• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sinédoque, Nova York (Charlie Kaufman, 2008)

Meia Palavra

Usuário
Um dramaturgo hipocondríaco está sufocado com sua nova obra-prima: uma réplica em tamanho real de Nova York em um galpão, enquanto tem que conviver com as mulheres de sua vida.

Sinédoque é um tipo especial de metonímia baseada na relação quantitativa entre o significado original da palavra usada e o conteúdo. Normalmente utilizada como a parte pelo todo ou ao contrário (todo pela parte): “Ficou sem teto”, neste caso vemos que teto é uma parte do todo que seria a casa.”Brasil leva o ouro”, aqui temos um caso duplo, o time ou atleta é trocado pelo país de onde veio e troca-se a medalha pelo material que ela é feita.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Cara, esse filme é enorme.

Mas, wow, eu vi o filme de uma forma bem diferente. Não vejo como a peça como uma tentativa megalomaníaca de criar/controlar um mundo próprio; o que o Cotard busca incessantemente é fazer algo sincero. É o tipo de esforço que se vê na obra do Foster Wallace frequentemente (Octet me vem à mente). A peça vai crescendo pra acompanhar a vida dele, não pra sobrepor. E a peça acompanha a vida dele porque ele quer construir algo realmente verdadeiro, mas através de uma representação. E a peça vira a vida dele porque é pra peça que ele vive. Ele vive essa completa impossibilidade de representar a verdade de forma sincera (se se pensar que a representação é uma construção externa, todo o resto, acho, é autoevidente).

Já vi o Kaufman dizendo que Sinédoque é um filme de terror, que ele pensou em tudo o que deixava ele apavorado e tentou escrever a respeito. O filme é absurdo. É estranho, é bizarro, mas é muito humano. É um filme que me move bem mais do que um 8½ da vida.

Engraçado como o Kaufman passou a ter uma grande resistência (ao menos entre os cinéfilos que eu conheço) pós-hype-brilho-eterno-é-o-melhor-filme-do-mundo. Hoje em dia eu conheço muito mais gente que torce o nariz pro Kaufman do que gente que admira o cara. O que é uma pena.

Hm, aqui tem a introdução que o Kaufman escreveu pra publicação do roteiro, bem bacana.
 
Rodrigo Lattuada disse:
Cara, esse filme é enorme.

Mas, wow, eu vi o filme de uma forma bem diferente. Não vejo como a peça como uma tentativa megalomaníaca de criar/controlar um mundo próprio; o que o Cotard busca incessantemente é fazer algo sincero. É o tipo de esforço que se vê na obra do Foster Wallace frequentemente (Octet me vem à mente). A peça vai crescendo pra acompanhar a vida dele, não pra sobrepor. E a peça acompanha a vida dele porque ele quer construir algo realmente verdadeiro, mas através de uma representação. E a peça vira a vida dele porque é pra peça que ele vive. Ele vive essa completa impossibilidade de representar a verdade de forma sincera (se se pensar que a representação é uma construção externa, todo o resto, acho, é autoevidente).

Ver dessa maneira, no meu ver, é muito raso. Você citar sobre a busca da sinceridade é a parte autoevidente.

A comparação com Morel é válida, porque ele quer propagar a dor dele, lembremos que ele é hipocondríaco e não busca uma cura sua possível doença. Tanto que os personagens que representam ele não são doentes, são ausentes, manequins, fantasmas.

Já vi o Kaufman dizendo que Sinédoque é um filme de terror, que ele pensou em tudo o que deixava ele apavorado e tentou escrever a respeito. O filme é absurdo. É estranho, é bizarro, mas é muito humano. É um filme que me move bem mais do que um 8½ da vida.

Engraçado como o Kaufman passou a ter uma grande resistência (ao menos entre os cinéfilos que eu conheço) pós-hype-brilho-eterno-é-o-melhor-filme-do-mundo. Hoje em dia eu conheço muito mais gente que torce o nariz pro Kaufman do que gente que admira o cara. O que é uma pena.

Kaufman sempre será genial por causa de um filme: Adaptação. Não existe melhor exemplo de como ele conseguiu fazer um filme de suspense-comédia-drogas a partir da adaptação de um livro sobre orquídeas. Nesse filme ele dá o exemplo de como se encontra subplots em contextos que abrangem assuntos rasos.

Eu acho que seu exemplo de David Foster Wallace combina mais com esse filme do que com Sinédoque.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo