• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sméagol x Gollum

Elfo de Lothlórien

Seek and find what lingers deep inside
Estou lendo pela 3ª vez a Edição Única de SDA e me surgiu uma pequena dúvida: como e por que o Anel (se é que foi ele) deixou Sméagol com aquela aparência medonha e também com uma "dupla personalidade"?
 
Última edição:
Veja o Um causava em seu portador uma vontade imensa em possui-lo, com Smeagol o que ocorre não é bem uma segunda personalidade mas é que ele foi dominado por essa ganância louca pelo Anel.

Quando ele se encontra com frodo e percebe a bondade deste, ele (Smeagol) volta a ter parte da bondade que tinha antes e estava "guardada bem lá no fundo".

A aparência foi pelo fato dele ficar muito tempo escondido numa caverna escura; seu corpo criou adaptações para a nova condição (olhos maiores pra absorvber mais luz e enxergar melhor, um corpo esguio pela falta de alimentos além de facilitar o nado...)
 
Gostei da explicação... mais eu achava que o Smeagle tinha uma dupla personalidade desde antes de possuir o anel.. ñ sei como é no livro.. mais no filme.. qndo se explica como ele ficou assim.. ele qndo obtem o anel fala : " ele é nosso.. ele é nosso"
 
Eu entendo a dupla personalidade de Smeagol como, uma sendo a dele mesmo(Smeagol) e a outra(Gollum) a do Anel.
 
Eu entendo a dupla personalidade dele para explicar o assassinato de Deagol e outras maldades que ele cometeu em sua vida: "não foi eu foi o precioso." Ele podia alegar insanidade temporaria:lol:
 
O problema de só ter visto os filmes é esse: você tem que lembrar que o que deve ser considerado como "fato" é o que consta nos livros. O filme é uma ADAPTAÇÃO da obra original. ;-)

Veja o Anel "força" Smeagol a matar seu primo e depois torna-o tão egoísta que ele acaba sendo expulso de sua comunidade; eu não entendo Smeagol/Gollum como dupla personalidade (sim, o filme dá essa impressão), no livro é uma coisa mais sutil... seria mais como a conciência dele fazendo-o perceber tudo de ruim que lhe aconteceu.

Shanti
eu não vejo a "personalidade" cruel do Smeagol 9Gollum) como sendo DO Anel; pq o Um não era um ser inteligente... é horrível de explicar. Imagine um robô programado para fazer algo? O Um fazia isso: queria voltar para seu mestre. A maldade, ganância e outros sentimentos ruins que causava eram apenas o "jeitinho" que o Um encontrava para atingir seu objetivo (é como se fosse a programação - feita por Sauron - do "robô" Um Anel).

Nossa será que eu me fiz entender? :think:
 
O Ramalokion disse tudo.

Mas é meio confuso analisar o Sméagol. Apesar de ser inicialmente bondoso, ele matou um amigo para ficar com o Anel, talvez já existisse um pouco de Gollum dentro dele e com a influência do Anel isto acabou muito mais predominante na personalidade, do mesmo jeito que o Anel não foi destruido incialmente, quanto ele tentou Isildur.
 
Eu entendo o que você quer dizer Ramalokion, nos filmes dá a entender isso. Mas mesmo no livro as vezes você percebe que o "Gollum" ou quando Smeagol é o Gollum é que ele é capaz de realizar as maiores maldades então por isso eu penso que Smeagol bom "criou" essa personalidade para justificar não só a sua solidão, pois ele era sozinho, mas também para justificar seus crimes, uma mente culpada e perturbada não pode fazer isso?
 
Laninha

olha eu até acho que ele "se divide" sim, uma mente como a dele poderia fazer isso. Mas veja que o Smeagol foi possuido pela maldade do Um logo que o viu! Pra mim Smeagol já tinha esse lado ruim 9como todos nós!), o Um só reforçou isso; e o fato dele (Smeagol) ter ficado tanto tempo só se "consumindo" pelo desejo pode ter ajudado nessa divisão.

Enfim; pra mim Gollum/Smeagol são o mesmo, quando o personagem parece ter dupla personalidade é que na verdade ele está dando voz a sentimentos antigos e (até então) enterrados. mas enfim... Freud explica! :g:
 
Ele é esquizóide! Possui sete dos noves sintomas da doença, como apego a fantasias, distanciamento das relações sociais e dupla-personalodade :lol:

Falando serio: acho que ele pode ter tido mesmo uma dupla personalidade, pois ele simplesmente debatia consigo mesmo, como se fosse outra pessoa. Talvez fosse a influencia do anel: Smeagol era a parte boa, o original, e góllun uma personalidade criada apartir da influencia do anel.
 
Ramalokion disse:
Shanti
eu não vejo a "personalidade" cruel do Smeagol 9Gollum) como sendo DO Anel
Bom Roma, acho que a Laninha conseguiu pegar o sentido do que eu quis dizer, mas tava com a maior preguiça de explicar :mrgreen: :
*laninha* disse:
Mas mesmo no livro as vezes você percebe que o "Gollum" ou quando Smeagol é o Gollum é que ele é capaz de realizar as maiores maldades então por isso eu penso que Smeagol bom "criou" essa personalidade para justificar não só a sua solidão, pois ele era sozinho, mas também para justificar seus crimes
E a título de curiosidade, olha o que eu achei: Perfil Psicológico de Gollum.
Bem interessante.:lol:
 
Última edição:
Ramalokion: olha eu até acho que ele "se divide" sim, uma mente como a dele poderia fazer isso. Mas veja que o Smeagol foi possuido pela maldade do Um logo que o viu! Pra mim Smeagol já tinha esse lado ruim 9como todos nós!), o Um só reforçou isso; e o fato dele (Smeagol) ter ficado tanto tempo só se "consumindo" pelo desejo pode ter ajudado nessa divisão
Eu às vezes penso nisso, porque Smeagol matou seu amigo por uma coisa que ele só tinha visto de relance? Ele tinha um lado mau que se revelou de forma estranha nos tempos em que vivia com sua familia o proprio Gandalf fala isso que o anel tinha dado poderes a ele de acordo com o tanto que ele era mesquinho.Por isso eu as vezes penso que ele estava de acordo com esse lado seu, o " Gollum" ele o criou e o mantinha para justificar os seu atos, mas a pergunta para mim ainda fica.
E Shanti essa do problema da tireoide foi demais!:lol:
 
Ramalokion disse:
Laninha

olha eu até acho que ele "se divide" sim, uma mente como a dele poderia fazer isso. Mas veja que o Smeagol foi possuido pela maldade do Um logo que o viu! Pra mim Smeagol já tinha esse lado ruim 9como todos nós!), o Um só reforçou isso; e o fato dele (Smeagol) ter ficado tanto tempo só se "consumindo" pelo desejo pode ter ajudado nessa divisão.

Enfim; pra mim Gollum/Smeagol são o mesmo, quando o personagem parece ter dupla personalidade é que na verdade ele está dando voz a sentimentos antigos e (até então) enterrados. mas enfim... Freud explica! :g:

Ahhh detesto ter que recorer só a minha mente para responder mas não to com o SdA em mãos...

Se eu não me engano Smeagol tinha um lado ruim sim. Na verdade invejoso. Tem uma parte do SdA que fala sobre o relacionamento dele com a familia. Algo como inveja do primo que ia casar ou algo do tipo...((((ahhh que memória ruim a minha)))) (juro que vou olhar e coloco aqui)

Fato - O Um Anel tentava qualquer pessoa. Imagina uma pessoa propensa a maldade, inveja, egoismo e tudo mais? Seria corrompida fácil. E foi o que aconteceu com ele.

É só ver o exemplo do Boromir. Ele queria o Anel para Destruir o inimigo mas manter o pai como Regente (eu acredito que ele queria se tornar Rei) e que o pai continuasse a mandar em tudo. INVEJA, PODER, FAMA, EGOISMO... ai bábau, se corrompeu por uns instantes pela Força do Um.

Já Frodo não tinha eses pensamentos. Na verdade teve lá na montanha na hora de jogar o Um, mas antes disso ele se portou como uma verdadeiro herói. Só queria saber de destruir o Um e manter seus amigos, conhecidos e não conhecidos a salvo.

"quando um não quer dois não brigam" ... O Um queria tentar Frodo, mas Frodo não estava afim de ser Rei ou o Héroi da história. Ele queria cumprir o que lhe foi incumbido...

See ya...
 
Se eu não me engano Smeagol tinha um lado ruim sim. Na verdade invejoso. Tem uma parte do SdA que fala sobre o relacionamento dele com a familia. Algo como inveja do primo que ia casar ou algo do tipo...((((ahhh que memória ruim a minha)))) (juro que vou olhar e coloco aqui)
:ahn?: Na verdade era o dia do aniversario do proprio Smeagol e ele acreditava que devia "ganhar" o anel por isso como Deagol se recusou a entregar o anel ele o tomou matando Deagol. Smeagol era "diferente" das outras pessoas de sua familia (já falei isso), mas ainda não era declaradamente mal, isso só se revelou depois da morte de Deagol quando Smeagol ouvia os segredos e atormentava as pessoas sendo por fim expulso da sua familia.
 
*laninha* disse:
Smeagol era "diferente" das outras pessoas de sua familia (já falei isso), mas ainda não era declaradamente mal, isso só se revelou depois da morte de Deagol quando Smeagol ouvia os segredos e atormentava as pessoas sendo por fim expulso da sua familia.

Acho que "não ser declaradamente mal" é ser mal. Ele já era, nem que seja um pouco, mal.
AS coisas pioraram sim logo depois que ele começou a usar o anel para atasanar a familia.

O anel tentou ele, ele se deixou levar, e ai o resto da história todos sabem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo