• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre Boromir, filho de Denethor II

Morgs

Metido a Rei de Arda
Morgoth fala...

Uma análise sobre Boromir:

http://quadrantegama.blogspot.com/2010/03/boromir.html

A tendência é que as pessoas o confrontem com Faramir e o julguem mal por conta do episódio em Parth Galen, onde ele tenta pegar o Anel de Frodo. Um outro olhar é dado por este link, bem interessante... e comovente :cry:

E vocês? Como veem Boromir? :)
 
Boromir era de fato um grande guerreiro, que me perdoem os fãs de Faramir, mas ele era um comandante muito mais capaz, pois, entre outros feitos, conseguiu segurar várias investidas (pequenas, no entanto) de Mordor, e, segundo o livro, sua presença elevava o moral das tropas.

Mas, infelizmente, ele sucumbiu ao Um como qualquer humano (exceto Super-Faramir-da-Pureza-Inexpugnável)...
 
Eu achei muito interessante o texto, toda a biografia do personagem está lá, sem falar que é bem atento aos detalhes do livro. Ah, o Boromir sempre chamou a atenção pelo fato de ter sido o único da sociedade a ter ficado tentado pelo anel a ponto de tentar tomá-lo do Frodo, mas, isso não significa que ele seja mau. Foi só um momento de fraqueza dele, agiu por um impulso. Na verdade, eu acho que ele tem uma personalidade forte, bastante impulsiva e determinada, não mede esforços para nada, bem persistente. Ele também ama Gondor demais, sempre pensa no seu país. Ele é bem... Hum... Nacionalista. Se for parar para pensar, poucos se sacrificariam por um país como ele fez.
 
Última edição:
Post xcelente.

Boromir é humano. No que tem de melhor e de pior.

Ele amava o irmão e sua cidade. Ele desejou o anel para poder lutar.

Claro, conhecendo o Um, como só os leitores conhecem, a gente sabe que ele teria sido totalmente corrompido. Mas no início ele só queria o bem.

Faltou sabedoria para realmente desejar resisitir à tentação do anel. Mas ela ainda é um dos meus favoritos.

Em tempo, Faramir é um dos poucos senhores perfeitos da literatura que eu gosto. Os dois são complementares, assim como Frodo e Sam.
 
Boromir era de fato um grande guerreiro, que me perdoem os fãs de Faramir, mas ele era um comandante muito mais capaz, pois, entre outros feitos, conseguiu segurar várias investidas (pequenas, no entanto) de Mordor, e, segundo o livro, sua presença elevava o moral das tropas.

Mas, infelizmente, ele sucumbiu ao Um como qualquer humano (exceto Super-Faramir-da-Pureza-Inexpugnável)...
Apesar disso Faramir parecia mais amado por seus comandados, como se pode ver pelas paalvras de Beregond no RDR. Ele conseguiu unir conhecimento militar com sabedoria e piedade, coisa que poucos homens conseguem. Eu particularmente gosto desse personagem por que ainda acredito que existem pessoas totalmente integras. Mas Boromir também foi um grande homem a seu modo.
 
Muito bom o post do blog!
Obrigado por trazer esse material pra cá Morgs!

Só acho que faltou a passagem de Boromir por Lothlórien, mas o resto está ótimo, conseguiu ter uma visão mais justa com o filho de Denethor.
 
Salve o filho de Denethor, que sua barba nunca caia! Como diriam uns amigos...

Boromir tinha seus defeitos, tinha, pra falar a verdade ele é bem parecido com meu irmão mais novo :rofl:

Ele era um homem forte, de coração guerreiro, que preferia lutar ao ficar se esgueirando. Era impulsivo e demorava pouco pra pensar, mas isso o faz ainda mais unico ao meu ver, e não é motivo para olhos tortos mas para sorrisos, pois pra mim ele era um personagem simples, de pensamentos simples(no bom sentido de simplicidade.) queria apenas proteger sua familia e seu país. E duvido muito que haja um neste forum(eu incluso) que faria TANTO pelo seu país :)

Longa vida a Boromir, se não em corpo, em lembranças honrosas!
 
Sempre gostei do Boromir, ele é um dos personagens mais humanos, no significado literal da palavra, e como tal tem defeitos e fraquezas, mas é exatamente isso que o torna mais "real".
Seu amor incondicional por Gondor é algo formidável que vai alem da minha compreensão,
não sei se é porque moro no Brasil e isso não é comum por aqui, mas, definitivamente, não consigo entender como alguém pode sentir um amor tão grande por seu país como Boromir sentia por Gondor... Patriota, essa é a palavra que define Boromir, sem dúvidas!
 
Vejo em Boromir a imagem quase exata do que eram os homens de Gondor - e ouso falar em Numenor -, no que diz respeito à coragem, audácia, perspicácia.

Ao mesmo tempo, vejo em Faramir o complemento de seu irmão. Estou longe de dizer que Faramir não tinha as memas capacidades de seu irmão; sim, tinha, mas penso que com menos eficiência. Digo que complementa seu irmão porque Faramir era, como disseram: "Super-Faramir-da-Pureza-Inexpugnável".
 
Boromir e Faramir, como a maioria dos irmãos, tem personalidades muito opostas: um
impulsivo e guerreiro, outro reservado e sábio. É natural o caminho que eles tomaram no decorrer estória.

Boromir não foi mal, ele só foi, digamos, maquiavélicamente influenciado pelo Anel.
 
Apesar disso Faramir parecia mais amado por seus comandados, como se pode ver pelas paalvras de Beregond no RDR.

Talvez por que ele fosse mais compreensivo? Pelo menos é assim que eu o vejo. Acho que Boromir tem uma personalidade muito mais forte, por ser o primogênito e ter mais responsabilidades sobre ele.
 
Eu de certo modo compreendo a vontade de Boromir. Mas digamso que era uma vontade burra.

- Vou pegar meu anel e com a minha espada e minha corneta vou destruir Sauron.

Valoroso? Sim. Esperto? Não.

Digamos que pela vida toda Boromir seria um guerreiro de extremo valor, mas nada mais que isso.
Não possuia humildade porque não admitia ser mais fraco que Frodo e Sam.
Não possuia sabedoria porque não conseguiu ver, assim como Legolas, Aragons e os demais, que o plano de Gandalf era o mais correto desde que todos fizessem sua parte.

É assim que eu o vejo.
 
Eu de certo modo compreendo a vontade de Boromir. Mas digamso que era uma vontade burra.

- Vou pegar meu anel e com a minha espada e minha corneta vou destruir Sauron.

Valoroso? Sim. Esperto? Não.

Digamos que pela vida toda Boromir seria um guerreiro de extremo valor, mas nada mais que isso.
Não possuia humildade porque não admitia ser mais fraco que Frodo e Sam.
Não possuia sabedoria porque não conseguiu ver, assim como Legolas, Aragons e os demais, que o plano de Gandalf era o mais correto desde que todos fizessem sua parte.

É assim que eu o vejo.
Sim, e Faramir se deu conta de todos esses fatos qeu tu citou e além disso tinha uma bravura e coragem equiparadas a do irmão. E por isso era mais amado por seus comandados.
 
Sim, e Faramir se deu conta de todos esses fatos qeu tu citou e além disso tinha uma bravura e coragem equiparadas a do irmão. E por isso era mais amado por seus comandados.
Sim. Exato.

Podemos até supor quem seria um guerreiro melhor. Nisso acho até que Boromir ganharia com folga.
MAs como comandante Faramir seria infinitamente melhor. Mais ponderado. Conhecedor de tradições.

Não vejo Boromir como sendo uma pessoal ruim. Mas ele foi tentado. E só foi tentado porque queria fazer o mal com o anel.

E o nale não perdoa esses tipos de pensamentos perto dele. Pensou em coisa ruim...o Um tentava e ganhava.
 
Ótimo material, muito bom mesmo.

Boromir era exatamente como mostrado, humano. Com suas fraquezas e virtudes. Isso o faz um dos melhores personagens de Tolkien.

Só não concordo que Faramir tenha sido "imune" ao anel. Ele simplesmente não teve tempo suficiente pra que fosse corrompido. Vale lembrar que Boromir passou dias e mais dias ao lado do mesmo. Faramir no entanto ficou o que? Nem 1 semana?

Com tempo, Faramir provavelmente também iria sucumbir. O anel sempre acha um jeito.
 
Ótimo material, muito bom mesmo.

Boromir era exatamente como mostrado, humano. Com suas fraquezas e virtudes. Isso o faz um dos melhores personagens de Tolkien.

Só não concordo que Faramir tenha sido "imune" ao anel. Ele simplesmente não teve tempo suficiente pra que fosse corrompido. Vale lembrar que Boromir passou dias e mais dias ao lado do mesmo. Faramir no entanto ficou o que? Nem 1 semana?

Com tempo, Faramir provavelmente também iria sucumbir. O anel sempre acha um jeito.

Olha, não vejo isso de tempo para ser corrompido. Lembre-se sempre que Boromir já chegou em Valfenda querendo o Anel para ele e blá blá blá.
E olha que ele nem havia visto o Um.

Então essa história de tempo é balela.
Sarumam nunca nem chegou perto do anel e era completamente corrompido por ele.
 
Isso é algo totalmente relativo.

Boromir queria o anel quando descobriu que o mesmo estava na sua frente. Mas assim que seus argumentos foram rechaçados, ele aceitou a decisão do conselho. O fato de Boromir ser mais suscetível à tentação do que Faramir é um fato. Mas que Faramir não iria sucumbir, é negar sua faceta humana.

Saruman nunca entrou em contato com o anel. Mas já o conhecia a muito tempo e em especial já havia entrado em contato com Sauron. Não se sabe exatamente o que corrompeu o mago branco. Mas provavelmente o anel apenas entrou nos seus planos de grandeza. Não acredito que tenha sido ele a corromper o próprio.
 
Isso é algo totalmente relativo.

Boromir queria o anel quando descobriu que o mesmo estava na sua frente. Mas assim que seus argumentos foram rechaçados, ele aceitou a decisão do conselho. O fato de Boromir ser mais suscetível à tentação do que Faramir é um fato. Mas que Faramir não iria sucumbir, é negar sua faceta humana.

Saruman nunca entrou em contato com o anel. Mas já o conhecia a muito tempo e em especial já havia entrado em contato com Sauron. Não se sabe exatamente o que corrompeu o mago branco. Mas provavelmente o anel apenas entrou nos seus planos de grandeza. Não acredito que tenha sido ele a corromper o próprio.
Perfeito, o seu post explica o meu.
 
Boromir foi sim um grande guerreiro, tinha um coração bom, mas até os homens bons tendem a queda. Claramente se via suas qualidades, estava nas suas veias proteger Gondor e quem amava. Logo já se sentia seu bravo coração guerreiro; gosto muito de personagens com características muito próprias, que eu não tenha que adivinhar se ele fez efeito sobre a história ou não. E Boromir é um desses, forte e ao mesmo tempo como todo homem tem suas fraquezas. E muitas vezes ao nosso ver tornam-se imperdoáveis...
 
Mesmo quando Boromir tentou pegar O Anel de Frodo, eu não achei que ele fosse um homem ruim que queria só o poder. Admito que eu achei ele um pouco frio no começo, mas ruim, nunca. Um bravo guerreiro:|
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo