• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre a vida dos eldar

Viver para sempre não; como descendente de Eärendil, ela tinha de escolher; quando escolheu a mortalidade, ia morrer cedo ou tarde, envelhecer até ficar véia e capenga e morrer de velhice.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Viver para sempre não; como descendente de Eärendil, ela tinha de escolher; quando escolheu a mortalidade, ia morrer cedo ou tarde, envelhecer até ficar véia e capenga e morrer de velhice.

O que ficou decidido no tópico foi que ela permanecia sempre ccom um aspecto élfico, ou seja, envelhecia na mesma com Arda, pois ela ainda era meia-elfa, a diferença é que escolheu a mortalidade, de resto não esvelhecia como os humanos, e tinha a chance de escolher a hora da morte.
 
Ela podia manter uma aparência jovial até ficar velha, mas morreria de velhice cedo ou tarde; ela era mortal, não poderia viver para sempre na Terra-média. Os meio-elfos que descendiam de Eärendil tinham uma obrigação irrevogável de escolher a que raça teriam seus destinos vinculados.

Uma vez escolhida a mortalidade, ela era mortal; poderia e certamente viveria mais que um humano normal, mas morreria de velhice.
 
Tá mas se ela não resolvesse a hora da morte ela envelheceria até ficar caduca e gagá como qq humano, afinal ela fez a opçãp!!!
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Ela podia manter uma aparência jovial até ficar velha, mas morreria de velhice cedo ou tarde; ela era mortal, não poderia viver para sempre na Terra-média. Os meio-elfos que descendiam de Eärendil tinham uma obrigação irrevogável de escolher a que raça teriam seus destinos vinculados.

Uma vez escolhida a mortalidade, ela era mortal; poderia e certamente viveria mais que um humano normal, mas morreria de velhice.

É exactamente isso que eu sempre disse. :wink:

Tá mas se ela não resolvesse a hora da morte ela envelheceria até ficar caduca e gagá como qq humano, afinal ela fez a opçãp!!!

Não. Arwen ficaria sempre com uma aparência jovem e sanidade mental boa até morrer.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Não. Arwen ficaria sempre com uma aparência jovem e sanidade mental boa até morrer.

Humm... eu acho que ela envelheceria um pouco sim, não chegaria ao estado de definhação de um humano normal e nem mesmo de um númenoriano como o Aragorn mas aparentaria um pouco mais velha do que ela era enquanto elfa. Quando ela escolhe ser mortal ela perde o controle sobre o próprio corpo que é característico de todo imortal segundo o Leis e Costumes, logo ela envelhece.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
O 10º membro da Sociedade disse:
Não. Arwen ficaria sempre com uma aparência jovem e sanidade mental boa até morrer.

Humm... eu acho que ela envelheceria um pouco sim, não chegaria ao estado de definhação de um humano normal e nem mesmo de um númenoriano como o Aragorn mas aparentaria um pouco mais velha do que ela era enquanto elfa. Quando ela escolhe ser mortal ela perde o controle sobre o próprio corpo que é característico de todo imortal segundo o Leis e Costumes, logo ela envelhece.

Bem... Eu acho que ela, sendo uma meia-elfa, continuava com a mesma aparência, até porque é o que dá a entender nos Apêndices, na história sobre Aragorn e Arwen:
"-Finalmente, Estrela Vespertina, senhora mais bela e mais amada desta terra (...)"
Talvez ela fosse um pouco mais velha, mas eu acho que ela continuava como sempre. Bom, quem sabe.
 
Ela não era mais meio-elfo. Ela deixou de ser meio-elfo no momento em que ela escolheu de ser mortal, assim como seu tio Elros. Ele somente era meio-elfo quando ele era meio-elfo :D. Já Elrond continuou sendo meio-elfo porque ele escolheu ser elfo, o que permitiu passar o poder de escolha para Arwen.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Ela não era mais meio-elfo. Ela deixou de ser meio-elfo no momento em que ela escolheu de ser mortal, assim como seu tio Elros. Ele somente era meio-elfo quando ele era meio-elfo :D. Já Elrond continuou sendo meio-elfo porque ele escolheu ser elfo, o que permitiu passar o poder de escolha para Arwen.

Isso não faz sentido. Por que é que Arwen deixava de ser meia-elfa ao escolher ser humana e Elron continuava a ser meio-elfo ao escolher ser elfo? Não, acho que independentemente da escolha que fizessem eles continuavam a ser meio-elfos, como aliás Elrond em tempos continuou a ser. A diferença é que Arwen escolheu a mortalidade (o caminho dos homens) e Elrond a imortalidade (o caminho dos elfos). Mas continuavam a ser meio-elfos, inclusive continuavam com a aparência de um.
 
Olha sem querer mudar demais o rumo da discussão, mas é uma dúvida que me pegou a ler ontem asLeis e Costumes entre os Elfos. Se o feä dos eldar é distinto do fëa dos atani, apesar de parentes, como o fëa de um eldar como luthien, poderia se transmutar para um fëa atani, como no caso de Luthien? E outra coisa, como funcionaria a escolha de raça dos meio-elfos, eles teriam um fëa indefinido até que formassem a escolha de que raça seguiriam?
 
Lúthien é uma exceção; ela deve ser considerada em separado; é algo que obteve a influência direta de Ilúvatar; somente ele pode alterar isso.

Os meio-elfos eram mortais até que se dissesse o contrário, que foi o que aconteceu com a Casa de Elrond; somente eles podiam escolher, todos os outros meio-elfos que existiam ou podiam vir a existir eram mortais.

Tolkien disse:
Then Manwe gave judment and he said: 'To Earendil I remit the ban, and the peril that he took upon himself out of love for the Two Kindreds shall not fall on him; neither shall it fall upon Elwing who entered into peril for love of Earendil: save only in this: they shall not ever walk again among Elves or Men in the Outer Lands. Now all those who have the blood of mortal men, in whatever part, great or small, are mortal, unless other doom be granted to them; but in this matter the power of doom is given to me. This is my decree: to Earendil and to Elwing and to their sons shall be given leave each to choose freely under which kindred they shall be judged.

HoME Vol V- The Lost Road- Quenta Silmarillion

Tradução livre do grifo: "Agora todos aqueles que têm o sangue dos homens mortais, em qualquer parte, grande ou pequena, são mortais, a menos que outro destino lhes seja dado."

Agora, os meio-elfos que podiam escolher não deixavam de ser meio-elfos; eles simplesmente tinham seu destino vinculado a um dos povos; sua herança não era esquecida.

Existe uma grande diferença entre manter a jovialidade e simplesmente não envelhecer. Evidentemente que Arwen, a partir do momento que é meio-elfa, manteria a jovialidade até a morte (em decorrência do sangue-élfico), mas isso não implica que ela não fosse envelhecer, que não criaria marcas de idade como algumas rugas e tal.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
Por que é que Arwen deixava de ser meia-elfa ao escolher ser humana e Elron continuava a ser meio-elfo ao escolher ser elfo?

Porque isso implicaria em dizer que tanto Elros quanto todos os seus descendentes eram meio-elfos, desde Vardamir até Aragorn e Eldarion e dai por diante. Todos os filhos de Eldarion e seus descendentes na quarta era seriam meio-elfos, e por consequência todos eles, todos, deveriam ter o direito de escolher entre os dois mundos. Tolkien queria limitar essa categoria e não ampliá-la exponencialmente. Quando um meio-elfo escolhe ser mortal ele muda a sua própria natureza, entretanto quando ele escolhe ser elfo ele continua do mesmo jeito. Eu já tive uma discussão em volta disso com o Fëaruin e depois de muito tempo e muita reflexão, e muita bateção de cabeça, eu percebi que eu estava errado em alguns pontos.
Elros escolheu ser mortal, e ele perdeu muito da sua beleza e poder, apesar de ter permanecido como o mais poderoso dos homens. Ele deixou de ser meio-elfo, e por consequência seus filhos eram mortais sem a chance de escolha.
Elrond escolheu ser imortal, e assim ele continuou como ele era, meio-elfo e sua filha e filhos também seriam meio-elfos e também teriam a opção da escolha. Arwen por fim escolheu ser mortal, e por consequência Eldarion era mortal. Quanto ao destino de Elrohir e Elladan não se sabe, mas se eles escolheram ser mortais acontece o mesmo, se escolheram serem imortais eles continuam meio-elfos.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Os meio-elfos eram mortais até que se dissesse o contrário, que foi o que aconteceu com a Casa de Elrond

Fëa, mas e quanto a Arwen por exemplo? Ela somente escolhe ser mortal quando tinha uns 2600 anos de idade.
 
Peregrino disse:
Se o feä dos eldar é distinto do fëa dos atani, apesar de parentes, como o fëa de um eldar como luthien, poderia se transmutar para um fëa atani, como no caso de Luthien? E outra coisa, como funcionaria a escolha de raça dos meio-elfos, eles teriam um fëa indefinido até que formassem a escolha de que raça seguiriam?

Não são fëar diferentes, na verdade eles são iguais. Só que o dos elfos permanecia na Terra-Média e o dos homens ia embora. Então quando um meio-elfo fazia a sua escolha, o seu fëa escolhia se ia ou se ficava, com a permissão de Ilúvatar.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Os meio-elfos eram mortais até que se dissesse o contrário, que foi o que aconteceu com a Casa de Elrond

Fëa, mas e quanto a Arwen por exemplo? Ela somente escolhe ser mortal quando tinha uns 2600 anos de idade.

Bom, aí a gente tem um problema, de verdade. Esses meio-elfos têm de escolher, e têm um tempo limitado para isso; eles podem prorrogar, mas devem escolher, cedo ou tarde; o problema é que o Tolkien nunca disse quanto tempo eles teriam para isso; enquanto não escolhessem, creio eu, não estariam vinculados a nenhum destino, não podendo nem morrer e nem partir para o paraíso prímevo dos Eldar.

A Carta em questão que o Tolkien fala da escolha é a 153:
Tolkien disse:
"A idéia é que os Meio-elfos tem um poder (irrovogável) de escolha, que pode ser atrasado mas não permanentemente, do destino de qual raça partilhariam. Elros escolheu ser um Rei e ‘longevo’ porém mortal, portanto todos os seus descendentes são mortais, e de uma raça especialmente nobre, porém com uma longevidade dwindling (...) Elrond escolheu estar entre dos Elfos. Seus filhos (...) devem fazer suas escolhas."
 
Acho que a hora que a Arwen teve que escolher foi quando seu pai se cansa da terra-média e vai para Valinor...
 
Não, ela deixou o mundo por vontade própria, mas mesmo se não tivesse um dia morreria de velhice.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo