1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sméagol.......totalmente corrompido?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por _aika, 22 Jun 2004.

  1. _aika

    _aika Diclonius

    E aí gente, eu queria saber uma coisa: O Gollum, Ou Sméagol, foi totalmente corrompido pelo anel? Ou ainda restava algo de bom nele no final da história???????? :o?:
     
  2. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    Eu penso que ainda restava um pouco de Smeagol dentro de si, mas no fim, o mau Gollum conseguiu vencer e aí ele se deu mal... :tsc:
     
  3. Ainadhel ¤

    Ainadhel ¤ Usuário

    Eu acho que existia sim algo de bom, não é a toa que tinha aqueles conflitos entre o sméagol e o gollum, mas ambas as partes estavam "viciadas" no anel. só que uma parte era boazinha e outra má.
     
  4. Passolargo

    Passolargo Your face warped in pain...

    Creio que ele foi totalmente corrompido, pois independente de personalidade, o único objetivo era ter o anel para si a qualquer custo.
     
  5. Acredito que existia sim, alguma coisa boa nele...mas no fim, ele acabou se perdendo com o desejo que tinha por possuir o UM...e deu no que deu! :)

    ate mais...
     
  6. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    se tinha algo de bom se derreteu na lava :twisted:
     
  7. Smaug

    Smaug Cacho

    A questão de bondade dentro dele restava sim, pois como já foi discutido num tópico sabe-se que um ser não pode ser totalmente mal, pois senão nem ele agüenta-se.

    Sméagol tinha dupla personalidade, a sua original e a 'Gollum'.

    Mas eu vou comentar isso: "restava algo de bom nele no final da história ?"
    A resposta rápida e resumida seria: Não. E a explicação rápida seria 'pois ele queria o anel e nada mais'. Porém como estamos discutindo, é preciso apresentar fatos e comentar sobre eles:

    1-Nas Emyn Muil:

    - No inicio da sua 'união' com Frodo e Sam, nas Emyn Muil, ele mostrou-se bom, sem tentar nada de extraordinário contra eles, e simplesmente mostrou-se a serviço de Frodo para guiar ele na missão de destruir o seu precioso. Frodo confiante aceitou ter um guia (Gollum/Sméagol), que revelou-se neste momento como amigo e destinado a ajudar eles a seguirem os seus caminhos sem tentar fazer algo ruim, pois sabi que seria um fracaso tenatr logo de inicio, portanto neste momento ele segurava o ódio dentro de si sem fazer mal a alguem;

    2-Na Toca de Laracna:
    - Nesta parte, Gollum começou a 'liberar seus hormonios' e mostrar-se agressivo, a ponto de revelar realmente quem era ele, (e isso realizou-se, depois disso Frodo e Sam seguiram sozinhos em sua jornada ate a montanha). Num momento de distração, Frodo foi atacado por Gollum que na sua tentativa fracasada de pegar o Anel mostrou quem era e foi desmascarado e perdeu a confiança. [a partir disto, Gollum teve que atacar sozinho, como o item 3]

    3- Na Montanha da Perdição:
    [uma breve história]Desmascarado, Gollum seguia firme na sua ambição pelo Um Anel. Frodo carregado por Sam foi destruir o Anel na 'ponte', mas algo havia se intrometido na luta: Gollum, que com golpe na cabeça de Sam deixou-o incosciente e foi correndo para pegar o Anel de Frodo na ultima das tentativas. Frodo invisivel pelo uso do Anel, foi mordido por Gollum que conseguiu pegar o Anel e no auge de sua felicidade deu um passo em falço e caiu nas fendas da montanha da perdição.
    [Conclusão]Pode observar-se que Gollum mal sabia de seus atos naquele momento, para ele, era o Anel e nada mais, porem ele foi enganado por ele mesmo pela sua ultima tentativa (fracassada) de ficar com o precioso, Gollum em seu ultimo ato revelou então o mal, por isso eu penso que ele foi e fez o mal (p/ Frodo, não p/ TM) e morreu na sua atitude de ambição...


    Então, o numero 1 mostra a confiança, o 2 a revelação de quem é quem, e o 3 o momento final, onde apresenta Gollum como mal em seu ultimo ato.

    :obiggraz:
     
  8. Metz

    Metz ...

    Como todo mundo sabe ele não era mau, perguntar se ele acabou bom ou mau no final da história eu acho relativo que na verdade cada um personagem tem o seu fim diferente. Depois de ser controlado pelo anel o Smeagol-Gollum ficava naquele meio termo, pouco antes de levar os hobbits a toca da Laracna, aquilo pra mim oi a morte do Smeagol, a partir daí até ele cair em Orodruin, já era um outro ser pra mim, daí ele não tinha mais nem um resquicio de ser bom. Ou seja: morreu "fisicamente" mau.
    alguem entendeu? (não sei me expressar escrevendo direito)
     
  9. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    ele mantinha resquicios de seu lado bom... mas o lado mau, no final, acabou dominando-o quase que completamente, sufocando o pouco de bondade que ele tinha. Ou seja não acabou 100% mau... mas sua bondade jah não se mostrava mais!
     
  10. Mith

    Mith This server is too busy!

    Para mim, restava muito pouco da bondade de Gollum, pois ele ainda continuava sendo um Hobbit corrompido! Mas as suas duas personalidades eram movidas pelo insásiavel desejo de conseguir novamente o Um; sua vida dependia daquilo, e para mim, isso diminuia cada vez mais a sua bondade.

    Para mim, nas Emyn Muil ele estava apenas começando a bolas o seu plano, tanto que ele concretiza o mesmo quando ele dá uma fugidinha enquanto Frodo e Sam descansam. Mas seu lado bom ainda persistia.

    Na Toca de Laracna...ali ele estava executando uma das milhares de tentativas para pegar o Um, mas deu uma falhada.

    Na Montanha da Perdição a história é meia diferente da sua pelo que me lembro. :wink:
     
  11. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

    Gollum tinha dentro dele ainda bondade, porém o poder do Anel, sendo muito grande, suplantava essa bondade.
     
  12. Decipher

    Decipher Usuário

    Acho que alguma coisa de bom existia nele, tanto que tinha aquelas lutas e taus entre Gollum e Sméagol. Mas acho que ele já era mais ruim do que bom, o mal já predominava. Tanto que ele acaba vencendo o pouco de bem q ainda restava. :osigh:
     
  13. O maior problema era o Anel mesmo....a parte boa de Gollum sempre desaparecia quando o Anel falava mais alto, ou seja, na maioria das vezes...

    Gollum, no inicio, quando encontrou Frodo e Sam, acho que estava a um tempo longe do UM de certa forma.....depois, começou a conviver com o Anel e isso pode ter transformado ele para situações como a Toca da Laracna e na Montanha da Perdição, nas Samath Naur...

    ate mais... :)
     
  14. Mith

    Mith This server is too busy!

    Mas o Anel ainda tinha o poder de controlar Gollum a fazer coisas muito ruins, sua vontade de recuperar o seu precioso ainda continuava a mesma.
     

Compartilhar