1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre a vida dos eldar

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por *Isil*, 25 Ago 2004.

1. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Viver para sempre não; como descendente de Eärendil, ela tinha de escolher; quando escolheu a mortalidade, ia morrer cedo ou tarde, envelhecer até ficar véia e capenga e morrer de velhice.

2. Décimo

Décimo The Swanson Code

O que ficou decidido no tópico foi que ela permanecia sempre ccom um aspecto élfico, ou seja, envelhecia na mesma com Arda, pois ela ainda era meia-elfa, a diferença é que escolheu a mortalidade, de resto não esvelhecia como os humanos, e tinha a chance de escolher a hora da morte.

3. Fëaruin Alcarintur ¥

Ela podia manter uma aparência jovial até ficar velha, mas morreria de velhice cedo ou tarde; ela era mortal, não poderia viver para sempre na Terra-média. Os meio-elfos que descendiam de Eärendil tinham uma obrigação irrevogável de escolher a que raça teriam seus destinos vinculados.

Uma vez escolhida a mortalidade, ela era mortal; poderia e certamente viveria mais que um humano normal, mas morreria de velhice.

4. Peregrino

Peregrino Estrela de Valinor

Tá mas se ela não resolvesse a hora da morte ela envelheceria até ficar caduca e gagá como qq humano, afinal ela fez a opçãp!!!

5. Décimo

Décimo The Swanson Code

É exactamente isso que eu sempre disse. :wink:

Não. Arwen ficaria sempre com uma aparência jovem e sanidade mental boa até morrer.

6. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Humm... eu acho que ela envelheceria um pouco sim, não chegaria ao estado de definhação de um humano normal e nem mesmo de um númenoriano como o Aragorn mas aparentaria um pouco mais velha do que ela era enquanto elfa. Quando ela escolhe ser mortal ela perde o controle sobre o próprio corpo que é característico de todo imortal segundo o Leis e Costumes, logo ela envelhece.

7. Décimo

Décimo The Swanson Code

Bem... Eu acho que ela, sendo uma meia-elfa, continuava com a mesma aparência, até porque é o que dá a entender nos Apêndices, na história sobre Aragorn e Arwen:
    "-Finalmente, Estrela Vespertina, senhora mais bela e mais amada desta terra (...)"
    Talvez ela fosse um pouco mais velha, mas eu acho que ela continuava como sempre. Bom, quem sabe.

8. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Ela não era mais meio-elfo. Ela deixou de ser meio-elfo no momento em que ela escolheu de ser mortal, assim como seu tio Elros. Ele somente era meio-elfo quando ele era meio-elfo :D. Já Elrond continuou sendo meio-elfo porque ele escolheu ser elfo, o que permitiu passar o poder de escolha para Arwen.

9. Décimo

Décimo The Swanson Code

Isso não faz sentido. Por que é que Arwen deixava de ser meia-elfa ao escolher ser humana e Elron continuava a ser meio-elfo ao escolher ser elfo? Não, acho que independentemente da escolha que fizessem eles continuavam a ser meio-elfos, como aliás Elrond em tempos continuou a ser. A diferença é que Arwen escolheu a mortalidade (o caminho dos homens) e Elrond a imortalidade (o caminho dos elfos). Mas continuavam a ser meio-elfos, inclusive continuavam com a aparência de um.

10. Peregrino

Olha sem querer mudar demais o rumo da discussão, mas é uma dúvida que me pegou a ler ontem as
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Se o feä dos eldar é distinto do fëa dos atani, apesar de parentes, como o fëa de um eldar como luthien, poderia se transmutar para um fëa atani, como no caso de Luthien? E outra coisa, como funcionaria a escolha de raça dos meio-elfos, eles teriam um fëa indefinido até que formassem a escolha de que raça seguiriam?

11. Fëaruin Alcarintur ¥

Lúthien é uma exceção; ela deve ser considerada em separado; é algo que obteve a influência direta de Ilúvatar; somente ele pode alterar isso.

Os meio-elfos eram mortais até que se dissesse o contrário, que foi o que aconteceu com a Casa de Elrond; somente eles podiam escolher, todos os outros meio-elfos que existiam ou podiam vir a existir eram mortais.

Tradução livre do grifo: "Agora todos aqueles que têm o sangue dos homens mortais, em qualquer parte, grande ou pequena, são mortais, a menos que outro destino lhes seja dado."

Agora, os meio-elfos que podiam escolher não deixavam de ser meio-elfos; eles simplesmente tinham seu destino vinculado a um dos povos; sua herança não era esquecida.

Existe uma grande diferença entre manter a jovialidade e simplesmente não envelhecer. Evidentemente que Arwen, a partir do momento que é meio-elfa, manteria a jovialidade até a morte (em decorrência do sangue-élfico), mas isso não implica que ela não fosse envelhecer, que não criaria marcas de idade como algumas rugas e tal.

12. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Porque isso implicaria em dizer que tanto Elros quanto todos os seus descendentes eram meio-elfos, desde Vardamir até Aragorn e Eldarion e dai por diante. Todos os filhos de Eldarion e seus descendentes na quarta era seriam meio-elfos, e por consequência todos eles, todos, deveriam ter o direito de escolher entre os dois mundos. Tolkien queria limitar essa categoria e não ampliá-la exponencialmente. Quando um meio-elfo escolhe ser mortal ele muda a sua própria natureza, entretanto quando ele escolhe ser elfo ele continua do mesmo jeito. Eu já tive uma discussão em volta disso com o Fëaruin e depois de muito tempo e muita reflexão, e muita bateção de cabeça, eu percebi que eu estava errado em alguns pontos.
    Elros escolheu ser mortal, e ele perdeu muito da sua beleza e poder, apesar de ter permanecido como o mais poderoso dos homens. Ele deixou de ser meio-elfo, e por consequência seus filhos eram mortais sem a chance de escolha.
    Elrond escolheu ser imortal, e assim ele continuou como ele era, meio-elfo e sua filha e filhos também seriam meio-elfos e também teriam a opção da escolha. Arwen por fim escolheu ser mortal, e por consequência Eldarion era mortal. Quanto ao destino de Elrohir e Elladan não se sabe, mas se eles escolheram ser mortais acontece o mesmo, se escolheram serem imortais eles continuam meio-elfos.

13. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Fëa, mas e quanto a Arwen por exemplo? Ela somente escolhe ser mortal quando tinha uns 2600 anos de idade.

14. Peregrino

Bem ngm sabe explicar a dúvida que postei ali em cima???

15. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Não são fëar diferentes, na verdade eles são iguais. Só que o dos elfos permanecia na Terra-Média e o dos homens ia embora. Então quando um meio-elfo fazia a sua escolha, o seu fëa escolhia se ia ou se ficava, com a permissão de Ilúvatar.

16. Fëaruin Alcarintur ¥

Bom, aí a gente tem um problema, de verdade. Esses meio-elfos têm de escolher, e têm um tempo limitado para isso; eles podem prorrogar, mas devem escolher, cedo ou tarde; o problema é que o Tolkien nunca disse quanto tempo eles teriam para isso; enquanto não escolhessem, creio eu, não estariam vinculados a nenhum destino, não podendo nem morrer e nem partir para o paraíso prímevo dos Eldar.

A Carta em questão que o Tolkien fala da escolha é a 153:

17. *Isil*

*Isil* Usuário

Acho que a hora que a Arwen teve que escolher foi quando seu pai se cansa da terra-média e vai para Valinor...

18. kilson Viegas

kilson Viegas Usuário

A partir do momento que Elrond abandona a Terra-Média, começa seu envelhecimento,

19. *Isil*

*Isil* Usuário

então ela morreu velha?? :o?: :oops: :o?:

20. Fëohtar

Fëohtar Usuário

Não, ela deixou o mundo por vontade própria, mas mesmo se não tivesse um dia morreria de velhice.

Compartilhar