• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sinais, fortes sinais! Saiba como sua TV "avisa" que está prestes a pifar

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


Imagem mostra defeito das bolinhas brancas em imagem de TV - Reprodução

Imagem mostra defeito das "bolinhas brancas" em imagem de TV Imagem: Reprodução

Manchas na tela, imagem "rolando" e mudanças na cor. Você sabia que estes podem ser possíveis sinais de que sua televisão vai pifar? Isso inclui tanto as TVs mais modernas —de plasma, LED e LCD— quanto as mais antigas, de tubo. Isso nem sempre significa que seu aparelho irá quebrar, mas é bom acender o radar.

"O mais importante é a rede elétrica da TV. Quanto mais oscilações na rede, maior a probabilidade de dar algum problema e pifar. Isso em qualquer aparelho eletrônico", explica João Carlos Fernandes, professor de engenharia de computação do Instituto Mauá de Tecnologia. Por isso, é indicado que os aparelhos sejam desligados da tomada durante as chuvas, por exemplo.

Em conversa a Tilt, especialistas no assunto citaram sinais de que sua TV pode estar precisando de um cuidado extra. Vale lembrar ainda que todo aparelho eletrônico tem uma vida útil. Para as televisões, esse número pode variar de cinco a dez anos de uso.

Smart TVs


Mais modernas e divididas entre plasma, LED e LCD, as televisões smart são mais finas e frágeis do que as mais antigas. Consequentemente, acabam tendo tempo de vida menor. Os problemas mais comuns estão relacionados à fonte e à rede elétrica.

Que bolinha branca é essa?

Mais comum em televisões de LED, isso ocorre por um problema na fonte chaveada —que fica na parte externa da TV e não mais dentro, como antigamente. Um dia, por algum surto na rede elétrica, essa fonte pode não aguentar as variações de energia e fazer com que um ou mais LEDs da tela queimem. E aí fica aquela mancha estranha na tela, causando uma sombra em determinado local.

De acordo com Edson Tafeli, pesquisador do Laboratório de TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie, este tipo de problema é elétrico e pode acontecer com qualquer marca. "Geralmente, as empresas possuem os mesmos fabricantes de LED. Então, não dá para afirmar que isso ocorre apenas com uma marca", explica.


Liga e desliga

Você está lá, vendo sua TV quando, de repente, ela desliga...e depois volta. Esse problema começa de forma intermitente e, um dia, pode queimar de vez. Às vezes, o som ainda está presente, às vezes ele some junto, ou tudo junto. Geralmente, isso está relacionado a falhas na rede elétrica que afetam a fonte de alimentação interna.

Desfoque total

As televisões mais modernas também podem apresentar falhas na qualidade da imagem, e isso não tem ligação com a conexão da internet. O defeito deixa a imagem sombreada e desfocada e, pelo tempo de vida da tela, vai ficando cada vez mais fraca até que queima tudo. Isso está relacionado com problemas na placa de LED ou LCD.

TVs de tubo


Maiores e mais resistentes, as televisões de tubo não são mais fabricadas no Brasil. Mas, muitas famílias ainda possuem o aparelho, que costuma dar sinais quando está prestes a queimar.

Chiados

Se a sua TV começar com os chiados, é possível que ela esteja prestes e queimar. O problema pode ser no flyback, responsável por gerar a alta tensão para aparecer a imagem, ou na própria fonte do aparelho, que é o que alimenta os componentes para a televisão funcionar.

Sem sincronismo

Normalmente, a imagem começa a "rodar" na tela tanto na horizontal quanto na vertical. O sintoma não está relacionando ao tubo em si e sim à placa de controle de sincronismo. Um sinal de algo já não está indo bem na sua televisão.

Xi, perdeu a cor

A imagem começa a ficar sem cor, sem saturação até que chega a ficar em preto e branco, e não é possível enxergar mais nada. Considerado comum, o defeito alerta que algo não está funcionando bem na sua televisão e pode ser que ela pare de funcionar. Por ser à base de fósforo, algumas pessoas costumavam dar um choque no tubo da TV para que a cor ficasse mais forte, mas a prática não é indicada pelos especialistas.

Cromaticidade

Esse problema é mais comum em TVs antigas, com o tempo de vida chegando ao limite. A imagem ficava borrada e embaçada, mas, depois de cerca de dez minutos, começa a voltar ao normal. Isso ocorre em locais com mais umidade —em cidades litorâneas principalmente— e afeta o circuito elétrico do aparelho.

Quer que sua TV dure mais?


Mesmo sabendo que as televisões não são feitas para durar para sempre, existem cuidados simples para aumentar o tempo de vida do seu aparelho. O professor do departamento de engenharia elétrica da FEI Marcelo Parada deu cinco dicas. Confira:
  • Siga o manual do fabricante. Sim, é chato ler aquele livro cheio de regras, mas isso pode ser crucial para o bom funcionando da sua televisão.
  • Fique atento à distância mínima da parede e outros objetos da sua TV. Isso porque a televisão precisa de espaço para "respirar". A informação está no manual.
  • Cuidado quando transportar seu aparelho. Se for mudar de quarto, levar na casa do amigo ou em qualquer outra situação, embale sua TV para evitar batidas na tela --cada vez mais sensíveis.
  • Evite passar produtos de limpeza na tela. O álcool, por exemplo, pode deixar marcas. O ideal é sempre usar uma flanela seca para tirar o pó.
  • Não deixe sua TV tomar sol. O calor pode esquentar e danificar componentes internos da televisão. Além disso, o contato direto com a luz do sol na tela pode queimá-la.

 
Uma das Tvs LCD de casa está assim com esses pontos. Eu até estava pensando que podia ser alguma coisa com os LEDs que fazem a parte da iluminação de fundo. Quando o problema começou era só um ponto brilhante no centro da tela e pensei se não estava descolando alguma fita de led nela (alguma deformação mecânica simples), mas depois pensei que podia ser algo na alimentação também (a fonte) fazendo alguns leds brilharem mais que outros ou quem sabe bug mesmo de alguma parte eletrônica. Já aconteceu de a luz precisar ser trocada mas a substituição não fica tão boa quanto o aparelho quando vem novo de fábrica, ficou mais escuro com a luz nova.

A TV que tínhamos na república era de tubo e ligava e desligava sozinha durante o dia (mó assombração chegar na sala e ningúem vendo). Mas era bem resistente e tem um nicho de fãs de monitores de tubo que é meio colecionador que curte essas TVs.

Já os monitores de PC costumam dar esse problema de cores com freqüência e a tela as vezes fica ou toda rosa ou toda azul. A nitidez também vai caindo com o tempo nesses monitores de tubo de PC, fica tudo borrado e aí tem que trocar.

Tela de LCD de PC costuma ter pixels mortos ou pixels parados. Tem um notebook que estamos usando que tem uma fita inteira de pixels mortos.

TV de tubo nossa também já teve aquele problema de a tela ir encolhendo e achatando e ficar com uma faixa preta em cima e embaixo, bem estranho, dependendo do caso dava pra regular em uma das chavinhas que ficavam escondidas do painel, dentro dela, próxima do tubo.
 
Sei que nem todos tem esse hábito, mas desligar a TV da tomada durante uma tempestade ou por longos períodos sem usar, por incrível que pareça ajuda e muito a elevar a vida útil do aparelho.
 
Minha TV Samsung 4K pifou com 3 anos de pouco uso... Não deu sinal nenhum. Esse tópico é uma cilada :lol:
Mandei ao técnico, trocaram a placa principal, e está funcionando novamente. Vamos ver por quanto tempo ainda............. :think:
 
TV pra mim é LG :amor:
Minha primeira TV era LG, durou 10 anos até pifar.
Quis trocar por uma Samsung depois.... Deu nisso.
Mas pode ter sido só má sorte mesmo.
Vou ver quanto tempo dura essa placa nova antes de descartar a marca por completo haha.
No fim custou 680 reais. Uma nova — equivalente em qualidade — não sairia menos de 3 mil.
Por isso achei que valia arriscar o conserto.
 
@Béla van Tesma você mora em uma região que tem problema que alguns chamam de "tempestade seca"?
Ou seja, muitas vezes nem tem chuva com relâmpagos aonde você mora, mas pode estar acontecendo a centenas de quilômetros e ocorrer um dano por simples propagação na rede.

Geralmente os meus clientes que mais reclamam de danos em eletrônicos, são de grande parte do Sul do Brasil, a maior parte de SC.

No geral, problemas com televisores é algo que raríssimamente tenho. Só fui ter apenas uma única vez, com uma daquelas antigas TVzinhas portáteis de tubo P&B de 5 polegadas comprada no Paraguai nos anos 90, mas que nem dá pra reclamar tanto, pois a que tive até que durou razoavelmente bem: 12 anos. :lol:
 
Não sei. Moro em Porto Alegre.
Talvez seja uma boa só ligar na tomada quando for ver... Mas sei lá.
Como dizia o Macunaíma: "Ai, que preguiça!..."
 
Saudade dos tempos que manutenção de TV era só trocar um diodo ou resistor, mas como isso faria as assistências técnicas morrerem de fome, agora tudo é uma simples troca de placa que eles deitam, rolam e não medem esforços pra que custe pelo menos 1/3 do valor da TV.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo