• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre a relação entre alguns valar com a Música de Arda

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal!
Há um tempo atrás eu havia criado um tópico sobre possíveis valar do fogo e da eletricidade. Disseram-me que nem todos os elementos tinham um vala especifico. Isso me fez surgir mais uma dúvida, porém o assunto difere do tópico anterior.
Todos sabemos que Arda foi criada a partir de uma música, e que cada ainu (vala ou maia) dava sua contribuição para esta, até se encontrar um mundo completo. Consigo ver a contribuição de alguns valar, como Yavanna, Ulmo, Manwë, Aulë e Varda, porém outros não. Quais seriam as contribuições de Tulkas, Oromë, Vairë e Nessa para a música?
 
Vou pegar carona no tópico para perguntar mais uma coisinha... Tulkas participou da música, mesmo não descendo à Terra naquele momento?
 
Quais seriam as contribuições de Tulkas, Oromë, Vairë e Nessa para a música?

Eu acho que é meio difícil procurar individualmente a contribuição de cada um para a Música.

Nerwen disse:
Vou pegar carona no tópico para perguntar mais uma coisinha... Tulkas participou da música, mesmo não descendo à Terra naquele momento?

Sendo Tulkas um Ainu, ele participou sim, já que Eru reuniu todos os Ainur para formar a Música. Depois da música foi que alguns Ainur desceram à TM. :wink:
 
Ei! Pelo que eu me lembre Tulkas não participou não. Aliás, acho q ele só "surgiu" depois que Arda estava pronta. Se bem que isso na hora da concretização mesmo... quer dizer que ele podia ter feito parte da música :o?: Eita, me enrolei agora.
Mas enfim, Oromë não foi o dos bosques? De alguns animais tb, sei lá... Ah, tenho q pegar meu Silmarillion pq acho q só falei besteira :osigh:
 
Alatáriel disse:
Ei! Pelo que eu me lembre Tulkas não participou não. Aliás, acho q ele só "surgiu" depois que Arda estava pronta. Se bem que isso na hora da concretização mesmo... quer dizer que ele podia ter feito parte da música :o?: Eita, me enrolei agora.
Mas enfim, Oromë não foi o dos bosques? De alguns animais tb, sei lá... Ah, tenho q pegar meu Silmarillion pq acho q só falei besteira :osigh:

Tulkas participou da Musica sim, ele não participou foi da construção de Arda... Porém depois de tudo pronto, desceu até Aman pra dar uma volta e ficou por lá...

Os Bosques e Animais foram criados por Yavanna...

Isso me leva a outra pergunta... Oromë era o Caçador... mas ele caçava o que? se Yavanna não deixaria ninguém tocar em suas criações?
 
Eu acho que não devemos procurar nenhuma contribuição individual de nenhum deles porque isso realmente não poderá ser encontrado. Os Ainur cantaram a Música juntos e o resultado final que criou o Conto de Arda foi a somatória combinada de todos aqueles seus sons. Um som de um instrumento específico como digamos Manwë interfere diretamente no som de outro instrumento diferente como digamos Ulmo. A somatória dos dois sons produziu algo como um floco de neve ou a chuva que cai, como é explicitado no Ainulundalë. Ou um som de Melkor misturado ao som de Aulë produziu os vulcões e a lava incandescente e o som de Yavanna misturado ao som de Oromë produziu os animais predadores e caçadores por aí vai.
Eu acho que é somente através desse tipo de combinação que nós poderemos explicar e entender as contribuições "individuais" dos Valar para a Música.
 
É, acho q não dá pra separar a contribuição de cada um mesmo...
Mas lendo os posts desse tópico fiquei com uma dúvida: os maiar também participaram da música? Se é assim, Sauron tb participou?! E Gandalf/Olórin tb?! :o?:


____________________________________________
Ser ou não ser, ou não ser e ser, ou não :mrgreen:
 
os maiar também participaram da música? Se é assim, Sauron tb participou?! E Gandalf/Olórin tb?!


Pelo que eu entendi,sim,todos os ainur participam da musica,então Gandalf,Saurom e todo o resto também participaram...
Vale lembra que na musica só Melkor era mau,Sauron e Saruman só foram corrompidos na Terra,assim como os outro Ainur que passaram para o lado do mal
 
Não se pode dizer que ele era "mau" no momento da criação Música pois nem mesmo Melkor era "mau" desde o início. Naquele momento ele desejou tomar o controle da Música segundo sua vontade, isso não era de forma alguma maldade. Eu acredito que ele se tornou "mau" propriamente dito quando Tolkien descreve pela primeira vez sentimentos tidos como negativos vindos de Melkor: "[...]e Melkor foi dominado pela vergonha, da qual brotou uma raiva secreta."
 
nao ha oq contestar mais nao é mesmo???? Elrond é um expert em Silmarillion!

e concordo com ele e realmente acho que Melkor nao era mau no inicio.

e Sauron e osoutros Maiar que foram corrompidos se juntaram a ele quando ele tentou mudar a musica, ou seja, ninguem era mau :wink:
 
Sauron, se não me engano, foi corrompido ainda nos salões esternos.

Elrond Meio Elfo disse:
Eu acho que não devemos procurar nenhuma contribuição individual de nenhum deles porque isso realmente não poderá ser encontrado. Os Ainur cantaram a Música juntos e o resultado final que criou o Conto de Arda foi a somatória combinada de todos aqueles seus sons.

Bom, voltemos ao começo. Tulkas, Vairë e Nessa não teve algum som exclusivo deles, como Ulmo (água), Yavanna (a maioria dos animais e plantas) e Manwë (vento)? Caso negativo, em que combinações oi misturas foram incluídos os sons dos primeiros valar citados?
 
Haran Alkarin disse:
Sauron, se não me engano, foi corrompido ainda nos salões esternos.

Pouco provável. Sauron era um Maia de Aulë então ele deve ter sido corrompido somente após a sua descida à Terra. Na verdade eu acho que Melkor corrompeu todos os seus seguidores somente a partir desse ponto. Antes disso todos os seus desejos e ambições permaneciam secretos.
 
"...começara a conceber pensamentos proprios, diferentes daqueles de seus irmãos"
"Alguns desses pensamentos ele agora entrelaçava em sua musica, e logo a dissonância surgiu ao seu redor"

"...alguns começaram a a finar sua musica à de Melkor, em vez de manter a fidelidade ao pensamento que haviam tido no inicio."

Com isso podemos concluir que Melkor induziu akguns pro seu lado ainda nos Saloes de Eru :wink:
 
Muitos afinaram a sua música à de Melkor, mas esse fato apenas não implica nem em indução nem em corrupção. Aqueles que o fizeram, o fizeram apenas porque se identificaram com o som de Melkor. Isso mostra somente que o fogo que ardia em Melkor era compartilhado por muitos outros e que esses outros não foram influenciados ou "induzidos" por ele mas sim se voltaram ativamente para ele ou escolheram seguí-lo por livre-arbítrio.
Vale lembrar que nos Salões de Eru Melkor nem sabia o que ele queria fazer da vida. Somente depois, quando ele viu a Visão da Música, é que ele desejou o Mundo para si mesmo e somente nesse momento ele trabalhou para corromper ativamente os outros para o seu lado. Não antes.
 
Afinar a sua música à de Melkor não quer dizer necessariamente que quem fez isso se corrompeu. Pode ter adaptado a música à dissonância de Melkor para que a harmonia se restabelecesse.
 
Sim, mas na minha versão de Silma tah dizendo induzir, se eles estavam seguindo a Melkor agora, sendo de vontade propria ou não, eles se corromperam por nao estarem mais seguindo seus proprios temas
 
Mas isso podia ser devido à "fraqueza" de alguns ainur em camparação com Melkor. Aquele ditado q diz q a corda sempre arrebenta do lado mais fraco é verdade. Mesmo assim, não acho q A corrupção tenha se dado desde então.
 
Bom, voltemos ao começo. Tulkas, Vairë e Nessa não teve algum som exclusivo deles, como Ulmo (água), Yavanna (a maioria dos animais e plantas) e Manwë (vento)? Caso negativo, em que combinações oi misturas foram incluídos os sons dos primeiros valar citados?

na minha cabeça, alguns valar representam coisas concretas - como água, luz, terra, seres vivos - e outros representam coisas abstratas - como maldade, bravura, força.

aqueles que representam coisas concretas criaram a base da música, que foi sendo modificada pelos "abstratos" (ex : animais predadores = Yavanna+Oromë) e pela própria interação entre os "concretos" (como já exemplificado no floco de neve)

na forma como eu interpretei o texto, isso também explica a hierarquia entre os próprios Valar...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo