• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Silmarils

Fica claro que ele trata Silmaril como um substantivo normal e não um termo estrangeiro em Quenya.
 
Disse incongruência, não erro.
Mas se de fato, uma nota explicativa do termo inglês é usada pelo autor, então o termo anglicizado perde a incongruência.
Mas de fato, eu apenas mencionei que o uso de "silmarils" não me parecia interessante, sendo a origem quenya diferente. Não mencionei as obras como fonte, muito menos o Silmarillion. Mas foi isso somente uma problematização, sem fins mais específicos. Em contrapartida me deparo com uma colocação até mesmo abusiva, e insultante, de alguém que nem mesmo parou para ver qual a âmbito da colocação, e pressupondo algo, respondeu calcado em "status". Mas isso vou relevar. O que não é irrelevante são os canônes criados aqui, e as verdades tida como absolutas.
 
Último aviso: se quiser reclamar de algo nas Regras do Fórum estão citadas a maneira da fazê-lo. Sua insistência em se lamentar ou querer lavar roupa suja em público num tópico de discussão aqui vai provocar uma Infração.
 
Não isnisto em nada, foi mais uma vez uma colocação, e veja que disse que irrelevo.
Voltando ao cerne da questão, pois bem, Tolkien usa silmaril como um substantivo normal, e não quenya. Eu havia dito que o termo (independente do uso nas obras) me parecia mal colocado. Mas Maglor disse que Tolkien até mesmo fala do porque de anglicizar o termo, devido ao uso informal.
Porém sem essa nota explicativa o uso é incongruente. E foi isso que mencionei (o uso num tópico, seria então apenas a informalidade). Não me referi as obras. Mas não vamos mais discutir, por ego, algo sem importância.
Está ficando chato e sem sentido...

Abraços.
 
Tudo bem, obrigado por explicarem o que aconteceu com as Jóias forjadas por Fëanor, que Melkor usava em sua coroa, que Berem e Luthien lutaram para conseguir uma, etc, etc, etc... valeu pessoal!!
 
Ok pessoal, vamos acabar com isso. Vamos passar a dizer "Jóias de Explendor de Pura Luz" e pronto! Tão mais fácil! :roll: :lol:
 
Pois fora da obra, na questão de problematizar, e não simplesmente reproduzir, parece um erro. C

É, eu acho que você esta "problematizando". Entendi o seu ponto de vista, mas a questão é pura e simples, Tolkien usou os termos em inglês e em quênia. Adaptações da linguagem feitas pelo próprio Tolkien.
 
Última edição:
Querem uma incongruência de verdade? Pois bem, vou dar algo para vocês discutirem:

Em O Senhor dos Anéis, quando os hobbits estão no Pônei Saltitante, Frodo recebe uma carta de Gandalf, falando sobre Passolargo e tals. Nessa carta, Gandalf faz uso do P.S.

Sabendo que P.S é uma abreviatura do latim Post-Scriptum, não seria incongruênte que um personagem lançasse mão da mesma?
 
A questão é que não me referi a formalidade da questão em seu âmago, mas sim havia feito uma problematização do uso do termo.
A questão do post-scriptum não se equipara a questão do silmarils - silmarilli, pois nesta questão tratava o fato de um substantivo em quenya, com plural definido em quenya, ser tratado em quenya.
O post-scriptum, mesmo advindo do latim, é usado numa obra, escrita em uma língua que advém de mesma forma do latim.
Lembre-se, que como eu disse, não havia discutido se Tolkien estava certo, ou não, ou se fez aquilo ou não nas obras, mas sim a questão de ser incongruente esse uso. =]

Abraços.
 
Não considerei, ab initio, desnecessário pensar na questão etimológica e no trato que havia recebido o termo lingüístico, mas agora concordo com você, Savant minha cara. =]






PS: Apenas lembrando, que sem problematizar não se produz conhecimento algum.
 
E em se problematizando demais, só se é chato, tornando tudo questões bizantinas.

Mas, voltando ao tema do tópico:

Tudo bem, obrigado por explicarem o que aconteceu com as Jóias forjadas por Fëanor, que Melkor usava em sua coroa, que Berem e Luthien lutaram para conseguir uma, etc, etc, etc... valeu pessoal!!

É um tanto chato contar detalhes da história. Você chegou a ler O Silmarillion? Todo caso estarei usando a tag de spoilers pra isso

Das três Silmarils, uma Beren e Lúthien retiraram, e esta acabou nas mãos de Earendil. As outras duas foram recuperadas pelos Exércitos de Valinor, mas roubadas por Maglor e Maedhros. Este último se jogou em uma fenda ardente com sua Silmaril e Maglor atirou a dele no mar. Então cada uma terminou em um elemento: ar, água e fogo.
 
Última edição:
Valeu Deriel, eu ja li, mas faz uns dois anos, quero ocmprar ele, é só o que falta, daí eu leio sempre que puder! Muito obrigado mesmo.
 
Não concordo com a opinião de Deriel quanto ao questionamento e problematização, qualquer forma de contenção é ingênua, acredito que antes disso deva-se discutir com parcimônia, e sendo assim, apesar dos caminhos tomados, não foi em vão essa argumentação. =]
Mas como voltado ao tópico, vejamos se ainda há alguma questão ou colocação.

Abraços.
 
Será que as Silmarils tem alguma maldição?
Todos que as possuiram tiveram um fim um tanto quanto tragico, Fëanor (morto), Melkor (aprisionado no vazio), enfim... Tolkien explicou isso? por que é assim?
 
Cara: lê o Silmarillon!


Mas te adianto que sim, é bem a palavra que você usou, tinha sim uma maldição que pairava sobre o portador de qualquer Silmaril.

No more, qq dúvida repito: leia o Silmarillon princip. "Da fuga dos Noldor" que você entenderá muito bem.

Espero ter ajudado, valeu!
 
Valeu grlopez, vou procurar O Silmarillon e ler.

Falando nisso, caso alguem saiba de um site onde eu possa fazer o download do livro, agradeço aqueles que informarem-me de sua existencia. :think:
 
Ele irá buscar, desde a criação de Arda, na Canção dos Ainur (Seres Sagrados), até a questão da forjadura dos anéis de poder na Terceira Era. Dentre isso, a história de Melkor, de seu cativeiro, do surgimento dos elfos, sua morada junto aos Poderes de Arda, do furto das jóias dos Noldor, da vingança desenfreada de Fëanor, do surgimento dos homens, e do entrelaçar de suas histórias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo