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Site legal!

Desenhe um iceberg bidimensional e veja como ele vai flutuar: https://joshdata.me/iceberger.html

Bobinho e divertido. Fica mais bobo e mais divertido depois de estudar como funciona e o código que o sujeito lá escreveu é bem didático para uma análise rápida.

O Javascript está legível e tenho certeza que se você abriu esse spoiler, você já foi fuçar lá também. O que ele faz é basicamente calcular os centros de massa do polígono que representa o iceberg e da parte submersa (usando a biblioteca turfjs para fazer o corte na linha d'água), determinar uma força de gravidade que puxa para baixo pelo baricentro do iceberg inteiro e uma de empuxo para cima pelo baricentro da parte submersa. Depois aplica uma leve translação em função do vetor resultante dessas duas e uma leve rotação usando esse mesmo vetor, e recalcula a posição de todos os vértices do polígono.

O código é iterativo e repete esse processo indefinidamente, mas como as mudanças são cada vez menores ele se estabiliza e parece ficar parado.

Tem um comentário lá que chamou minha atenção: a forma como ele calcula áreas é vulnerável a gerar áreas com valor negativo e tem uma etapa de validação para remover formas exóticas que disparam o bug. Removendo esse código dá para brincar de criar um iceberg voador: desenhe um "8" ou uma gravata borboleta (com as linhas centrais se cruzando, não basta aproximar) e com a área das duas partes aproximadamente igual. Isso vai fazer o código gerar a área negativa e usá-la para o cálculo do baricentro e das forças.

Edit: Muitos typos e aff.
 
Última edição:
Desenhe um iceberg bidimensional e veja como ele vai flutuar: https://joshdata.me/iceberger.html

Bobinho e divertido. Fica mais bobo e mais divertido depois de estudar como funciona e o código que o sujeito lá escreveu é bem didático para uma análise rápida.

O Javascript está legível e tenho certeza que se você abriu esse spoiler, você já foi fuçar lá também. O que ele faz é basicamente calcular os centros de massa do polígono que representa o iceberg e da parte submersa (usando a biblioteca turfjs para fazer o corte na linha d'água), determinar uma força de gravidade que puxa para baixo pelo baricentro do iceberg inteiro e uma de empuxo para cima pelo baricentro da parte submersa. Depois aplica uma leve translação em função do vetor resultante dessas duas e uma leve rotação usando esse mesmo vetor, e recalcula a posição de todos os vértices do polígono.

O código é iterativo e repete esse processo indefinidamente, mas como as mudanças são cada vez menores ele se estabiliza e parece ficar parado.

Tem um comentário lá que chamou minha atenção: a forma como ele calcula áreas é vulnerável a gerar áreas com valor negativo e tem uma etapa de validação validação para remover formas exóticas que disparam o bug. Removendo esse código dá para brincar de criar um iceberg voador: sem a validação, desenhe um "8" ou uma gravata borboleta (com as linhas centrais se cruzando, não basta aproximar) e com a área das duas partes aproximadamente igual. Isso vai fazer o código gerar uma área de valor negativa num ponto e aceitá-la para o cálculo do baricentro e das forças.

A parte da superfície, no meu, ficou parecendo um gato deitado! :lol:

Screenshot_2021-02-20 Iceberger.png
 
Desenhe um iceberg bidimensional e veja como ele vai flutuar: https://joshdata.me/iceberger.html

Bobinho e divertido. Fica mais bobo e mais divertido depois de estudar como funciona e o código que o sujeito lá escreveu é bem didático para uma análise rápida.

O Javascript está legível e tenho certeza que se você abriu esse spoiler, você já foi fuçar lá também. O que ele faz é basicamente calcular os centros de massa do polígono que representa o iceberg e da parte submersa (usando a biblioteca turfjs para fazer o corte na linha d'água), determinar uma força de gravidade que puxa para baixo pelo baricentro do iceberg inteiro e uma de empuxo para cima pelo baricentro da parte submersa. Depois aplica uma leve translação em função do vetor resultante dessas duas e uma leve rotação usando esse mesmo vetor, e recalcula a posição de todos os vértices do polígono.

O código é iterativo e repete esse processo indefinidamente, mas como as mudanças são cada vez menores ele se estabiliza e parece ficar parado.

Tem um comentário lá que chamou minha atenção: a forma como ele calcula áreas é vulnerável a gerar áreas com valor negativo e tem uma etapa de validação para remover formas exóticas que disparam o bug. Removendo esse código dá para brincar de criar um iceberg voador: desenhe um "8" ou uma gravata borboleta (com as linhas centrais se cruzando, não basta aproximar) e com a área das duas partes aproximadamente igual. Isso vai fazer o código gerar a área negativa e usá-la para o cálculo do baricentro e das forças.

Edit: Muitos typos e aff.

Legal! Testei desenhando o alfabeto.

Sim, eu adoro esses sites aleatórios.
 
Uma timeline da história da matemática: https://mathigon.org/timeline

Só não se aprofundem muito nela. Eu gostei da proposta, aí comecei a ver os detalhes e o site caiu um pouco no meu conceito. Tem vários nomes lá que se classificam mais como "usuários avançados" da matemática que como inovadores e faltam nomes que IMHO tiveram bem mais influência (ex. Alonzo Church).
 
Coloque o texto que você quiser, escolha a voz e o idioma.
Você vai ouvir o texto que escreveu.
Comece pelo seu nome, por exemplo...

É meio inutilzinho, mas é legal! :obiggraz:

http://vhost.oddcast.com/vhost_minisite/demos/tts/tts_example.html


* Editando: Que legal! O que começou com apenas uma brincadeira virou um tópico fixo! Agora q gente pode compartilhar esses sites inúteis, porém divertidos que fazem a alegria dos internautas que estão à toa! :D
Esse aqui,na verdade,é um site muito útil: http://lerolero.bgnweb.com.br/
Esse outro aqui também é muito importante:
Hehehehehe 😁😁😁😁
 
Última edição:
Esse site é bem legal e divertido,infelizmente para dar download nos textos criados tem que pagar...
 

Um site legal sobre viés cognitivo - cognitive biases.
Eu gostei das explicações por extenso que havia ali, mas só havia três... :(
Also: você já tinha alguma vez recomendado um livro sobre isso ou estou viajando? Se sim, qual era? :think:
 
https://james.darpinian.com/satellites/

Uma mistura de Stellarium com os programas de plotagem de posição de satélites (como o gpredict e o Heavens Above), mas plotando o resultado em tempo real sobre um Street View. Ou, resumindo numa imagem, é isso aqui:

https_james.darpinian.com_satellites_.jpg

Não substitui os programas individuais para quem está acostumado a usá-los, mas é uma boa demonstração para quem não está e ter tudo rodando no navegador é um feito técnico à parte (ainda que possa ser preciso desativar temporariamente algumas extensões de segurança e privacidade para funcionar). Melhor ainda se incentivar outros à caçar satélites (façam isso, é legal!). Sugestão do @Eleuvis, que não aparece no fórum há muitas eras do Sol, mas está vivo e bem.
 
https://littlealchemy2.com/ -- basicamente uma brincadeira de gerar objetos novos a partir de combinações de elementos e objetos anteriores. Utilidade prática: nenhuma (mas pelo menos não é *tão* perigoso quando o TVTropes :) )
igual o Doodle God.
Vc é deus e combina novos elementos para a Terra.
Começa inicialmente com os quatros elementos, terra, fogo, ar e agua.
Tem algumas combinações engraçadas, como dinheiro + telefone= Iphone.
 
Bem, este meu post não é sobre um site legal, na verdade ele é exatamente o oposto, sobre um site muito ruim, mas é por uma boa causa, então espero que esteja tudo bem.

Gostaria de pedir a quem se interessar que por favor assine e se possível também divulgue essa petição pedindo a remoção de um site muito ofensivo às mulheres: https://chng.it/t45TWGx9ds
 
Bem, este meu post não é sobre um site legal, na verdade ele é exatamente o oposto, sobre um site muito ruim, mas é por uma boa causa, então espero que esteja tudo bem.

Gostaria de pedir a quem se interessar que por favor assine e se possível também divulgue essa petição pedindo a remoção de um site muito ofensivo às mulheres: https://chng.it/t45TWGx9ds
Não seria melhor fazer um post só com sites ruins e colocar esse e outros lá? Assim os usuários podem saber não só os sites bons mas também os sites ruins para evitar...🤔
 

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