Por conta própria é até fácil, difícil seria apenas eu e meu grupinho de dez amigos nos deleitarmos com o resultado... não valeria a pena!
Certamente a Martins Fontes ou o Cristopher Tolkien jamais fariam algo nesse sentido; então nos resta somente os colaboradores aqui da Valinor...
Primeiro dividir-se-ia todo o Silmarilion em Livros....
---Anulindalë, A queda de Fingolfin e a ruína de Beleriand, etc...
Depois, cada livro seria dividido em capítulos distintos....
---Para isso poderia se ter uma base em quando há um espaço maior entre um parágrafo e outro (as famosas pausas de leitura).
Então, finalmente, começariam a versiculá-lo. Cada colaborador fica responsável por um livro e aí seria bem fácil prosseguir.
Depois, para divulgálo, usar-se-ia a INTERNET, porém, se me lembro bem, para não ser crime de pirateação, apenas vinte por cento da obra pode ser usada nesse âmbito.
*Agora é que vem a dureza!
O início de cada versículo seria escrito terminado por "..."(reticências), de modo que, no total final, Apenas vinte por cento de toda a obra seria divulgada (porém abrangeria todo o livro) na net, mas cada um em casa, através dessa magnífica referência, versicularia seu própio Silmarilion...eis aí um trabalho megalomaníaco!!!
Pensou que eu tava brincando, não?
Só que, vendo agora, eu acho que ninguém que eu conheça teria colhões para realizá-lo....