1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Smartphone Modular

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Lord Leonan, 3 Mai 2014.

  1. Lord Leonan

    Lord Leonan Usuário

    Fala pessoal,

    Ultimamente passei a acompanhar um pouco mais as notícias sobre smartphones, pois estou precisando trocar o meu (um antigo Galaxy S - Sim, eu raramente troco de celular).

    Nessas buscas, acabei encontrando algumas notícias sobre o celular modular da Google (que está em alta no momento, parece que todo site quer publicar uma matérias sobre ele).

    Achei simplesmente genial o conceito. Quando fui ler as especificações oficiais no site do projeto, fiquei ainda mais surpreso. O projeto me pareceu simples e natural. Não pude acreditar que até hoje ainda não temos nenhuma alternativa comercial do tipo.

    Se repararmos, atualmente pagamos por muitos recursos que não utilizamos. Porque preciso de uma câmera de 40 megapixels se eu prefiro tirar fotos com uma câmera DSLR? Porque uma pessoa que usa o celular somente para fazer chamadas precisa de 15 Gb de memória interna? Porque uma pessoa que só quer ouvir música precisa pagar por um processador de 4 núcleos? Porque preciso de um sensor de movimentos se não uso a funcionalidade? Porque precisamos pagar mais por recursos que não utilizamos?

    Outra questão é o próprio mercado. Dada uma plataforma base, criada por uma única empresa, no caso o Google, diversas outras empresas se beneficiariam na venda de componentes. Uma empresa que fabrica lentes para câmeras poderia criar o módulo de câmera digital. Uma empresa que fabrica memória poderia criar um módulo de memória. Uma empresa que fabrica auto-falante, idem. Todo mundo sai ganhando nessa. Sem contar que os módulos poderiam ser comercializados entre os próprios consumidores (comércio de usados).

    Acredito que o único fator que pode emperrar o projeto é o custo de cada módulo. Se o custo de montar um celular de configuração x for o mesmo que comprar um celular padrão de mesma configuração, acredito que o consumidor médio opte pelo celular padrão. O meu maior receio é que o celular se torne peça de entusiasta.

    O que vocês acham de tudo isso?

    Para quem ainda não conhece o conceito, segue um vídeo explicativo:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  2. Lucas Ferraz

    Lucas Ferraz Usuário

    Já hvia lido a respeito e tudo mas ver mesmo foi sensacional. Isso vai ser bem legal.
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    O conceito do projeto é muito bom e concordo contigo. Espero que não aconteça o mesmo com o Arduino que é uma placa eletrônica analógico-digital com microcontrolador que através de módulos permite realizar projetos de automação e robótica de altíssimo nível e utilidade, porém o custo dos módulos no mercado brasileiro ainda é caro.
     
  4. Gostaria de experimentar, mas não sei se vai cair nas minhas graças, pra mudar pro touchscreen já foi um saco!
     

Compartilhar