• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre Balrogs

Thorin III

Usuário
Eu tenho uma pergunta, na verdade mais de uma.
Qual a origem dos Balrogs?Parece que já ouvi falar que eles eram Maiar corrompidos, isso é verdade?Bem, na Terceira Era, haviam muitos Balrogs?


Esses Balrogs, foram controlados, como todas as criaturas sombrias, más e obscuras por sua natureza foram, por Sauron?
 
Thorin, talvez fosse adequado criar esse tópico na seção "JRR Tolkien e Sua Obras"...

Respondendo a sua pergunta, sim, os Balrogs são Maiar de Fogo. Foram corrompidos por Melkor no início de Arda. Os Balrogs residiam no Norte, em Utumno. A maioria deles foi destruída na Guerra da Ira. Alguns escaparam em direção às Montanhas Azuis. O Balrog de Moria, conhecido como Perdição de Durin, foi um deles.

Uma curiosidade: Os Balrogs foram idealizados por Tolkien (Conforme sua autobiografia de 1967) devido a uma viagem que ele realizou a Oslo, capital norueguesa, onde teve contato com tradições nórdicas que faziam referência a Ballrûgs, homens gigantes cobertos de fogo.

Só não pergunte se eles tinham ou não asas! :lol:

Isso é um dos assuntos mais controversos de toda a obra de Tolkien! :lol:
 
Sobre a segunda pergunta, Tolkien diz em uma carta que o número de Balrogs era algo entre 3 (que é o numero de Balrogs que nós conhecemos) e 7. Logo, contando com a Ruína de Durin, poderiam ter existido no máximo 5 Balrogs na terceira era, isso se eles tivessem escapado da Guerra da Ira.
 
Última edição:
Da origem dos balrogs
Bem, como dito, sim, os balrogs eram maiar corrompidos por Morgoth.

O Silmarillion
...para os Maiar muitos foram os anos de esplendor e grandeza, mas alguns traíram Ilúvatar e tentaram aumentar o papel de sua própria grandeza por interesses mesquinhos, esses foram os corrompidos por Melkor. Terrível entre estes espíritos eram os Valarauko, que na Terra-média foram chamados Balrogs, demônios de terror...

Alguns links:
As chamas impenetráveis
Balrogs

Sobre a quantidade de balrogs na T.E.

Bem, de acordo com o que li, na T.E. só existia um balrog, que era a Ruína de Durin, o balrog de Moria.

Alguns links sobre o assunto:
Sobrou algum balrog?
Qual foi o último balrog?

Sobre o controle do balrog por Sauron

Sugiro a leitura deste texto Sauron controlava o balrog de Moria?


Este link tem também várias outras perguntas e respostas sobre os balrogs.
 
Pois é...esse negócio de se os balrogs tinha ou não asas já é bem antigo...conheço pessoas que tem certeza de que eles tem, pois leram isso no livro e alguns jogaram jogos em que ele está com asas...mas acho que isso não é constado em nenhum livro, estou certo?...e também tem a controvérsia de que se ele tivesse asas não teria caído junto com gandalf em Moria....e além do mais li em algum lugar em que Christopher Tolkien acredita que eles não tinham asas, e que não existe resposta final para isso...
=]
.
 
Por favor, gente, nada de discutir sobre as asas dos bichões. Até porque todos sabemos que eles tinham, sim, asas!!!

Quanto à sua última pergunta, Thorin III, acredito que o Balrog de Moria não tenha sido controlado por Sauron. Ambos estavam num mesma classe, quase no mesmo nível, apesar de Sauron ser muito mais poderoso que qualquer outro Maia.

Sauron despertou o Mal novamente na TM. Talvez tenha sido esse mal que despertou novamente a Ruina de Durin, como se o Balrog de Moria voltasse a se sentir em casa, se é que entende. Não foi um chamado direto de Sauron.
 
Sauron despertou o Mal novamente na TM. Talvez tenha sido esse mal que despertou novamente a Ruina de Durin, como se o Balrog de Moria voltasse a se sentir em casa, se é que entende. Não foi um chamado direto de Sauron.

O Balrog foi despertado pelos Anões, que,em sua ambição, escavavam cada vez mais fundo as montanhas.
 
nao acredito que sauron comandasse o balrog de moria! esse ser certamente serviu gothmog, e atraves dele melkor!!
pode ter sido como foi com laracna, um acordo de interesses, nada mais que isso
 
E não comandava mesmo! Poucos eram os que sabiam a respeito daquele Balrog. Na verdade, tinha-se apenas suspeitas a respeito.
Na escavação dos Anões, os poucos que sobraram do massacre da descoberta, não puderam sair de Moria...
 
E não comandava mesmo! Poucos eram os que sabiam a respeito daquele Balrog. Na verdade, tinha-se apenas suspeitas a respeito.
Na escavação dos Anões, os poucos que sobraram do massacre da descoberta, não puderam sair de Moria...

Sim, Gandalf falou das suspeitas quando a Sociedade entrou nas Minas, mas não havia confirmação (até que ele saiu das profundezas).
 
Essa é uma informação que eu tinha de maneira errada por causa do filme. Antes eu poderia afirmar que Saruman sabia da existência desse Balrog, assim como Gandalf. Mas não me lembro disso da estória do Livro. No caso, da argumentação deles quando em Caradhras.
 
Essa é uma informação que eu tinha de maneira errada por causa do filme. Antes eu poderia afirmar que Saruman sabia da existência desse Balrog, assim como Gandalf. Mas não me lembro disso da estória do Livro. No caso, da argumentação deles quando em Caradhras.
É verdade. Não tinha me atentado a isso ainda.

No filme, Saruman folheia um livro com informações e até mesmo uma ilustração do Balrog, enquanto monologava sobre o mal que Gandalf e a Sociedade teriam de enfrentar em Moria.

E no livro, realmente, o Balrog é apenas uma suspeita!
 
Isso mesmo!

Agora me falta maiores informações a respeito de outros Balrogs sobreviventes/remanescentes de Utumno/PE(Primeira Era, hein!?:dente:). Alguém sabe de alguma coisa a respeito disso nas HoME?
 
Pelo o que sei, um único Balrog sobreviveu à Guerra da Ira: o Balrog de Moria. De resto todos foram caçados e exterminados antes da queda de Beleriand.
 
Que pena... Mas há uma certa lógica e procedimento nisso. Com a "limpeza' da presença de Morgoth, suas mais poderosas criaturas também deveriam deixar de "contaminar" a TM.
Mas seria muito interessante ter-se algum deles escondidos, quem sabe, por algum lugar ainda, né?
 
Que pena... Mas há uma certa lógica e procedimento nisso. Com a "limpeza' da presença de Morgoth, suas mais poderosas criaturas também deveriam deixar de "contaminar" a TM.
Mas seria muito interessante ter-se algum deles escondidos, quem sabe, por algum lugar ainda, né?
É aquela coisa de que "tem que continuar a história". Ou seja, é claro que tem alguma criatura corrompida por Morgoth por ai escondida, pois se não tivesse, o mal iria terminar e a história terminaria por ai, e não teria mais graça.
Eu sempre digo que, os impérios levantão-se e caem-se mais os maus são eternos.
 
Bem interessante essa discussão sobre os Balrogs, eu também tinha bastante dúvidas em relação a existencia deles, quantos eram e tal...Agora tudo se esclareceu!
 
Na verdade não existe nenhuma prova de que o Balrog de Moria era o último. Embora seja o mais provável, não é certo. Mesmo o número total de Balrogs é incerto. Crê-se que foram entre 3 e 7. Nas obras só temos conhecimento de 3 deles. Talvez 4 (não é dito se o Balrog que ajudou Gothmog contra Fingon era um dos 3 que foram mortos.)
 
É aquela coisa de que "tem que continuar a história". Ou seja, é claro que tem alguma criatura corrompida por Morgoth por ai escondida, pois se não tivesse, o mal iria terminar e a história terminaria por ai, e não teria mais graça.
Eu sempre digo que, os impérios levantão-se e caem-se mais os maus são eternos.
O Mal de Morgoth permaneceu com os orcs, trolls e outras criaturas, além de, principalmente, Sauron.

Mesmo com a queda e morte de todos esses, o Mal de Melkor ainda permanece, mas agora nos corações dos homens. Morgoth pode ter sido aprisionado e todos as suas crias podem ter sucumbido à ira de seus inimigos, porém suas mentiras nunca foram vencidas e permanecem até os dias de hoje! É "O Mal"!

Na verdade não existe nenhuma prova de que o Balrog de Moria era o último. Embora seja o mais provável, não é certo. Mesmo o número total de Balrogs é incerto. Crê-se que foram entre 3 e 7. Nas obras só temos conhecimento de 3 deles. Talvez 4 (não é dito se o Balrog que ajudou Gothmog contra Fingon era um dos 3 que foram mortos.)
Três ou sete??? Por que esses números?
Há menções no Silmarillion que falam sobre uma chuva de Balrogs. E sobre um ataque dos elfos (se não me engano na chegada de Fëanor) que foi rechaçado por um exército de Balrogs.
Ou eu posso estar muito enganado!
 
Três ou sete??? Por que esses números?
Há menções no Silmarillion que falam sobre uma chuva de Balrogs. E sobre um ataque dos elfos (se não me engano na chegada de Fëanor) que foi rechaçado por um exército de Balrogs.
Ou eu posso estar muito enganado!

O porque desses números eu não sei, mas é o que Tolkien diz.

Inicialmente, os Balrogs eram realmente um exército. Tem a tal da infantaria de Balrogs que invadiu Gondolin no texto de um dos HoME. E eram também muito menos poderosos. Tanto que morriam facilmente e aos montes.
Depois, em escritos mais tardios, Tolkien mudou sua concepção sobre os Balrogs, aumentando bastante seu poder e diminuindo sua quantidade pra uns pouco gatos pingados. Mesmo porque, uma infantaria de mil Demônios de Poder, Maiar convertidos por Melkor, tal como o Balrog de Moria, dizimaria os Noldor na primeira batalha e não restaria mais história.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo