• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre a capacidade de criação na Térra-média...

Thingol

Amor de Melian, odiado por um
Esse é meu primeiro tópico e lendo sobre o Julgamento de Saruman, ví um argumento do Livio que me fez pensar nessa pergunta.

Tenho minhas opniões a respeito, é claro, mas se Saruman, caiu tanto, sua mudança de status me pareceu causada por sua saida da Ordem dos Magos.
A capacidade de criação da Terra-média dependia das Raças ou dos indivíduos?
 
O poder subcriativo era maior ou menor dependendo da raça, resumida e simplificadamente podemos falar que Valar > Maiar > Elfos > Homens.

Além da raça outros fatores contribuiam, um deles era a limitação que o corpo impunha. Em particular a capacidade subcriativa dos Istari (os magos, que eram maiar) estava muito limitada pelo corpo (hröa) no qual vieram a Terra-média (Gandalf após a luta com o Balrog retorna em um fána, tipo de corpo muito menos restritivo aos seus poderes).

Outro fator que poderia mudar aquela relação inicial de poderes é a corrupção. O melhor exemplo é o de Melkor, que inicialmente era o mais poderoso dos Valar e de tanto dissipar o seu poder em corrupções ficou muito enfraquecido.

Um último aspecto é a "especialização". Um Maia poderia superar um Vala numa determinada tarefa. No conjunto o Vala é mais poderoso que o Maia, mas este último poderia ser mais apto e executar alguma tarefa que o primeiro.

Saruman era mais poderoso (no conjunto) que Gandalf (ambos Maiar), mas isso não impedia de Gandalf ser mais sábio, por exemplo, do que Saruman. No início ambos estavam encarnados em um hröa o que limitava muito o uso de seus poderes. Mais tarde, conforme disse antes, Gandalf retorna em um fána, o que limitava muito menos o seu poder e por este motivo ele foi capaz de suplantar Saruman facilmente, que ainda estava em um hröa.

Voltando a sua pergunta. O fator principal para determinar a dimensão do poder subcriativo de indivíduo era a sua raça. Mas comparando indivíduos de mesma raça poderíamos observar grande diferença de poder. Começando pelos próprios Valar, que estavam divididos em dois grupos. Os de maior poder: Manwë, Varda, Ulmo, Yavanna, Aulë, Námo (Mandos), Nienna e Oromë. Os de menor poder: Irmo (Lórien), Tulkas, Estë, Vairë, Vána e Nessa.

Sauron era o mais poderoso de todos os Maiar e Melkor foi a mais poderosa criatura que já existiu, mas ambos perderam muito de seu poder após dissiparem-no em suas obras de corrupção.
 
Última edição:
Entendi, parcialmente. Obrigado pela explicação.

Mas Morgoth e Sauron por assim dizer deixaram ou perderam seus status como Vala e Maia com suas perversões? Um amigo havia me falado que no caso de Morgoth, ele pretendia comprometer todas as substâncias da Terra-média com sua essencia. Isso aconteceu ou isso está errado?
Se for assim como ele me falou, até as coisas feitas pelos elfos teriam um tanto do poder de Morgoth.
 
Valar e Maiar são classificações de uma 'raça' mais abrangente, os Ainur, que incluem todas as criaturas de Eru antes de Arda.

Morgoth deixou de ser contado entre os Valar e ficou como um a parte, Sauron continuava contado entre os Maiar, se não me engano. Mas ambos dissiparam muito do seu poder em corrupções. Sauron, num certo sentido foi até mais engenhoso do que Morgoth, mas isso é papo para outro post.

O que seu amigo falou procedo. Dê uma lida nesse artigo de nosso amigo Imrahil, ele relata exatamente este fato.

E a conseqüência é exatamente esta que você concluiu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo