• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre a Geografia da Terra-Média

Uruk-hai

Usuário
Gostaria de saber se os mapas que estã no silmarilion representam a mesma área dos mapas que estão no SdA. Ou seja, quero saber se Beleriand corresponde às terras onde seriam Eriador e outros países, ou se essas áreas são mais ao sul e Beleriand, Ossiriand, Hithlum e outros seriam mais ao sul....
 
Use as Montanhas Azuis, que aparecem nos dois mapas, como referencia: Os mapas do Silmarillion são da parte noroeste do continente q aparece nos mapas SdA (Terra-media). Essa parte foi afundada na Guerra da Ira (final do Silma).
 
Então,
Essas terras deixam de existir depois que Ilúvatar destroi Númenor, não é?
As terras onde ocorre a guerra do anel são ao sul, correto?
 
Não, foi antes da queda de numenor, foi no final do Silmarillion com a guerra da ira. As terra da guerra do anel ficam a sudoeste.
 
Beleriand é destruída no final da Guerra da Ira, no fim da Primeira Era.
Númenor foi afundada no fim da Segunda Era.

Ou seja, Beleriand já não existia quando Númenor desapareceu.

A Guerra do Anel ocorre principalmente por todo o oeste da Terra-média, a leste das Montanhas Azuis (que eram a fronteira oriental de Beleriand quando esta ainda existia).
 
Sim... Beleriand (leste das Ered Luin) foi destruída pelos valar na Guerra da Ira, contra Morgoth, no fim da Primeira Era. E Númenor foi destruída por intervenção direta de Ilúvatar, no fim da Segunda Era.

Númenor estava próxima tanto de Aman quanto da Terra-Média, tanto é que do topo da Meneltarma dava pra ver o brilho de Tol-Eressëa...

O que sobrou foi o extremo norte de Arda, como Helcaraxë...
 
Beleriand ficava a noroeste de Eriador, portanto a oeste das Ered Luin. Tudo que sobrou de Beleriand foi uma parte de Ossiriand, que foi partida ao meio pelo Golfo de Lûn, e a região se chama agora Lindon. A parte norte é Forlindon, e a sul Harlindon.

Agora eu tenho uma pergunta: a quantas milhas das Montanhas Azuis se encontravam as tais Montanhas Vermelhas e Cuiviénen? Isso já foi calculado? E o Mar de Rhûn era o que sobrou do Mar Interno de Helcar? Seria a Terra-média (e Aman, por via das dúvidas) mais extensa latitudinalmente como a Europa+Ásia ou longitudinalmente como a América do Sul?
 
Sim, Beleriand foi destruída pelos valar na Guerra da Ira, contra Morgoth, no fim da Primeira Era. E Númenor foi destruída por intervenção direta de Ilúvatar, no fim da Segunda Era.
 
Desculpem meu erro... obviamente, Beleriand ficava à NOROESTE das Ered Luin hehehe... Foi erro na hora da digitação hehe... eu deveria ter escrito Oeste...

Se não me engano, Aman seria extensa longitudinalmente como a América do Sul. Mas abaixo da Terra-Média haviam mais terras, onde ficavam as Grey Mountains, e a leste, as Orocarni.

Quando os elfos saem do Cuiviénen, é dito que eles cruzam um grande rio. Eu suspeito que seja o Anduin. Então, podemos suupor que o local do Despertar dos Elfos foi próximo (ou pouco distante) daquele local, à leste do rio...
 
Interessante também é que o topo da montanha(?) onde Maedhros era "rei", não submergiu (esqueci o nome agora), e nem o local onde a mãe de Túrin foi enterrada por Húrin.
 
não lembrava desses fatos sobre não terem afundado o pico do monte ou montanha ou sei lah o que de Maedhros não ter afundado hehe... interessante... :-)
 
ouvi dizer que a terra média teria sido baseada na europa, não tem muito ha vê pelo mapa, mas, faze oque, então tem alguma coisa ha ver ou não??????
 
manwe-sulimo disse:
não lembrava desses fatos sobre não terem afundado o pico do monte ou montanha ou sei lah o que de Maedhros não ter afundado hehe... interessante... :D

Não é citado no Silmarillion nem no SdA, mas na introdução do Contos Inacabados é dito sobre tal montanha ter sobrevivido ao "Grande Dilúvio". :wink:

mestre_yoda disse:
ouvi dizer que a terra média teria sido baseada na europa, não tem muito ha vê pelo mapa, mas, faze oque, então tem alguma coisa ha ver ou não??????

Não, não tem haver. Fizeram um mapa que dizia que as florestas, montanhas e regiões mostradas no mapa da Terra-Média correspondente à Terceira Era correspondia com locações da Europa. Mas isso é um grande papo furado e me foi dito ser um mapa ridículo. Tolkien criou e mais tarde usou esboços de Christopher Tolkien para tomar algumas diretrizes e fazer críticas ao filho. ( :mrgreen: )
 
Mas a localização geográfica dos continentes ardanianos(is that correct?) corresponde à localização dos continentes. Valinor pode ser a América do Norte , Númenor a Groenlândia e a Europa a terra-média.O norte africano seria o extremo harad e a península ibérica o harad próximo.Nesse caso, a ilha da grã bretanha não existiria.Também há uma outra suposição, na qual a Grã Bretanha seria Eressëa e Valinor seria a groenlândia...
Como vêem, caros amigos, é impossível determinar o que se passa na cabeça do nosso brilhante amigo Tolkien, mas que há semelhanças, há. 8-)
 
Tem relações com a Europa sim, e Tolkien menciona isso em uma das cartas, se não me engano, a qual não me lembro o número agora.

E £ord Meneltar, Númenor não foi feita para corresponder à Groenlândia, e sim à Atlântida (de modo que a Terra da Estrela nada mais é do que a versão de Tolkien para o mito de Platão). :wink:
 
Não nesse caso, uma vez que o próprio Tolkien disse que Númenor era a sua Atlântida. :wink:
 
mas como eu já disse , Atlândida seria incoerência, uma vez que fica entre a América do Sul e a África, em latituda aprox. 30ºS 8-)
 
Só que os continentes na obra de Tolkien não correpondem completamente com os do nosso mundo, principalmente em posição. As características da TM é que possuem semelhanças mais evidentes com a Europa e a África, por exemplo.

Tolkien colocou sua Atlândida onde julgou melhor. :wink:

Além disso, Aman saiu dos círculos do mundo... e, pelo que eu sei, a América do Norte continua onde sempre esteve. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo