1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sites bacanas de ciência e tecnologia

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Mikelamp, 18 Jan 2016.

  1. Mikelamp

    Mikelamp Usuário

    Olá todo mundo, sou novo no fórum e curioso por tecnologia.

    Que sites bacanas de ciência e tecnologia vcs costumam visitar , o que vcs curtem nele?
    Eu gostaria de algum site que facilitasse termos cientificos complexos.
     
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    No meu caso depende sempre do que estou buscando, pois há categorias e eu uso a internet como um índice remissivo gigante. Por exemplo, revistas e sites de ciência popular são pra dar uma relaxada (Ex: Newscientist, Scientific American, Pesquisa Fapesp, etc...), sites de áreas específicas (Ex: Revista de História da Arte e Arqueologia ou Filologia e Linguística Portuguesa), sites com bases de dados para projetos de faculdade (Ex: Probe.br, etc...).


    A categoria de ciência popular por exemplo tem a ciência para crianças e adolescentes (Tipo a revista Superinteressante) que mira na ciência básica com toques de sensacionalismo para atrair a atenção. Para isso o Youtube é legal porque possui vídeos e canais que ensinam sobre como funcionam as coisas desde fenômenos naturais, passando por aparelhos e equipamentos modernos até experiências feitas em casa como por exemplo “Como fazer um caleidoscópio caseiro?”


    Já adultos há no Youtube conteúdo mais delicado tipo como fazer uma bola de plasma em casa, ou da receita de nitroglicerina, esse tipo de coisas.


    Pra quem curte documentários o Google encontra sites com listas de filmes. Ex:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Além disso há outros concorrentes de plataformas de vídeo além do Youtube como o Vimeo que trazem conteúdo nelas também...


    Há também muita coisas diversas para se ler, de sites que buscam estudar o pensamento científico como o Institute for The Future ou o The Technium do Kevin Kelly, passando por áreas de interface como psicologia (interface entre espiritualidade/religião e biologia tipo o Noetics.org), geografia (Newgeography), notícias populares militares (defesanet), anomalias (The Anomalist), históricos (atualmente estou lendo 8 anos de postagens e comentários de um blog sobre animação nos anos 60,70 e 80 porque tenho hábito de ler blogs completos), arquitetura popular (fórum de discussão Skyscrapercity), marketing, informática popular (Ex: Planetgeek) notícias alternativas, comunidades de profissionais como fóruns de enfermagem nos Eua para pegar dicas de como ajudar idosos, como cuidar de grávidas, etc...


    Além de fóruns eu uso as ferramentas de pesquisa por imagens e sons, pesquisa de sites perdidos que já não existem mais com o uso do WayBackMachine do Web Archive (dava pra usar também o cache do google), tradutores, dicionários de etimologia, bibliotecas, sites de inteligência (ex:Public Intelligence).


    Outra dica muito boa é acompanhar sites de arte e design porque muita tecnologia alcança a prática primeiro por meio dos artistas daí que quando encontro sites de arte brasileiros e estrangeiros eles vão para a minha lista de favoritos como o Collossal, o ShiftJapan e o TokyoArtBeat. Além de que sites de arte trazem resenhas de aparelhos novos e lançamentos como câmeras, etc... Por exemplo, olha que impressora legal pra se ter:


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    Ou melhor, sem arte a ciência seria uma infelicidade, então um dos melhores canais é procurar ciência nos assuntos artísticos que a pessoa curte.


    Os sites sobre futurologia também são bem legais pra estimular a fome por ciência, mas vou parar porque tá longo já... XD
     
  3. Mireille

    Mireille One ring to rule them all

  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

  5. Mikelamp

    Mikelamp Usuário

    Obrigado Akira
     

Compartilhar