• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre as obras de J.R.R Tolkien: já discutimos tudo ou nunca terá fim?

Sim, é isso.

Aliás, creio que quando o primeiro filme de o Hobbit estrear, esse site vai ganhar mais uns milhares de usuários.

Querem apostar? :yep:
Claro que vai...eu coloquei essa questão nesse tópico aqui.

Mas penso que esse assunto deverá ser comentado ao longo dos anos, o fórum é relativamente novo, e ainda existem alguns assuntos que não foram muito bem expostos, e idéias que em algum lugar não foram postadas...
Mas ainda penso que somos limitados sim, um dia irá acabar...só espero não estar aqui 8-O
 
Eu penso que, por Tolkien ter extrapolado os limites do impossível, nossa imaginação nunca terminará; e, assim, durante toda a nossa vida iremos perguntar o porquê disso ou o porquê daquilo a respeito de cada frase dos livros ou daquilo que Tolkien afirmou. Penso tbm que, talvez num futuro distante, se por algum motivo que desconhecemos, as obras de Tolkien passarem a ficar no esquecimento (duvido muito), sempre haverá um livro dele em algum canto obscuro, para que alguém com esse ímpeto imaginativo como nós, o leia.


Acho que o meu jeito de pensar a respeito é muito "viajado". Mas por eu amar tanto essa obra e me prostrar diante do magnetismo que a cerca, eu realmente creio que dificilmente as obras dele serão esquecidas. Não enquanto houverem pessoas dispostas a acreditar naquele mundo, com seus respectivos valores, seus respectivos incentivos para que creiamos nos mesmos valores de bravura, humildade, esperança e amizade explíciitos e subentendidos a todos nós nas obras de Tolkien.

Depois de pensar um pouco, talvez as discussões objetivas a respeito da obra terminem, mas acho impossível para a maioria de nós não nos imaginarmos de tempos em tempos dentro daquele mundo, criando novas situações, participando de acontecimentos inventados por nós mas sem desrespeitar aquilo que Tolkien escreveu.

E agora com a aproximação de "O Hobbit" nos cinemas (e muito provavelmente de "O Silmarillion" em algum tempo futuro), a obra tolkieniana ganhará mais fãs, criando uma situação absolutamente nova no que diz respeito às discussões. Pois cada pessoa sempre tem algo novo a dizer sobre a obra, um modo de interpretar ou de imaginar...e isso sempre acrescenterá riqueza singular aos debates e, por um motivo lógico de que todos os dias mais pessoas entram em contato com a obra, mais diferentes modos de interpretação e imaginação incitarão diferentes discussões.

Mas, no fim das contas, apesar de sabermos que aquilo que Tolkien escreveu tem um fim, o mesmo não ocorre com relação à imaginação....a cada dia eu me vejo em algum canto da Terra-média...fazendo as coisas mais ínfimas e sem importância. É o meu mundo escapista por excelência!


O fato da gente se envolver tanto com a Terra-média às vezes nos faz esquecer do mundo real, talvez porque só na Terra-média é que encontramos aquilo que gostaríamos de encontrar no nosso mundo real. E isso nos ajuda a não perdermos de vista que somos pessoas com grandes valores pq é justamente pelos valores esmiuçados direta ou indiretamente em cada frase dos livros que amamos aquela obra.


As batalhas, os acontecimentos grandiosos, os personagens "mágicos" e os lugares maravilhosos dos livros são apenas pretextos para Tolkien criar, antes de tudo, um mundo no qual o homem sempre almejou viver, onde seus sonhos pudessem se realizar sem as intempéries das limitações da realidade.
 
Tolkien criou seu mundo baseado nas crenças, anseios, desejos e conhecimento dele próprio. Nós o vivenciamos cada um a uma maneira, a sua maneira. E o vemos cada um de acordo com nossas próprias crenças, anseios, desejos e conhecimento adquirido.

Por o universo tolkieniano ser tão vasto e grandioso, é normal que nós, admiradores e fãs, pensemos e "vivemos" nele como não acontece com outras obras literárias com a mesma intensidade.

Sinceramente, acho que a "desbravação" por nossa parte, ou ao menos pela minha, não irá acabar... mas há momentos em que prefiro simplesmente parar de pensar e procurar respostas e simplesmente admirar a obra...
 
Eu hoje me imaginei ao lado de Pippin andando pelas ruelas de Minas Tirith. E a gente ficava olhando melancólico a guerra se aproximar...e víamos correndo de um lado para outro os soldados se aprontarem para a guerra...no horizonte, um último fio de pôr-do-sol morria vago em meio às sombras!

Isso é um belo exemplo de como a estória nunca acaba para cada um de nós..pois frequentemente nos vemos ao lado de algum personagem...só para bater um papo ou estar ao lado fazendo companhia...
 
ter um fim acho que nao....

pelo simples razao que duvidas sempre surgem de uma forma de outra....... tipo como os atomos que acabei de estudar um pouco...... eles jah fizeram a tabela periodica e deram todas aquelas explica;oes e blahblahblah mas os cientistas ainda tem inumeras perguntas sobre atomos.......

em uma frase de um dos livros eu imagino que da para criar no minimo 10 discussoes novas..... anao ser que seja uma frase mostrando um nada tipo "e disse" apesar de num saber se Tolkien usa essas perca de tempo.
 
Saudações!
Acho que posso me utilizar de algumas teorias sobre a leitura que estudei no primeiro semestre p/ responder essa pergunta. Que o universo em questão é finito me parece meio óbvio já que o dono dele não está mais entre nós. Uma das coisas mais difíceis de aprender quando se trabalha com textos que nos estimulam tanto é nos ater ao que está escrito já que qualquer outra conclusão tirada da obra, que evidências no próprio texto não respondam, é mera especulação.:yep:
Contudo, mesmo que a obra não mude mais e não possa mais ser ampliada (infelizmente), os leitores mudam, nosso olhar sempre recairá sobre um aspecto do texto que se adéqüe mais ao nosso estado psicológico e emocional no momento da leitura e, como estamos em constante mudança, todas as leituras feitas serão diferentes, às vezes um mesmo trecho pode trazer-nos diversos significados. Levando em consideração o fato de que um só leitor gerará diversas analises no decorrer de seus contatos com a mesma obra e também o fato de que existem muitos leitores lendo e relendo as obras Do Professor e,conseqüentemente, tirando dela várias interpretações, sempre haverá o que se estudar e discutir.
Isso sem falar nas aproximações que podem ser feitas com outras obras semelhantes e, que, também, outras áreas de conhecimento podem se apoderar desse objeto de estudo para outros fins que não os literários...
Enfim, enquanto houver leitores as discussões não morrerão.:joy:
 
A obra de Tolkien realmente é ampla e extraordinária, e realmente devemos ter perguntado, estudado, pensado praticamente tudo sobre ela, mais ainda resta a vontade e o gosto de saber que existe algo de tão extraordinário no mundo da literatura e que nos dá impulso de ver mais e mais.
 
Acho que mais importante do que ter assunto para discutir sobre as obras de Tolkien, é o poder imaginativo que temos, ao nos colocarmos dentro da obra, em diversas situação dentro dos inúmeros contextos.

A obra de Tolkien abrange um mundo infinito pq cada frase, cada personagem e cada situação na obra nos dão vazão não apenas à imaginação que construímos numa determinada ação narrada, mas a outras tantas a tal modo que nos vemos como personagens de tolkien, indiretamente. Tolkien muito provavelmente via nos leitores as "extensões" de sua obra, pois eles é que construíriam a sua própria Terra-média de acordo com o que foi escrito. Cada um de nós construímos uma imagem da Terra-média de forma única e sempre iremos ter mais de uma interpretação para cada ação, para cada situação narrada.

Portanto, o interesse pela discussão pode um dia ter fim, mas o significado da obra para nós, creio que perdurará. Não apenas o significado, mas a eterna vontade de andarmos pelos mesmos caminhos dos nossos personagens continuamente...

É como uma nostalgia suprema! Não tenho outra palavra para qualificar o ato de lermos as obras inúmeras vezes e não nos cansarmos!

Com os filmes é a mesma coisa, tendo em vista que EU não os coloco como inferiores aos livros, pois entendo a arte audiovisual como extremamente válida e, como arte, de mesmo valor que a literatura.
 
Tem muita coisa q não foi esclarecida, então acho q talvez tenha fim daqui uns 300 anos.
 
Vale sempre lembrar da renovação que ocorre no forum. pra falar especifico. Cada pessoa que entra aqui tem suas ideias e argumentos.
Sem contar que gera ideias novas pra debates.
Por exemplo. O topico do tugo, sobre os filhos de Elrond e sua escolha. Cara, eu nunca tinha nem pensado nisso.
Esse rodizio faz com que o debate nunca tenha fim!!!!
 
Pode até ser que todos os assuntos tenham sidos discutidos, mas a discussão mesmo, acho que nunca térá fim, o que é ótimo!
Um dia não estaremos mais aqui, mas muitos outros virão e continuarão se encantando por esse mundo maravilhoso e querendo descobrir significados da obra, e compartilhar experiências da leitura de Tolkien, fazer amigos...
Acho que é isso!
Finito, porém eterno!
 
Nunca se esgotarão os assuntos e os debates sobre Tolkien e seus livros.

Ele tinha uma ampla idéia de mundo e destino.... enquanto o mundo não acabar haverão ainda histórias a serem discutidas , pois Tolkien própiro escreveu o fim do mundo como a ultima canção para Eru e fez um movimento circular depois dele, falando que tudo a partir disso iria recomeçar.Assim sempre haverão histórias ou idéias, ou já contadas para se comentar ou pendentes.

Como o Roy disse , a nossa imaginação é bem fértil e nos levará sempre mais longe, pois a tendencia dela é quanto mais usa-la, mais se gostará dessa atividade e ampliará suas idéias.
 
Poutz... já discuti tanto e TANTO as obras do Tolkien... não é a toa que meus posts aqui no fórum caíram totalmente...

mas sei lá! Se alguém vier com uma boa sacada, uma boa idéia, eu ouço.
 
Tb acho que nunca terá fim. Sempre haverá mais um ponto relembrado, ou algo a ser discutido em cima de uma antiga discussão (que confuso!!)...
Enfim, é um ciclo vicioso interminável!!!
 
Acho que mais importante que uma possível finitude em termos de discussão a respeito das obras de Tolkien, é o fato da imaginação ser algo realmente infinito. Pois a cada dia nos pegamos, por exemplo, dando uma caminhada em algum lugar da Terra-média, mas sempre com um personagens diferente, ou prestando atenção em coisas diferentes. Não tem muita graça ater-nos a um lado exterior da história. Acho que todos gostamos de incluirmo-nos na história. E imaginar situações novas, etc...

Mesmo assim, creio que NÃO, para uma só pessoa as discussões nunca terão fim. Nunca saberemos de tudo a respeito, pois somente Tolkien sabia.

Embora tenhamos os livros, as Cartas de Tolkien, o HoMe, o Atlas...nunca é o suficiente...

Mas pelo fato dos pontos de vista sobre uma mesma coisa serem diversificados, sempre há a possibilidade da interpretação mudar...
 
olha eu creio que o ser humano esteja sempre em mutação, sabe aquela estoria que o rio muda e a pedra tambem, pois é e por esse motivo esses debates nunca irao parar, afinal nós mesmos de vez em quando estamos respondendo de forma diferente a mesma pergunta.


Valeu
 
Terá um fim se um dia não participarmos mais desse fórum como antes, quando o entusiasmo não for mais o mesmo pelas obras de Tolkien. Mas, há uma enorme variedade de assuntos a serem discutidos e sob diferentes pontos de vista também, o que ajuda a inovar os assuntos desse fórum.
Também não temos regularmente notícias novas sobre as obras, o filme d'O Hobbit e quem sabe, um futuro filme d'O Silmarillion? Quem sabe, no futuro poderão fazer um remake da trilogia nos cinemas e não poderemos comentar sobre as diferenças entre este e o original? E tem mais: podemos mudar de opinião sobre alguns assuntos e podemos escrever sobre isso de tal forma que eu penso que não haveria como esse fórum acabar rapidamente. Acho que vai demorar para isso acontecer.
Eu também penso que o entusiasmo pelas obras não vai ser o mesmo de quando você estava começando a ler os livros principais, mas esse tipo de obra pode marcar sua vida e pode ganhar para sempre um lugar especial na estante de livros de sua casa.
 
Sim, para nós terá um fim, mas novos leitores apareceram, sendo assim eles começaram a discutir o que nós já discutimos. E assim vai indo, só não pode deixar a obra acabar.
 
Sim, é isso.

Aliás, creio que quando o primeiro filme de o Hobbit estrear, esse site vai ganhar mais uns milhares de usuários.

Querem apostar? :yep:

Não*, e mais da metade serão pessoa do efeito "moda", isso talvez nunca (nunca é uma palavra totalmente errada) vai acontece com Tolkien, poucos ficam depois do filme, mas que vai aparecer gente nova, vai (com maior frequência).

*o meu "não" é para o seu "aposta"! Só um louco apostaria.:lol::obiggraz::mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo