• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Snape [contém spoiler]

Dona @Lissa achei esse tópico o mais apropriado. Agora tente convencer um sonserino de que é errado defender o Snape...sonserino e capricorniano, ainda por cima, tal como o original. (Mas já fui mais simpático a ele do que hj em dia)

Eu sou sonserina também, mas nem por isso passo pano pra babaca abusivo ;)
 
  • Amei
Reactions: Bel
Mas eu só disse que ele é um anjinho e coloquei a foto dele de avatar não passei pano (rsrs).
 
Em resumo:

- Quando vemos um flashback de Snape criança conhecendo Lily, Petúnia diz que Snape vestia algo como uma "blouse" de mulher. Resta saber se essa é a impressão da roupa dos bruxos em geral, mas não lembro de esse ser o caso...

- Hermione acha que o half-blood prince (que veio a ser Snape) era uma mulher, por causa da letra. Qual seria a intenção de JK de escrever isso?

- O patrono do Snape é uma corça (cervo fêmea), como de Lílian. A intepretação usual é a de um amor platônico, mas convenhamos, pra lá de idealizada essa história toda, destoante de todos relacionamentos da série, e do que vemos sobre os patronos (o patrono de James, por exemplo, é um cervo). Faria mais sentido que ele fosse o amigo um tanto quanto afeminado de Lílian, que a idealizava e a personificava em certo sentido, e depois tenha sido outcasted pelos marotos.

- Pela culpa na morte de Lily e por personificá-la, Snape tenta assumir o papel de "mãe" do Harry, por exemplo, quando, usando o patrono de Lily, guia Harry até a espada no lago. Narcisa também pede que Snape proteja Draco, o que remete a um papel parecido por parte de Snape.

- Há até quem tenha comparado com a Senhora do Lago do Rei Arthur - a entidade que dá ao rei Arthur a espada, e inclusive mata o mago Merlin/Dumbledore.[1] No clássico filme Excalibur, por exemplo, Arthur e Lancelot brigam, mas ficam amigos justamente após a espada ser recuperada do lago, exatamente como Harry e Rony.

- A primeira aparição de Snape é ele falando da "fina arte das poções" (algo estereotipicamente feminino) e desprezando o uso de varinhas. E de fato, fora coisas super pontuais, a atuação do Snape nos livros não é muito masculina, combativa.

- Em Prisioneiro de Azkaban, vemos o "Snape" saindo do armário e vestindo roupas femininas. E quem sugere a imagem é justamente Lupin, um dos marotos.

- Só depois da morte Snape é redimido e reconhecido (por Harry) como um "brave man". Claro né, esperavam que fosse "brave woman"? Durante quase toda a obra Snape é visto como alguém de trejeitos estranhos e dúbios, só quando se redime é que é que adquire o status de "brave man".
 
Última edição:
Esse é bem daqueles casos onde o consciente da Rowling devia estar indo pra uma direção e o inconsciente pro outro. Um dos mais interessantes casos de ambiguidade da "voz autoral" sem dúvida nenhuma, considerando a aparente transfobia da Rowling.

harry potter my body is ready GIF
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo