscitar esse tópico.

Os Sete Deuses Perdidos:

"Naqueles dias, nós três buscávamos o poder, o prestígio e a continuidade eterna.
Os planos se abriram para nós e nos revelaram seus terríveis segredos.
Nos campos da fétida Rezamark, no Lago da Lama Fervente, nós abandonamos a mortalidade.
Borem, o patrono da fúria, não mais respira.
Seu coração indestrutível está enterrado nessa rocha esquecida, onde deve descansar por toda eternidade.
Nós o guardamos para sempre."

Isso é uma inscrição em um menir na região que foi Jhaamdath, e foi escrita por um dos três: Bhaal, Myrkul ou Bane. O nome de Borem está entre: Maram da Grande Lança, Haask a Voz de Hargut, Tyranthraxus o Único Flamejante e Canmod o Invisível, isso também confirma que eles são cinco dos sete deuses perdidos. Esses são Cinco dos Sete. Os outros podem ser:

Auppenser: Esta divindade era conhecida também como Mestre da Arte de Invisibilidade, e Lorde da Razão. Ele era o deus do pensamento, razão, auto-conhecimento e serenidade, embora seus aspectos sejam mesmo o Esclarecimento, Psiônicos e Serenidade. Após a destruição de Jhaamdath a crença em Auppenser se enfraqueceu de modo que seu nome desapareceu pelos séculos.

Murdane: Morta indiretamente por Lathander durante o evento do Cataclismo da Aurora, Murdane era amante de Helm e tinha como aspectos a Razão e o Pragmatismo.

Valigan: Que também é chamado de Valigan, o Terceiro (Seria o Terceiro Deus dos Sete?), era uma divindade menor que representava a anarquia. Ele foi morto pelo exército de Tyr durante um ataque a Jhaamdath que estava tomada por bandidos e mercenários.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo