• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre a música dos Ainur

Uruk-hai

Usuário
Estava prevista na música dos filhos de Iluvatar o desfecho da Guerra do Anel. Que o destino de todos na Terra Média estaria nas mãos de um dos pequenos e que Saruman tentaria desesperadamente dominar o Condado? A questão levantada é, Tudo isso os Valar cantaram para Eru, ou sua visão não chegou tão longe??
 
Eu tenho para mim que o valar não se aperceberam de tudo o que haviam cantado na canção, mas que Eru de fato já sabia de tudo, isso sabia.
 
É dito que a visão se encerrou antes do domínio dos homens, e o domínio começou pouco depois da guerra. Mas não dá pra saber se englobou ainda o expurgo.
 
Não, a Música determinou tudo, até o fim. A Visão não cobriu tudo, mas a Música sim.
 
Mas os Valar sabiam o que estavam cantando? Eles tinham totalk conhecimento do estava sendo cantrado na música? Melkor começou a avacalhar... isso significaria então que ele cantou sobre seu domínio na Terra-Média? Agora tá tudo embolado na cabeça aqui...
Ah! Vocês repararam que tirando o primeiro post, só tem nego da UA aqui? Hahaha!
 
Hehe, é mesmo. UA em peso.

Mas quanto ao que os valar sabiam da Música, eles só sabiam o que puderam compreender e se lembrar da Música e da Visão.
 
Não. Nem mesmo Eru sabia de todos os detalhes do que se sucedeu no decorrer dos tempos. A música só mostrou o que não dependia do livre-arbítrio dos homens e elfos. Tolkien deixa claro isso em uma de suas cartas (que esqueci o número hehehe, pra variar)... Ninguém podia prever o que iria acontecer... Mas apenas supor...

Mandos não adivinhous que tudo aquilo ía ocorrer por causa do Exílio dos Noldor. Mas ele era muito sábio! E os sábios podem supor com muita precisão, pela lógica e pelo seu conhecimento do mundo. Assim também acontecia com Melian. E com qualquer outro ser...
 
Na verdade a Música determinou tudo, toda a história de Arda, inclusive a história dos filhos. E está no Ainulindale que o conhecimento dos ainur do passado e futuro provem do conhecimento e lembrança da música.
 
Não é bem assim, Ringil. A Música apenas determinou a história do mundo, mas nada que dependesse do livre-arbítrio dos seres (coisa que os valar e maiar também tinham). Não estava na música sobre a rebelião dos noldor e o mal que ela representou. Mas Mandos, como grandé sábio, pode supôr com grande precisão o que iria acontecer (que já era visto, pois o ódio que Fëanor e seus filhos possuíam com certeza iria dar problemas)...

Tolkien deixa claro sobre o livre arbítrio tanto em trochos das HoME e nas Letters. Vou pesquisar certinho sobre isso e lhe passarei os trechos que comprovam o que eu digo... :mrgreen:
 
Me desculpe Manwe, mas vou ter que ver essas citações mesmo.

No Ainulindalë é dito sobre o conhecimento dos ainur o seguinte:

"E muitas outras palavras disse Ilúvatar aos Ainur naquele momento; e, em virtude da lembrança de suas palavras e do conhecimento que cada um tinha da música que ele próprio criara, os Ainur sabem muito do foi, do que é e do que será, e deixam de ver poucas coisas."

E sobre a Música:

"E alguns disseram que a visão cessou antes do Domínio dos Homens e do desaparecimento gradual dos Primogênitos; motivo pelo qual, embora a Música estivesse sobre todos, os Valar não viram com o dom da visão as Eras Posteriores ou o fim do mundo."

O trecho acima afirma que os ainur viram sim a história dos elfos e homens e também que a Música estava sobre todos, não só sobre os ainur.
 
Diz-se no Silmarillion que só Manwë e Nurufantur sabiam do destino reservado para Arda.Mas diz-se também que a música não previu tudo, que seria criada ainda uma outra música ao final, mais bela do que a primeira! :mrpurple:
 
Não discordo de você, Ringil. Mas infelizmente Tolkien sim. Ele afirma que a Música falava do desenvolvimento de Ëa e dos seus Filhos, mas não do que dependia do livre-arbítrio deles. Ainda estou pesquisando as palavras do próprio professor... Calma que postarei aqui comprovando o que estou dizendo hehehehe...

Nem mesmo Eru sabia de tudo que iria acontecer, pois ele deu o livre-arbítrio à seus Filhos... Senão ele não valeria de nada, e Eru mesmo seria falso sobre essa questão, assim como o próprio livre-arbítrio. Até amanhã lhes dou uma resposta definitiva do próprio Tolkien :D
 
manwe-sulimo disse:
Nem mesmo Eru sabia de tudo que iria acontecer, pois ele deu o livre-arbítrio à seus Filhos... Senão ele não valeria de nada, e Eru mesmo seria falso sobre essa questão, assim como o próprio livre-arbítrio. Até amanhã lhes dou uma resposta definitiva do próprio Tolkien :D

Sabia do que ia acontecer sim... Não interferia, não alertava, mas sabia... Deixava rolar... :mrgreen:
 
Salve, Eru!

Não podemos confundir Eru com o Deus Cristão, pois possuem diferenças bem interessantes. Eru não sabia os fatos que dependiam do livre-arbítrio, mas poderia fazer suposições precisas pois poderia conhecer cada um de seus Filhos... Assim como Mandos fez com o exílio dos Noldor. Melian fez com Beren, por ver a nobreza do cara... Tolkien disse que ninguém podia LER o futuro de um ser que possua livre-arbítrio, pois ele depende de cada decisão que o indivíduo irá tomar. Eru deu isso à seus filhos :D e aos ainur tb :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo