• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre as obras de J.R.R Tolkien: já discutimos tudo ou nunca terá fim?

Roy Batty

"Inconsertável"
Andei pensando aqui comigo se a obra de Tolkien, apesar de sua natureza amplamente prolixa, que nos desperta uma imaginação sem limites, não terá suscitado em alguns a sensação de que já estão se esgotando todas as discussões possíveis sobre os acontecimentos, personagens e significados da obra tolkieniana.

Sinto-me numa contradição, pois, racionalmente, vejo que todos aqui já falaram ou imaginaram praticamente tudo sobre todas as nuances e pormenores da obra de Tolkien; no entanto, tenho um sentimento de que sempre haverá alguma coisa interessante pra se pensar e discutir sobre a obra do professor. Pode ser uma discussão sobre a personalidade do personagem "menos importante" ou sobre como os personagens lidavam com problemas diversos que nós lidamos, como a questão de imaginar que eles pertenciam a um planeta e que haveria outras galáxias, com todos os mistérios nos quais nós pensamos na "vida real".

Enfim, desde que entramos em contato pela primeira vez com a obra de Tolkien, não paramos de aprender mais e mais sobre aquele universo. Mesmo assim, fico imaginando quando terminam todos os assuntos concernentes ao mundo de Tolkien e até aonde vão nossas indagações e imaginações sobre o mesmo. Chego à constatação de que, apesar de mera estória fantástica que está escrita em algumas milhares de páginas, a mesma passa a configurar-se como história escrita a cada dia por cada um de nós.

Todos os dias nos imaginamos dentro daquela obra, escrevendo nosso próprio "Senhor dos Anéis", nosso próprio "O Hobbit" e nosso próprio "Silmarillion", mas não como uma nova história, mas apenas escrevendo-os sob o ponto de vista de cada um, sendo assim, a obra de Tolkien renova-se constantemente...pois lá estamos nós em nossos devaneios tendo algum diálogo com algum personagem ou simplesmente caminhando numa tarde de outono em Valfenda, ou, ainda até, como desejosos de adquirir o conhecimento total e absoluto da obra de Tolkien, a cada dia renovando nossas impressões e conceitos referentes à coisa mais banal que seja, como pensar nos motivos de Ghân-Buri-Ghân em ajudar os Rohirrim etc.

Mas eu queria saber de vcs: vcs acham que o mundo de Tolkien é ilimitado em todos os sentidos para a nossa imaginação ou vai chegar um momento em que diremos: "Ok, já pensei tudo a respeito da Terra-média ou dos Valar, agora vou deixar os livros e os filmes de lado". Ou é mais algo como: "Eu moro na Terra-média, eu respiro o ar do Condado sem o qual não vivo; eu descanso todos os fins de tarde em terras élficas sob a sombra de um mallorn ou toda noite estou sentado numa cadeira dentro de uma toca de Hobbit e escuto bater à porta Gandalf me convidando a ir em busca de uma jornada que nunca acaba".


O que eu sei é que Tolkien nos legou uma obra que faz parte de nós não como mero entretenimento, mas como parte indissolúvel de nossos anseios e valores; objetivo verdadeiro de viver num lugar onde há mais do que sonhos: há renovação de esperança sobre nossas próprias esperanças de que nunca abandonaremos um mundo que nos fez mudar internamente, de algum jeito.
 
Última edição:
Pra mim de certa forma nunca tem fim, porque tem momentos em que tenho mais vontade de discutir e tem outros que estou sem vontade. Então como nunca discuti a exaustão, tem muito o que discutir ainda.
 
Realmente, nunca terá fim, porque sempre poderemos, por exemplo, imaginar algum reino perdido em alguma terra vazia, inventar pedaços que completam lacunas na história, lembrar fatos, e tentar vê-los de outra maneira, tentar reproduzir eventos-chave da história em nossas mentes, enfim, eu poderia dizer que a Obra de J. R. R Tolkien é Infinita.
 
Acho q praticamente impossilvel n se ter mais como discutir sobre as obras do Mestre... :think:

Eh muita coisa q ainda temos para dar mais atenção do q damos neste momento, pois sempre nos interessamos por uma das partes, mas depois muda pra outra, e assim vai...

Mas nunca acaba, eh como um circulo vicioso...

E como amamos tdo isso(digo por mim), sempre qeremos mais e mais informações, idéias e opiniões das pessoas e de diferentes angulos...

Por isso acho q serei bem 'velhinha' e ainda estarei discutindo sobre as obras do Mestre...:yep:

PS: Muito bom seu post ai de cima... Parabéns... :yep:
 
Provavelmente terá um fim, se uma pessoa passar a vida estudando as obras de Tolkien, e os filhos, netos, bisnetos, tataranetos dessa pessoa também. Existe um fim, mas é inalcançavel.
 
Eu já começo à ficar entediado de tantas especulações.
Acho que chega uma hora que "já deu" : a história de Tolkien foi excelente, o universo que ele criou também (os personagens, ambientação, enfim, tudo) Nota 10.Mas não é, pra mim, algo infinito, nunca exaurível.Não sei como, mas pra mim, acho que já deu o que tinha que dar, discutir o que havia de ser discutido.Daqui à pouco vão começar à contar coisa que não existe, recriar o troço.
Acho que alguma hora, nessa comunidade, irá haver excesso de tópicos iguais e outras coisas.
Não quero ofender nem nada, pessoal.Minha opinião!
Abraços.
 
Acedito que seja ilimitado sim.

Como disse o Luis Rohirrim, poderemos preencher lacunas ou coisas assim. Ou especular sobre fatos que parecem insignificantes quando olhamos a história toda, mas, se pararmos para pensar somente neles isolados, vão dar uma história e tanto!

Havendo discussões acerca das obras, especulações, tentativa dos fãs de preencher alguma lacuna que falta na história, pra mim tanto faz o que pode acontecer, no fundo você sempre irá parar para pensar sobre ela. Nem que seja o que o autor pensou no momento em que escreveu aquele trecho...
 
Última edição:
Penso que por causa do caráter de construção da obra várias coisas só possam ser conhecidas através de conversas. Talvez por causa da semelhança com as situações do mundo real e isso demora muito. Eu não saberia mostrar os limites porque nosso mundo muda e as situações a cada dia são encaradas com uma nova visão.
 
Difícil afirmar que já foi tudo dissecado da obra do Professor. A não ser que alguém aqui da Valinor tenha tido acesso total ao acervo em poder de Christopher Tolkien, é pouco provável as chances de o assunto sobre o Legendarium morrer tão cedo.

São bem poucos os membros daqui que podem dizer que já leram quase tudo que foi publicado aqui ou lá fora, e ainda assim há muito material inédito que Tolkien filho ainda não publicou, seja por birra ou preguiça.
 
Há momentos que não tenho vontade de discutir nada sobre as obras aqui no fórum; eu só fico observando. Há momentos que não tenho vontade nem sequer de pegar nos livros pra ler porque já li várias vezes...

As vezes é o contrário também.

Por mais que as vezes um tópico é semelhante a outro, temos que ter em mente os dinamismos das obras bem como nas suas discussões neste fórum ou em outros, ou seja, um assunto X no tópico A acaba por levar todos os usários e pensarem, discutir e abordar outros temas afins dando a oportunidade para os dinamismos que citei acima.


As obras de Tolkien tem um começo e tem um "fim"...
Agora, as discussões nunca se acabam enquanto houver leitores desejosos pelo legendárium.
 
Para mim ao menos nunca vai acabar, mesmo quando a maioria cansar, eu ainda terei algumas coisas sobre. Vai ser bem difícil tudo isso ter um fim, talvez algum dia, num futuro distante, exista alguma outra história que fascine aqueles q nela viverem e os faça discutir sobre ela, deixando outras para trás.
É bem provável.
 
Além de tudo o que já disseram, a visão que nós temos de uma obra - e as discussões que fazemos sobre ela - variam de acordo com nosso contexto. Daqui a 50 anos, pessoas com cabeças totalmente diferentes, que veem a vida de outra forma - que vivem a vida de outra forma - com certeza verão a obra sob um ponto de vista totalmente diferente. Por isso que eu acho que a discussão não só sobre a obra de Tolkien mas sobre diversas obras é infinita.
 
Fringway disse:
Além de tudo o que já disseram, a visão que nós temos de uma obra - e as discussões que fazemos sobre ela - variam de acordo com nosso contexto. Daqui a 50 anos, pessoas com cabeças totalmente diferentes, que veem a vida de outra forma - que vivem a vida de outra forma - com certeza verão a obra sob um ponto de vista totalmente diferente. Por isso que eu acho que a discussão não só sobre a obra de Tolkien mas sobre diversas obras é infinita.

Acho que disse tudo!

Não é a história que é infinita, mas sim a discussão sobre ela! Novas pessoas, mentalidades, ideias, sempre surgirão com o tempo!

Com certeza que alguns dos "antigos", de vez em quando (vá... raramente) encontram algum ponto de vista que ainda não foi lembrado ou levado em conta! Além disso, haverão sempre novos fãs a aparecer que quererão discutir novamente! Eu, pelo menos, não me importo de discutir algumas vezes a mesma coisa... Até para chegar a novas conclusões, quem sabe?

;D
 
Tá-se passando algo que no meio de tudo isto vai ficando preocupante, embora tal não se verifique neste Forum.

Com os Wizards of the Coast e os MERP, e até mesmo com algumas fanfics demasiado publicitadas, que baralham sobretudo os leitores mais jovens, começa a existir muito "lixo" em volta da obra de Tolkien.
Ou seja, preferia quando Tolkien ainda era mais ou menos desconhecido, do que agora, pois os filmes, apesar de excelentes, provocaram a criação de muitas fantasias, como, por exemplo, a criação de um mapa de todo o continente da Terra Média, por parte dos MERP... :disgusti:
É certo que se destina a RPG, mas temo que isso possa baralhar os leitores do futuro, pois, quanto a mim, ir além da obra de Tolkien, é quase um sacrilégio. :think:

Fanfics, tudo bem.
Mas livros com personagens e lugares que nunca existiram e mapas perfeitamente "inventados", levam-me a temer o futuro, pois a tendência é misturar tudo no mesmo saco.
:blah:
 
Eu não vou mentir, até porque não frequento mais a área tolkien como antes. Mas o interesse no assunto não é finito, até porque vira e mexe aparece um novo ponto de vista sobre uma questão e aí, se for interessante, eu acabo participando novamente. No final das contas tem tanta coisa para comentar, e tantos pontos de vista possíveis que acho que nunca acabará a possibilidade de discutir tolkien, só o interesse de quem discute que pode diminuir.
 
É por isso que cá estamos nós ruims! Esclarecer esses pouco iluminados! :lol:

Eu escrevo fanfics e tento ser o mais fiel possível ao que Tolkien escreveu, mas gosto de saber que tenho alguma liberdade! Compreendi o que o ruims disse e concordo que algumas fanfics são tão publicitadas que acabam sendo levadas a sério!

EDIT:

Ana Lovejoy disse:
Eu não vou mentir, até porque não frequento mais a área tolkien como antes. Mas o interesse no assunto não é finito, até porque vira e mexe aparece um novo ponto de vista sobre uma questão e aí, se for interessante, eu acabo participando novamente. No final das contas tem tanta coisa para comentar, e tantos pontos de vista possíveis que acho que nunca acabará a possibilidade de discutir tolkien, só o interesse de quem discute que pode diminuir.

Isso aí Ana... O interesse sim, pode diminuir, mas o assunto não!

;D
 
Felei dessa idéia (medo?) esses dias no chat.
Penso que é limitado. Até por que Tolkien deu um fim para suas obras, os assuntos também terão um fim.
O que penso também que os pontos de vista que não são limitados (como disse a Ana Lovejoy). A menos que discultamos esses por anos a fio pode ser que um dia acabe também os mais diferentes pontos de vista.
Tolkien nos dá um leque de histórias, lugares e personagens, com caracteristicas próprias. Que pensar em um dia tudo isso acabar chega ser loucura, mas cmomo disse antes, os assuntos acabam, os diferentes pontos de vista não.
 
Talvez já tenha, sim, sido discutido sobre tudo. Mas, com toda a certeza, não foram todos os participantes (não os que participam atualmente pelo menos, com o perdão do repeteco) que expuseram suas ideias sobre os temas já aqui debatidos, o que abre muito espaço para a apresentação de novas opiniões e visões sobres as obras. Ou seja, provavelmente a Valinor ainda vai ter muito tempo de vida =D
 
Ou seja, provavelmente a Valinor ainda vai ter muito tempo de vida =D

Sim, é isso.

Aliás, creio que quando o primeiro filme de o Hobbit estrear, esse site vai ganhar mais uns milhares de usuários.

Querem apostar? :yep:
 
Talvez já tenha, sim, sido discutido sobre tudo. Mas, com toda a certeza, não foram todos os participantes (não os que participam atualmente pelo menos, com o perdão do repeteco) que expuseram suas ideias sobre os temas já aqui debatidos, o que abre muito espaço para a apresentação de novas opiniões e visões sobres as obras. Ou seja, provavelmente a Valinor ainda vai ter muito tempo de vida =D


O interessante seria, talvez, a aplicação ou associação de diversas ciências dentro do legendárium Tolkien. Ainda há muitas lacunas para serem preenchidas pelos diversos campos científicos, desde a Sociologia, a Filosofia, Geografia, Literatura dentre outros.

A junção desdes campos podem fornecer um leque que viabilize novas discussões dentro deste fórum e de outros que existam no Brasil e no Mundo.

Por exemplo, é muito difícil nos dias de hoje aqui no Brasil, nós, fãns testemunhar uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Isso existe, mas para o mundo da pesquisa científica brasileira ainda é irrisório...

Essa pode ser uma das pontes de uma maior atenção as discussões tolkienianas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo