• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre a cartilha "Politicamente Correto"...

Uma das piores coisas que o Brasil importou dos EUA foi o politicamente correto. E pelo jeito não vamos nos livrar facilmente.

Ser pejorativo é uma questão de contexto, de conotação. Uma frase como "você é uma criança" é bem inocente, mas se numa discussão aqui do Forum, por exemplo, alguém disser isso a outro usuário, boa coisa não significa (aliás, adolescentes particularmente se inflamam com uma frase daquelas).

Isso sem falar nas conotações de sarcasmo/ironia, como em:
"Você é esperto, hein?" :clap:
"Esses meninos são uns amores!"
Ou seja, dê-nos uma palavra e ela assumirá o significado que quisermos, positivo ou negativo, conforme o contexto e a conotação.

E como se tira o tom pejorativo da palavra que foi enraizada com esse sentido na nossa cultura?
- Encarando-a de frente, sem ter vergonha ou medo. E não escondendo-a, evitando-a, substituindo-a por algo "adequado".
- Dando auto-estima à minoria, para que a palavra não mais intimide.

A questão do racismo e do preconceito contra minorias em geral existe e não vai desaparecer com a mera substituição de palavras. Pois, se a estrutura preconceituosa se mantém, qualquer nova palavra que entre não vai mudar nada. Construções como "só podia ser coisa de <insira algo politicamente correto aqui>" continuarão sendo agressivas.

Ressalte-se o papel de movimentos pela auto-estima, como por ex, orgulho negro e 100% negro, tão mal-compreendidos. Lembrando que o sentido deles utopicamente seria apenas transitório -> numa sociedade igualitária, não haveria motivos para eles existirem pois não haveria preconceito a combater. Até lá, o trabalho continua. Não é motivo de vergonha ser negro, ou gay, ou anão. E nem ser chamado de negro, ou gay, ou anão.

Uma agressão verbal procura intimidar, inferiorizar o outro. Se um anão, por ex, se abala em ser chamado assim, se reage indignadamente, é porque, no fundo, ele vê algo de inferior nessa condição. E o agressor reconhece a vergonha do outro e se alimenta dela. Ensinar a essa minoria que há algo de errado, de feio em ser chamado de anão é um desserviço.

Aliás, comunista também está na cartilha, por ter sido usada pejorativamente no Brasil (afinal, aqui se dizia que comunistas comem criancinhas). O caso é que eu nunca vi um comunista que não tivesse orgulho de ser comunista.
 
Ué Engethor, mas é aquilo que eu já falei antes...

A Cartilha nunca foi destinada ao 'povão'.

Pelo contrário ela foi destinada para os meios de comunicação primordialmente.
 
Muitas expressões que originalmente tinham um tom racista, hoje perderam os seus siginficados originais, pelo fato dessas palavras estarem enraizadas no vocabulário popular, IMHO.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo