Seiko-chan
Retardada
“Radagast, o Castanho!”, riu Saruman, não mais escondendo o desprezo que sentia. “Radagast, o Domador de Pássaros! Radagast, o Simplório! Radagast, o Tolo! Mas pelo menos teve a capacidade de desempenhar a função que lhe designei. Você veio, e esse foi o propósito de minha mensagem. E aqui você permanecerá, Gandalf, o Cinzento, para descansar das viagens. Pois sou Saruman, o Sábio, Saruman, o Fazedor de Anéis, Saruman de Muitas Cores!”
À parte das explicações já conhecidas sobre a traição de Saruman e a batalha épica de Gandalf contra o Balrog de Moria, uma questão sempre seguiu as palavras de Gandalf: a evolução de um Mago é diretamente ligada à sua “cor”? Quem ou o que determina sua evolução e suas cores?
Galdalf, o Cinzento, assim como Saruman, eram Istari - criaturas no mesmo nível evolutivo, assim poderíamos dizer – sendo Saruman nomeado o Curunír por suas habilidades. Porém, dentro desse nível subentende-se que haja certa linearidade nesta evolução. Gandalf ascendeu a Mago Branco após derrotar o Balrog, assim como Saruman caiu ao abdicar de sua virtude, trair a Ordem e se auto-intitular “O de Muitas Cores”: sua traição e a maldade corromperam seu espírito a ponto de afetar seu poder, tornando-o mais fraco que Gandalf, O então Branco.
“(...) Colocou a mão sobre a cabeça de Gimli, e o anão ergueu os olhos e riu de repente.
—Gandalf! — disse ele. — Mas você está todo de branco!
— Sim, sou branco agora — disse Gandalf. — Na verdade, eu sou Saruman, quase poderíamos dizer, Saruman como ele deveria ter sido. Mas vamos agora, falem-me sobre vocês! Atravessei o fogo e águas profundas desde que nos separamos. Esqueci muita coisa que julgava saber, e aprendi de novo muita coisa que havia esquecido. Posso ver muitas coisas à distância, mas muitas coisas que estão próximas eu não consigo ver (...)”
Entretanto, a escalada ao mérito de Mago Branco não veio por acaso. Creio que seja o próprio espírito do Mago que determina essa evolução de modo inconsciente, à parte a Ordem citada por Gandalf, assim como Radagast poderia ascender de Castanho a Cinzento um dia.
Segundo a teoria hermética da existência da “segunda morte”, ou a morte do espírito, a evolução humana caminha para frente, rumo ao alto, mas não retroage – ela se degrada, e perde individualidade até voltar a integrar o Vazio da origem. Isso poderia se aplicar à evolução de Gandalf, como se ele tivesse se apossado da individualidade que Saruman abandonou em seus planos, no início de uma queda vertiginosa. A atitude de Gandalf, como que recém nascido, consciente de muitas coisas e inconsciente de outras, de certa forma confirma isso. É como se um denso véu que estaria preso a seus olhos de repente caísse, nesse novo degrau.
Neste caso, o que aconteria ao próprio Saruman, em sua trajetória contrária à evolução? Ao correr da noite tos tempos perderia sua própria personalidade?
Se já houver uma discussão sobre o tema já existente, gostaria de conhecê-la. Se não, convido a todos para discorrer sobre isso.
**EDIT**
Estou postando novamente este tópico pois foi perdido após o bug deste final de semana. Aos que já leram este tópico, fiz sutis mudanças em seu texto, pois no anterior não consegui expressar na íntegra essa questão.
Última edição: