• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sinestesia

eyzaathe

Usuário
Saiu um artigo na Superinteressante desse mês sobre sinestesia.

Para quem não sabe... sinestesia é uma condição neurológica que faz com que a pessoa tenha associação de sentidos...
Do tipo um som te faz ter tb sensação de cor, cor som... os números têm cada um uma cor... e por aí vai.

Eu descobri que tenho isso, e até entrei em contato com os médicos ingleses lah q tão fazendo pesquisas a respeito.
Então bateu a curiosidade... alguém mais aqui acha que tem???

Seria ótimo conversar com outro sinesteta!!! :D
 
Eu não poderia dizer ao certo só de ler a SuperInteressante (acho que precisaria conversar com cientistas), mas me encaixei em alguns exemplos. Dou cores a números, dias da semana, meses do ano, assim como vejo cores em música. Assim como senti cheiros que pensei que fossem reais, mas eram só lembrança, enquanto lia um livro... Então, sim, acho que sou sinesteta :eek: .

Bizarro...

Ah, e a quarta-feira é extremamente violeta!
A 6a Sinfonia de Bethoven é laranja.
O número 9 é marrom.
Etc :mrgreen: .
 
A SuperInteressante de uns tempos pra cá ficou complicada. Ela era minha revista preferida até... o que... um ano atrás? Dois? Mas de repente ela começou a poularizar assuntos científicos, cientifizar assuntos que são meramente polêmicos e assim por diante (duas capas sobre maconha em poucos meses bastam como exemplo)

Dava pra explicar melhor o que seria a sinestesia (um texto técnico cairia bem)? Afinal, todos fazemos associações a todo instante, nada mais normal... como gravar aniversários sem essa característica? Vemos um dia e lembramos da pessoa.

[Editado]

Eu fui pesquisar por conta própria e descobri que a coisa é um pouco diferente do que está sendo discutida no tópico.

http://www.cerebronosso.bio.br/paginas/sinest.html
 
Glorwendel disse:
Eu não poderia dizer ao certo só de ler a SuperInteressante (acho que precisaria conversar com cientistas), mas me encaixei em alguns exemplos. Dou cores a números, dias da semana, meses do ano, assim como vejo cores em música. Assim como senti cheiros que pensei que fossem reais, mas eram só lembrança, enquanto lia um livro... Então, sim, acho que sou sinesteta :eek: .

Bizarro...

Ah, e a quarta-feira é extremamente violeta!
A 6a Sinfonia de Bethoven é laranja.
O número 9 é marrom.
Etc :mrgreen: .

de vez enquando acontece isso comigo, principalmente sentir cheiros q eu achu q sao reais...
 
As vezes eu ligo músicas com formas. A "Indios" do Legião Urbana é redonda. Uma parte da "Dark Passage" do Bloind Guardian é espiral... mas eu n acho q isso seja sinestesia. :mrgreen:
 
Na verdade, sinestesia não é bem isso...
BNão é uma lembrança... como do cheiro da comida. É uma associação q vc faz sem ter qualquer lembrança... é totalmente involuntário e incontrolável.
É, na verdade, mto diferente do q vcs estão falando...
E tb num é 'atribuir' a números ou palavras 'cores'. É algo que vem, naturalmente, acompanhando. :wink:

Se rolar interesse eu acho aki d novo a página do inglês que está conduzindo uma pesquisa a respeito e onde vou me cadastrar =)
Ah, eu botei algumas informações q copiei de lá no meu blog:
http://www.eyzaathe.blogspot.com
 
Cara, eu daria tudo pra ter isso, eu li a matéria e fiquei alucinado apesar de ser realmente muito dificil entender sem ter =/.
Viva os sinestesistas ( :eek: ) :beer:
 
Bom.. eu não ligo algo como numeros a cores rapidamente no cerebro... mas se eu paro pra pensar.. em qual a cor de um numero ou de alguma pessoa, eu faço isso facilmente... assim tb faço com as musicas.. q alias.. eu tb consigo imaginar formas pra elas
 
Não sei se isso se enquadra, mas certas vezes tenho a sensação de cheiros, tipo certas lembranças me dão essa sensação. :?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo