• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre a proibição da entrada dos Noldor em Valinor

Diz claramente isso? Sim, mas o Silmarillion também diz claramente:

"E (os Valar) não lamentavam mais a perda das Árvores do que o desencaminhamento de Fëanor: das obras de Melkor, uma das mais perversas. Pois em todas as partes do corpo e da mente, em valentia, em resistência, em beleza, em compreensão, em talento, em força e em sutileza, no mesmo grau, Fëanor havia sido o mais poderosos de todos os Filhos de Ilúvatar, e nele ardia uma chama brilhante."

:wink: :wink:

Num é paixão nenhuma Acho Fëanor um ótimo personagem e acho muito fácil muita gente taxá-lo de burro, malvado, retardado. É fácil rotular assim não? :wink:
 
Isso não prova que ele era o mais belo, mais valente e o mais forte. Só diz que no balanço de seus atributos ele era o mais poderoso.
Não vou entrar no mérito de ele ser mau porque já dei uma opinião sobre isso em outro tópico. Mas se tratando de Feanor é muito fácil mesmo, e nem por isso errado. :D
 
Fëaruin Alcarintur disse:
"E (os Valar) não lamentavam mais a perda das Árvores do que o desencaminhamento de Fëanor: das obras de Melkor, uma das mais perversas. Pois em todas as partes do corpo e da mente, em valentia, em resistência, em beleza, em compreensão, em talento, em força e em sutileza, no mesmo grau, Fëanor havia sido o mais poderosos de todos os Filhos de Ilúvatar, e nele ardia uma chama brilhante."

:wink: :wink:

Num é paixão nenhuma Acho Fëanor um ótimo personagem e acho muito fácil muita gente taxá-lo de burro, malvado, retardado. É fácil rotular assim não? :wink:

Fëanor talvez fosse mesmo tudo isso aí em cima. Mas, ele usou tudo isso pro lado errado. Ele poderia ter feito coisas belas e etc, mas em vez disso, fez as besteiras que a gente conhece. E se ele fosse realmente maravilhoso como alguns dizem, não iria sucumbir tão facilmente às metiras de Melkor.
 
Ringil disse:
Isso não prova que ele era o mais belo, mais valente e o mais forte. Só diz que no balanço de seus atributos ele era o mais poderoso.

Não, o texto exprime que ele era o mais poderoso nesses atributos, e tinha todos em mesmo grau. Não que eles estavam balanceados.
 
Ringil disse:
Cacete, que paixão, hein.

Tu não viu nada ainda...

:grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: Fëanor rulez :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove:


Sério agora, com tudo o que esse carinha fez de besteira... ainda tem gente de caráter pior no legendário. Fëanor se enrolou inteiro, mas pelo menos não era mau caráter. Ele realmente achava que tinha razão, no fundo não passava de um coitado. E eu lembro até hoje de quando eu li essa página aí no Silma. Do outro lado é que diz que ele vai morrer.
 
Coitadadinho. Ele só matou meia cidade para roubar seus barcos, tão importantes pros Teleri quanto as silmarils pros noldor. Era de um bom caráter impressionante. Tão bom caráter que a sua última ação é realmente digna.
E das encostas das Ered Wethrin, com sua última visão, ele contemplou ao longe os cumes das Thangorodrim, as mais imponentes torres da terra-média, e soube, com a antevisão da morte, que nenhum poder dos noldor jamais as derrubaria; mas amaldiçoou três vezes o nome de Morgoth e incumbiu seus filhos a cumprir seu Juramento e vingar seu pai.

Sujeito desprezível, se fez isso com os filhos não é difícil entender como pode fazer isso com os Teleri e com as hostes de seus irmãos.
Podem gostar dele como personagem mas não tente justificá-lo.
 
Ele nunca foi santo e nem "um doce de pessoa" :D , mas eu sempre achei suficientemente claro que o Fratricídio e as outras atitudes "burras" de Fëanor foram conseqüência direta das "mentiras" de Melkor.

Mentiras aí entre aspas porque em se tratando de um Vala, elas podem ser consideradas quase como um "fique ainda mais louco e faça isso".
Eu não consigo acreditar que Fëanor, em sã consciêmcia, atacaria Morgoth daquele jeito. Ele tava sem parafuso nenhum já; eu imagino ele chegando na Tera Média e lutando exatamente como um louco fora de si, agindo por instinto e sem a razão.
 
Fëanor, o cara enlouqueceu. Ele não era mal. Sabe todos os noldor que foram com ele? Nenhum precisava ir.

Agora me diz uma coisa: Um cara vem, rouba sua maior e mais amada obra ou posse, mata seu pai, o que vc mais ama no mundo, e foge, e a quem vc recorreria para fazer justiça não faz absolutamente nada. O que vc faria? Esperaria? Ah, eu acho que não.

Fëanor foi fazer justiça com as próprias mãos, pois queira ou não queira, os Valar não fizeram nada. Matar Finwë foi a pior coisa que Melkor fez em sentido de desencaminhar Fëanor. Se ele não tivesse matado Finwë, as coisas seriam um pouco diferentes. Ele iria atrás de Melkor, mas não tão ensandecido.
 
Se Feanor não tivesse consciência de seus atos e não fosse culpado, receberia tão enorme punição? A ele foi negada a vida eterna dos elfos, de certa forma.
Na minha opinião ele era um filho da puta mesmo.
 
Eu não disse que ele não era culpado que ele causou. E os Valar estavam certos em não deixar ele sair de Mandos. Ninguém deixa um louco furioso por aí à solta, apenas porque o cara é louco e não tem consciência do que ele faz. Um louco assassino não é menos perigoso só porque ele é louco. Eu apenas não concordo que se diga que ele mau caráter e acho sim que dentro da história ele é digno de compaixão (que não precisa ser necessariamente a minha, quem sou eu...).
 
Odeio gente que acha que o Fëanor é uma peste... Ele era ambicioso, e teve muitas injustiças feitas com ele. Ele fez tudo com bom intento, mas Melkor fez de tudo para transformar a vida dele num inferno. Vocês acreditam mesmo que ele QUERIA o massacre de Alqualondë? Ele queria sair de Valinor e tinha gente no caminho. Ele estava furioso com Melkor. Imagina alguém aparecer, matar o seu pai, roubar a sua maior criação (as silmarils eram como filhos para Fëanor), e depois fugir e ainda destruir os objetos mais importantes de Arda (as árvores)? Vc ficaria quieto num canto se lamentando, ou tentaria pegá-lo? Eu sei que eu gostaria de esquartejá-lo... Fëanor só agiu por instinto, e cheio de ódio saiu de Valinor. Claro que o massacre de Alqualondë foi algo terrível e imperdoável, mas Fëanor nao iria querer aquilo. Eu sinto pena dele, e também admiro ele, não pelos seus erros, e sim pelos seus "acertos". E o pior de tudo: Fëanor jamais conseguiu sua vingança. Eles devem ter mantido ele em Mandos por nao terem certeza o que ele faria. Com todo o ódio dele, ele poderia muito bem ter criado objetos de poder tão grande que até os Valar sucumbiriam diante do seu poder. Ele era MUITO ambicioso, e era imortal. Poderia ficar milhoes de anos, eons, trabalhando na mesma coisa, para poder destruir Melkor. E depois ele tentaria repor as árvores, ou algo assim, pois ele NAO tinha um espirito maligno, e sim, um ambicioso. Malignalidade e ambição são coisas diferentes. Já voltando ao assunto do tópico...

Os Valar, na minha opiniao, exageraram sim. Tudo bem que Fëanor e o resto queriam ir, mas eles nao conseguiam os navios. Os Teleri deviam ter deixado¨os Noldor terem levado os navios. Se nao era pra ninguém sair, pra que que os navios foram colocados lá? E Fëanor provavelmente nao teria os queimado se os Teleri tivessem falado: "Ok, pode levar."
Os Valar deviam ter entendido a vontade de Fëanor... Eu acho que eles são muito panelinha... Eles só fizeram 3 grandes coisas: Ajudaram a criar Arda, Deixaram os Vanyar irem e depois VOLTAREM, e depois o Aprisionamento de Melkor. Eu gosto muito mais de Fëanor do que dos Valar, sinceramente.
 
Mithrandir the White disse:
E Fëanor provavelmente nao teria os queimado se os Teleri tivessem falado: "Ok, pode levar."

Mas Fëanor queimou os barcos por causa de Fingolfin, pois ele (Fingolfin) se intitulara Rei dos Noldor, afixando o nome Finwë antes de seu próprio nome.

Também discordo do fato de Fëanor ser uma peste, como dizem. É fácil julgar ele assim não??
 
Mithrandir, só sobre os Teleri por enquanto, se os navios eram para eles o que a jóias eram para Fëanor, eles não iam deixar os Noldor os levarem, nunca. E isso também responde porque os navios estavam lá, se ninguém podia usar. Só lembrando, foi nesses navios que os Teleri vieram de Beleriand para Aman; pra isso é que eles foram construídos.

Rapidinho sobre os Vanyar, a vinda deles para a Terra Mèdia foi bem diferente da dos Noldor. Foi uma coisa tutelada, os Valar estavam junto com eles, enquanto que os Noldor vieram sozinhos. Pelo menos é como eu entendo esse ponto que você levantou.
 
Odeio gente que acha que o Fëanor é uma peste...

Então me odeie.

Claro que o massacre de Alqualondë foi algo terrível e imperdoável

Você mesmo disse, imperdoável. As ações contam muito mais que a intenção, e olha que a intenção não é das mais nobres. Vingança não é algo digno de aplausos. E Fingolfin e Finarfin perderam o mesmo pai e as mesmas árvores. O Juramento foi sobre as silmarils, não sobre Finwe.
Até a sua descendência mostra que ele era podre, com excessões restritas a dois deles, os filhos de Feanor eram desprezíveis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo