• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre a série da Amazon

Bel

o.O
A Amazon Studios lançou hoje (15) um mapa online da Terra Média em preparação para a série de TV de O Senhor dos Anéis. A novidade foi divulgada nas recém inauguradas redes sociais do projeto:

Integram: https://www.instagram.com/p/Bt564iKndp_/

Twitter: https://twitter.com/LOTRonPrime/status/1096409315282284544

Segundo o comunicado oficial, a trama do seriado acontecerá antes do que foi visto no primeiro filme. "Ambientada na Terra-Média, a adaptação televisiva explorará novas tramas antecedendo A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien."

O projeto custou cerca de US$1 bilhão e terá cinco temporadas, com a possibilidade de uma série derivada em aberto. Além disso, especula-se que o primeiro ano mostre o jovem Aragorn - saiba mais. A série de TV de O Senhor dos Anéis deve estrear em meados de 2021.

https://www.omelete.com.br/o-senhor...apa-da-terra-media-em-preparacao-para-a-serie

 
Resolvi abrir esse tópico para podermos dar alguns palpites (ainda que quase às cegas, por enquanto) sobre as possibilidades na adaptação das histórias de Arda para a série de TV que está por vir.

Recentemente foi divulgado um mapa pela produção que mostra a Terra-Média e a ilha de Númenor. Ou seja, a série se passará em algum ponto da Segunda Era.

5-c433f5b2cb6d4c13a7515f5d7597ca9c.jpg


O mais óbvio seria imaginar que deve explorar os eventos que levaram ao Akallabêth, o que de fato é uma possibilidade, mas segundo informações mais antigas, o contrato da série já leva em consideração cinco temporadas, então imagino que se esse for o enredo principal, a história deve começar bem antes, e a ilha afundando somente na última temporada.

Eu acho que seria interessante se a série abordasse a história de Aldarion, Enrendis, e Ancalimë, por exemplo. É uma narrativa com bastante material pra se basear e, na minha opinião, bem favorável pra ir para a TV.

O que acham? Quais são suas opiniões e expectativas?
 
Pergunta complexa. Do ponto de vista de material, temos 115 páginas dos Contos Incabados e 35 do Silmarillion. Não acho que o material dos Contos seja tão interessante assim para uma série.

Aldarion, Enrendis e Ancalimë são legais, mas há eventos e personagens mais interessantes na Segunda Era: (1) Fundação e ascensão de Khazad-dûm, a era de ouro para os Anões e para suas relações com os elfos; (2) O retorno de Sauron, a reconstrução de Barad-dûr e a farsa de Annatar; (3) Fundação, ascensão e queda de Númeror; (4) Fundação de Arnor e Gondor, o surgimentos dos Nazgûl e a Guerra da Última Aliança.

Não dá nem pra competir com Aldarion, Enrendis e Ancalimë. Claro, podemos discutir que são milhares de anos para uma única série, o que pode ser totalmente inviável, mas não sabemos ainda muitos detalhes sobre o formato da narrativa.
 
Pergunta complexa. Do ponto de vista de material, temos 115 páginas dos Contos Incabados e 35 do Silmarillion. Não acho que o material dos Contos seja tão interessante assim para uma série.

Aldarion, Enrendis e Ancalimë são legais, mas há eventos e personagens mais interessantes na Segunda Era: (1) Fundação e ascensão de Khazad-dûm, a era de ouro para os Anões e para suas relações com os elfos; (2) O retorno de Sauron, a reconstrução de Barad-dûr e a farsa de Annatar; (3) Fundação, ascensão e queda de Númeror; (4) Fundação de Arnor e Gondor, o surgimentos dos Nazgûl e a Guerra da Última Aliança.

Não dá nem pra competir com Aldarion, Enrendis e Ancalimë. Claro, podemos discutir que são milhares de anos para uma única série, o que pode ser totalmente inviável, mas não sabemos ainda muitos detalhes sobre o formato da narrativa.
Milhares de anos sim, mas já fiquei num hype gigante só de imaginar esses 4 eventos citados sendo explorados.
Talvez se eles conseguirem fazer cortes com longas passagens de tempo entre um evento e outro (explicando e deixando claro o fim de um evento e o inicio de outro) e focando somente nos eventos chaves, ficaria lindo demais e daria pano pra mais de 5 temporadas. Uma coisa que dificilmente eles vão fugir é da forja dos anéis e da guerra da ultima aliança, pois liga diretamente com a história do senhor dos anéis, e explica muita coisa que ficou somente nas vozes de Galadriel, alegrando o publico que somente viu os filmes.
 
Pergunta complexa. Do ponto de vista de material, temos 115 páginas dos Contos Incabados e 35 do Silmarillion. Não acho que o material dos Contos seja tão interessante assim para uma série.

Aldarion, Enrendis e Ancalimë são legais, mas há eventos e personagens mais interessantes na Segunda Era: (1) Fundação e ascensão de Khazad-dûm, a era de ouro para os Anões e para suas relações com os elfos; (2) O retorno de Sauron, a reconstrução de Barad-dûr e a farsa de Annatar; (3) Fundação, ascensão e queda de Númeror; (4) Fundação de Arnor e Gondor, o surgimentos dos Nazgûl e a Guerra da Última Aliança.

Não dá nem pra competir com Aldarion, Enrendis e Ancalimë. Claro, podemos discutir que são milhares de anos para uma única série, o que pode ser totalmente inviável, mas não sabemos ainda muitos detalhes sobre o formato da narrativa.

Seria um sonho ver todos esses eventos na série. Mas acho que narrativamente fica melhor adaptar esses milhares de anos em spin-offs futuros, e então focar a série de agora em uma faixa de tempo menor ou em um acontecimento mais fechado. Desses que você citou, eu acho que a fundação, ascensão e queda de Númenor é o mais promissor, e de quebra dá pra colocar Aldarion, Erendis e Ancalimë (desculpa a insistência, eu adoro essa história). Aí depois prosseguir na cronologia com os eventos subsequentes, talvez em séries derivadas ou em mais temporadas como o Ranza sugeriu.
 
Pergunta complexa. Do ponto de vista de material, temos 115 páginas dos Contos Incabados e 35 do Silmarillion. Não acho que o material dos Contos seja tão interessante assim para uma série.
Então, tecnicamente eles só podem usar o que está nos Apêndices de SdA, pq foram esses os direitos negociados. Silma e Contos estão fora do negócio.

Minha aposta é que vão começar com a forja dos Anéis e Sauron provocando a Queda de Númenor.
 
Então, tecnicamente eles só podem usar o que está nos Apêndices de SdA, pq foram esses os direitos negociados. Silma e Contos estão fora do negócio.

Minha aposta é que vão começar com a forja dos Anéis e Sauron provocando a Queda de Númenor.
Mas como se processa isso? Tipo, tudo bem, os direitos não são para O Silmarillion e Contos Inacabados, mas nada impede que a história base seja a dos Apêndices mas usem bastante substrato dos outros livros, certo? É até recomendável que o façam.

Mas a minha aposta é a mesma que a sua: a história girar em torno de Sauron, de Númenor a Mordor.
 
Então, tecnicamente eles só podem usar o que está nos Apêndices de SdA, pq foram esses os direitos negociados. Silma e Contos estão fora do negócio.

Minha aposta é que vão começar com a forja dos Anéis e Sauron provocando a Queda de Númenor.
Na verdade, foi dito que a Amazon está trabalhando junto ao Tolkien Estate, que é o detentor de basicamente tudo. No último mapa divulgado, por exemplo, eles usaram o mapa de Númenor que está em Contos Inacabados.
 
Pelo que entendi, o contrato de lá dos primórdios que tem os direitos que a Tolkien Estate vendeu - O Hobbit e O Senhor dos Anéis, únicos que a New Line podia adaptar - é bem diferente do contrato atual com a Amazon.
Acho bem significativa esta fala:
“The Lord of the Rings is a cultural phenomenon that has captured the imagination of generations of fans through literature and the big screen,” said Sharon Tal Yguado, Head of Scripted Series, Amazon Studios. “We are honored to be working with the Tolkien Estate and Trust, HarperCollins and New Line on this exciting collaboration for television and are thrilled to be taking The Lord of the Rings fans on a new epic journey in Middle Earth.”

A parte em negrito me leva a crer que eles têm tudo: o resto dos direitos da Tolkien Estate, em colaboração até com a editora dos livros (HarperCollins) e mais a parte que tinha sido vendida (New Line). Se fossem só os direitos da New Line, por que mencionar a Tolkien Estate?
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Seria um sonho ver todos esses eventos na série. Mas acho que narrativamente fica melhor adaptar esses milhares de anos em spin-offs futuros, e então focar a série de agora em uma faixa de tempo menor ou em um acontecimento mais fechado. Desses que você citou, eu acho que a fundação, ascensão e queda de Númenor é o mais promissor, e de quebra dá pra colocar Aldarion, Erendis e Ancalimë (desculpa a insistência, eu adoro essa história). Aí depois prosseguir na cronologia com os eventos subsequentes, talvez em séries derivadas ou em mais temporadas como o Ranza sugeriu.
Eu já discordo, pq tem que atingir o grande público e esses não conhecem a queda de númenor, muito melhor fazer algo que seja de fácil ligação com os filmes.
 
Eu já discordo, pq tem que atingir o grande público e esses não conhecem a queda de númenor, muito melhor fazer algo que seja de fácil ligação com os filmes.

Faz sentido, mas será que já não existe uma boa base de fãs e leitores pra que a série tenha uma boa audiência inicial mesmo com uma história menos conectada com os filmes, a princípio? Além disso, a história de Númenor é boa por si só.
 
Se for o caso da temporada ser ao redor de Númenor... Nesse caso, eu acho que eles inventariam uma história mais ou menos original, ainda que a ambientação seja baseada no que está nos livros... como penso que serão os spin-offs de Game of Thrones. Não vejo qualquer conto de Númenor, mesmo dentre aqueles mais elaborados (como os de Tar-Aldarion ou Ar-Pharazôn), sustentando uma temporada...

Na melhor das hipóteses seria algo como Roma, que tem um fundo histórico bastante fiel, mas boa parte da história foi escrita exclusivamente para a série e envolveu Pulo e Voreno, dois centuriões romanos... Um bom pano de fundo seria a batalha dos Elfos contra Sauron, em que Eregion caiu. Já se o pano de fundo fosse Tar-Aldarion, acho que o conto do livro seria apenas um aspecto da trama, que precisaria ser completado com vários Pulos-e-Vorenos.

Mas se eles tiverem o direito de adaptar O Silmarillion, como a Mireille indicou... Não vejo porque não adaptariam a Primeira Era, aí sim tem muito material interessante e não precisaria de tantos Pulos-e-Vorenos... Talvez por trás do mapa esteja a intenção de descrever boa parte da história de O Silmarillion, incluindo (mas não se limitando à) Númenor.
 
Última edição:
Faz sentido, mas será que já não existe uma boa base de fãs e leitores pra que a série tenha uma boa audiência inicial mesmo com uma história menos conectada com os filmes, a princípio? Além disso, a história de Númenor é boa por si só.
Essa série tem tudo pra ser cara pra cacete, não sei se a da base e tão grande a ponto de dar um público que traga grandes retornos.
 
Faz sentido, mas será que já não existe uma boa base de fãs e leitores pra que a série tenha uma boa audiência inicial mesmo com uma história menos conectada com os filmes, a princípio? Além disso, a história de Númenor é boa por si só.

Na teoria existe uma base de fãs potencialmente boa.

Material, passagens históricas importantes e personagens interessantes não faltam. Até aqui tudo bem.

Só resta saber se adaptação procurará ser a mais próxima possível da obra escrita, a começar não errando feio na cronologia (afinal são muitos anos) e logicamente não distorcendo fatos importantes e personagens.

É uma série que com certeza exige um investimento robusto, principalmente se a intenção é ter um razoável número de temporadas, capaz de uma boa cobertura histórica, mas sem pular e/ou omitir passagens históricas relevantes.
 
Penso que se forem seguir a fidelidade dos livros, buscando um formato parecido ao de outras séries épicas, a produção será obrigada a focar nas partes dos livros aonde há personagens relativamente bem construídos, do contrário viraria um documentário sobre a passagem da Era, o que não seguraria o interesse de tanta audiência e não repetiria o sucesso que houve nos filmes.

Quais famílias eles vão escolher para começar a estória é uma boa pergunta. A linhagem de Aragorn pode ser traçada até Númenor e antes dela (Aragorn tem um pouco de sangue de Lúthien). A família dele é antiquíssima com registros mais preservados que as outras, apesar de haver também registros das outras 2 casas dos homens (eram 3 casas).

Da parte dos elfos e anões também interessam os elfos e anões que cruzam o destino com os homens (o destino de Aragorn em particular).
 
Quais famílias eles vão escolher para começar a estória é uma boa pergunta. A linhagem de Aragorn pode ser traçada até Númenor e antes dela (Aragorn tem um pouco de sangue de Lúthien). A família dele é antiquíssima com registros mais preservados que as outras, apesar de haver também registros das outras 2 casas dos homens (eram 3 casas)..

Sue palpite é bom, uma vez que alguns artigos já especulam algo parecido:

Seja como for, ficou confirmado que a série, ao contrário do que já havia sido dito antes, não vai ser sobre a vida de Aragorn, mas deve, sim, girar em torno de seus antepassados ainda na Segunda Era da Terra-média, mais especificamente em como esses grandes Homens do Oeste fundaram os grandes reinos que conhecemos nos filmes e como enfrentaram Sauron, responsável pela criação dos Anéis quase 5 mil anos antes daquilo que vimos no cinema na trilogia de “O Senhor dos Anéis”. - Fonte

Também é uma boa estratégia para aproximar fãs que não conhecem os outros livros: colocar a linhagem de Aragorn como núcleo principal ou como um pano de fundo para outros acontecimentos. Mas eu não esperaria por 100% de fidelidade na cronologia - na verdade, pode ser bastante provável que a série tenha liberdade para criar situações e até personagens inexistentes.
 
Eles certamente criarão coisas inexistentes, acho que é praticamente inevitável num caso como esse.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo