1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre a Geografia da Terra-Média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Uruk-hai, 10 Jul 2003.

1. Uruk-hai

Uruk-hai Usuário

Gostaria de saber se os mapas que estã no silmarilion representam a mesma área dos mapas que estão no SdA. Ou seja, quero saber se Beleriand corresponde às terras onde seriam Eriador e outros países, ou se essas áreas são mais ao sul e Beleriand, Ossiriand, Hithlum e outros seriam mais ao sul....

2. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Use as Montanhas Azuis, que aparecem nos dois mapas, como referencia: Os mapas do Silmarillion são da parte noroeste do continente q aparece nos mapas SdA (Terra-media). Essa parte foi afundada na Guerra da Ira (final do Silma).

3. Uruk-hai

Uruk-hai Usuário

Então,
    Essas terras deixam de existir depois que Ilúvatar destroi Númenor, não é?
    As terras onde ocorre a guerra do anel são ao sul, correto?

4. Riff

Riff Usuário

Não, foi antes da queda de numenor, foi no final do Silmarillion com a guerra da ira. As terra da guerra do anel ficam a sudoeste.

5. Tilion

Tilion Administrador

Beleriand é destruída no final da Guerra da Ira, no fim da Primeira Era.
    Númenor foi afundada no fim da Segunda Era.

Ou seja, Beleriand já não existia quando Númenor desapareceu.

A Guerra do Anel ocorre principalmente por todo o oeste da Terra-média, a leste das Montanhas Azuis (que eram a fronteira oriental de Beleriand quando esta ainda existia).

6. manwe-sulimo

manwe-sulimo Usuário

Sim... Beleriand (leste das Ered Luin) foi destruída pelos valar na Guerra da Ira, contra Morgoth, no fim da Primeira Era. E Númenor foi destruída por intervenção direta de Ilúvatar, no fim da Segunda Era.

Númenor estava próxima tanto de Aman quanto da Terra-Média, tanto é que do topo da Meneltarma dava pra ver o brilho de Tol-Eressëa...

O que sobrou foi o extremo norte de Arda, como Helcaraxë...

7. Slicer

Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

Beleriand ficava a noroeste de Eriador, portanto a oeste das Ered Luin. Tudo que sobrou de Beleriand foi uma parte de Ossiriand, que foi partida ao meio pelo Golfo de Lûn, e a região se chama agora Lindon. A parte norte é Forlindon, e a sul Harlindon.

Agora eu tenho uma pergunta: a quantas milhas das Montanhas Azuis se encontravam as tais Montanhas Vermelhas e Cuiviénen? Isso já foi calculado? E o Mar de Rhûn era o que sobrou do Mar Interno de Helcar? Seria a Terra-média (e Aman, por via das dúvidas) mais extensa latitudinalmente como a Europa+Ásia ou longitudinalmente como a América do Sul?

8. mestre_yoda Æ

mestre_yoda Æ Usuário

Sim, Beleriand foi destruída pelos valar na Guerra da Ira, contra Morgoth, no fim da Primeira Era. E Númenor foi destruída por intervenção direta de Ilúvatar, no fim da Segunda Era.

9. manwe-sulimo

manwe-sulimo Usuário

Desculpem meu erro... obviamente, Beleriand ficava à NOROESTE das Ered Luin hehehe... Foi erro na hora da digitação hehe... eu deveria ter escrito Oeste...

Se não me engano, Aman seria extensa longitudinalmente como a América do Sul. Mas abaixo da Terra-Média haviam mais terras, onde ficavam as Grey Mountains, e a leste, as Orocarni.

Quando os elfos saem do Cuiviénen, é dito que eles cruzam um grande rio. Eu suspeito que seja o Anduin. Então, podemos suupor que o local do Despertar dos Elfos foi próximo (ou pouco distante) daquele local, à leste do rio...

10. Pandatur

Pandatur Usuário

Interessante também é que o topo da montanha(?) onde Maedhros era "rei", não submergiu (esqueci o nome agora), e nem o local onde a mãe de Túrin foi enterrada por Húrin.

11. Riff

Riff Usuário

E montanhas enormes como as Ered Gorgoroth afundaram. :roll:

PS:Dorthonion tbém não afundou

12. manwe-sulimo

manwe-sulimo Usuário

não lembrava desses fatos sobre não terem afundado o pico do monte ou montanha ou sei lah o que de Maedhros não ter afundado hehe... interessante... :-)

13. mestre_yoda Æ

mestre_yoda Æ Usuário

ouvi dizer que a terra média teria sido baseada na europa, não tem muito ha vê pelo mapa, mas, faze oque, então tem alguma coisa ha ver ou não??????

14. Goba

Goba luszt

Não é citado no Silmarillion nem no SdA, mas na introdução do Contos Inacabados é dito sobre tal montanha ter sobrevivido ao "Grande Dilúvio". :wink:

Não, não tem haver. Fizeram um mapa que dizia que as florestas, montanhas e regiões mostradas no mapa da Terra-Média correspondente à Terceira Era correspondia com locações da Europa. Mas isso é um grande papo furado e me foi dito ser um mapa ridículo. Tolkien criou e mais tarde usou esboços de Christopher Tolkien para tomar algumas diretrizes e fazer críticas ao filho. ( :mrgreen: )

15. Lord Meneltar

Lord Meneltar Argerich

Mas a localização geográfica dos continentes ardanianos(is that correct?) corresponde à localização dos continentes. Valinor pode ser a América do Norte , Númenor a Groenlândia e a Europa a terra-média.O norte africano seria o extremo harad e a península ibérica o harad próximo.Nesse caso, a ilha da grã bretanha não existiria.Também há uma outra suposição, na qual a Grã Bretanha seria Eressëa e Valinor seria a groenlândia...
    Como vêem, caros amigos, é impossível determinar o que se passa na cabeça do nosso brilhante amigo Tolkien, mas que há semelhanças, há. 8-)

16. Tilion

Tilion Administrador

Tem relações com a Europa sim, e Tolkien menciona isso em uma das cartas, se não me engano, a qual não me lembro o número agora.

E £ord Meneltar, Númenor não foi feita para corresponder à Groenlândia, e sim à Atlântida (de modo que a Terra da Estrela nada mais é do que a versão de Tolkien para o mito de Platão). :wink:

17. Lord Meneltar

Lord Meneltar Argerich

Ô.K. , mas Atlântida fica entre a Am. do sul e a África!
    Além disso, há varias interpretações possíveis! :wink:

18. Tilion

Tilion Administrador

Não nesse caso, uma vez que o próprio Tolkien disse que Númenor era a sua Atlântida. :wink:

19. Lord Meneltar

Lord Meneltar Argerich

mas como eu já disse , Atlândida seria incoerência, uma vez que fica entre a América do Sul e a África, em latituda aprox. 30ºS 8-)

20. Tilion

Tilion Administrador

Só que os continentes na obra de Tolkien não correpondem completamente com os do nosso mundo, principalmente em posição. As características da TM é que possuem semelhanças mais evidentes com a Europa e a África, por exemplo.

Tolkien colocou sua Atlândida onde julgou melhor. :wink:

Além disso, Aman saiu dos círculos do mundo... e, pelo que eu sei, a América do Norte continua onde sempre esteve. :mrgreen:

Compartilhar