• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sindarin na escola!

Hoviel

Usuário
Parece pegadinha , mas não é: hoje saiu uma nota no Jornal A Tarde (Bahia) que os estudantes do "Turves Green Boys Technology College", na Inglaterra, estão estudando um dos idiomas criados por Tolkien, o sindarin. A justificativa dada pela coordenadora educacional é de que as aulas ajudam a aumentar a auto-estima dos alunos, principalmente aqueles com dificuldade de aprendizagem. Nas palavras dela "Os meninos adoram. E esse é o tipo de aula que ajuda a romper com a idéia de que a educação deve ter como único objetivo a formação para o mercado de trabalho(...) O curso proporciona o contato com alguns manuscritos antigos de Tolkien, o que ajuda a desenvolver algumas habilidades complexas".

Segundo a matéria a idéia é treinar raciocínio com civersão!

E vcs, o que acham dessa "moda"? Será que vingaria aqui no Brasil?
 
Acho interessante; apesar de que eu escolheria o Quenya para isso. :wink:
De fato, é um exercício de raciocínio lingüístico; não deixa de ser uma brincadeira cultural.

Mas não, eu acho que não vingaria nunca aqui no Brasil. Os porquês disso, acho que não convém discutir aqui.
 
A gente vai cair em discussões político-econômico-sociais se começarmos a discutir os porquês, por isso que não dá. :wink:

Essa escola fez isso por realmente poder fazer isso; agora no Brasil, do jeito que anda a educação, ninguém pode se dar ao luxo de fazer isso.

De lado isso, há o problema da obra tolkieniana no Brasil não ser nem de longe tão difundida como é na Inglaterra. A esmagadora maioria aqui ia simplesmente achar "babaca" e "coisa de nerd".
 
obrigada, eu imaginei que a justificativa seria algo do tipo e concordo inteiramente...deixa a política para os âmbitos onde ela é estritamente necessária... :)
 
ahh eu gostaria!!
quando eu li sobre isso achei mto legal!
tipo, a professora decidiu começar a dar as aulas porque que os seus alunos vinham mostrando grande interesse pelas línguas de Tolkien e suas obras, e isso eh muito bom!! o legal foi ter partido das crianças o interesse, e a professora ter tomado a iniciativa de organizar aulas! mto dez :obiggraz:
 
Nao daria certo no brasil claro que nao... o povo aqui nem ingles sabe falar vai saber falar elfico??? Ah verdade é que no brasil metade da populacao precisa aprender a falar portugues! (Começando por mim mesma! :lol: ) Isso é coisa de Ingles mesmo so podia....mais tem que ver que tolkien viveu la e taus né...mesmo assim acho sem nexo
 
Seria mto interessante poder estudar Sindarin (e Quenya tmb!), mas concordo que aqui no Brasil, por enquanto, é um tanto quanto inviável ter esse tipo de estudo nas escolas.

Francis Drake disse:
Pô q animal estudar sindarin... eu adoraria... mas seráq cansa!?
Acho que se você tiver mesmo vontade de aprender não cansa não, assim como qualquer outra coisa. :wink:

*Guinevere* disse:
Nao daria certo no brasil claro que nao... o povo aqui nem ingles sabe falar vai saber falar elfico??? Ah verdade é que no brasil metade da populacao precisa aprender a falar portugues! (Começando por mim mesma! ) Isso é coisa de Ingles mesmo so podia....mais tem que ver que tolkien viveu la e taus né...mesmo assim acho sem nexo
Até concordo, mas é aí que entram os problemas político-econômico-sociais que o Fëaruim tava falando.
 
poko provavel... mesmo pq pra aprender ingles é um grande desnimo de toda a população brasileira...imagine sindarin...
Isso que eu disse cara é sem chance ...ah verdade é que moramos num país de analfabetos ... quem fala ingles é minoria... se falassem elfico iam ser um bando de atoas !
 
Nossa! Seria tão legal... :obiggraz:

Aqui no Brasil? Muito longe de acontecer ainda. Além desses problemas político-econômico-sociais que vcs falaram, ainda tem problema que é a cabeça da maioria dos estudantes. Se inglês que é facil de aprender eles já acham um saco, uma coisa de outro mundo, imagina Sindarin. :?

...

(seria mais legal ainda o Quenya :obiggraz: )
 
Putz, que inveja... Aqui no Brasil não teria isso jamais!! Não se estuda mais nem o latim, que formou o português... menos ainda uma língua inventada...
Concordo com os que disseram que o quenya seria mais legal! :grinlove:
 
Hoviel disse:
Parece pegadinha , mas não é: hoje saiu uma nota no Jornal A Tarde (Bahia) que os estudantes do "Turves Green Boys Technology College", na Inglaterra, estão estudando um dos idiomas criados por Tolkien, o sindarin. A justificativa dada pela coordenadora educacional é de que as aulas ajudam a aumentar a auto-estima dos alunos, principalmente aqueles com dificuldade de aprendizagem. Nas palavras dela "Os meninos adoram. E esse é o tipo de aula que ajuda a romper com a idéia de que a educação deve ter como único objetivo a formação para o mercado de trabalho(...) O curso proporciona o contato com alguns manuscritos antigos de Tolkien, o que ajuda a desenvolver algumas habilidades complexas".
E vcs, o que acham dessa "moda"? Será que vingaria aqui no Brasil?
Com certeza aqui no Brasil não pegaria.Primeiro pq o governo veria isso como inútil,já que a função das escolas hoje em dia é preparar máquinas para o mercado de trabalho.Segundo pq num país como o Brasil,onde faltam professores de matérias básicas como matemática,história e física nas escolas,arrajar e remunerar um professor de sindarin soaria absurdo.Fora o que a população iria pensar,sei lá,tem gente euq é tão alienada que poderia pensar que é idioma do capeta,alguma coisa absurda d gênero,sei lá.
 
Acho muito forçado Quenya/Sindarin estarem no currículo escolar do Brasil. Mesmo se fossem aulas optativas, duvido muito que haveria interesse necessário por parte dos alunos. Ainda mais porque a maior parte dos jovens que têm acesso aos livros de Tolkien são de classe média, e ao contrário da escola inglesa que disponibilizou as aulas, aqui não existe a mesma importância cultural que é observada por aquelas bandas, como discutir as obras em aulas de literatura.

Acharia mais apropriado e interessante disponibilizarem aulas básicas sobre tupi-guarani.

Depois, como já foi comentado, o ensino no Brasil dá importância somente às disciplinas acadêmicas requisitadas pelos exames de Vestibular; por isso que atividades como artes e esportes são postas para trás.
 
EU IA AMAR!!!!!!!!!

Ow ia ser mto show se fosse com quenya, principalmente pke estudar com as apostilas do site é mto maçante, digamos assim.

Mas como disseram, aki no Brasil o povo naum sabe nem português...qto mais quenya...u.u
 
acho que vou para la terminar meu estudos ( brincadeira). :lol:
nossa eu ia amar estudar Sindarin, mais nunca seria incluido no curriculo escolar dos brasileiros, que pena por que seria uma aula que eu adoraria de paixao e daria tudo de mim para aprender, mais aqui no Brasil as escolas ja estao precaria fazer o que né, acho que só as escolas particulares teriam condicoes de dar aulas como estas, ate mesmo porque sera dificiu encontrar alguem aqui no Brasil que saiba Sindarin :mrgreen: :oops:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo