Detesto coisas como o sistema de magia de AD&D (é muito artificial).
Eu faria algo mais ou menos assim:
A magia vem de uma fonte parecida com a que usamos nos clérigos, mas não com deuses, e sim com objetos, lugares, criaturas, etc... Eu diria que não podemos considerar uma guilda de magos como o lugar mais mágico do mundo.
Mas falando como mestre e jogador, eu diria que os sistemas devem ser simples o suficiente para que a pessoa possa jogar sem ter que estar o tempo todo com fichas e livros que por vezes atrasam demais a campanha. Ele deve ser complexo, mas ao mesmo tempo funcional e simples.
Eu daria os seguintes atributos físicos e mentais:
Força (bastante relativa, não quer dizer que força x ergue peso y, tudo é casualidade)
Destreza
Reflexo (principalmente para iniciativa)
Constituição (que influiria diretamente na Força)
Agilidade (diferente de Reflexo, que é baseado em coisas inesperadas)
Mentais:
Vontade
Inteligência (bastante importante para problemas lúdicos)
Sabedoria (reflete mais o nível espiritual da pessoa)
Carisma
Conhecimento (explico mais tarde)
A exemplo do Daemon, eu daria um número inicial de pontos para distribuir. Mas seria por porcentagens, cada um começa com 12% e ganha, digamos, 300 pontos para distribuir?
É só um começo, portanto aceito sugestões...
