• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Silmarilion em versículos

Marendûr

Babuíno que adora Mulheres!
Esta idéia é meio polêmica, mas por mim vai bem.
Já que o Silmarilion é de uso tão corrente entre os fãs e, muitas vezes, é preciso recorrer a ele rapidamente, o que voçês acham de versiculá-lo?
"Está escrito em Ainunlindalë capítulo1, versículo 15" ou "Em Narn I Hîn Hurin, capítulo 3, versículo 8"...
Ia ser bem legal, não?

Ia ser legal pelo fato de ser muito mais fácil citar passagens, além do fato de que em todos os formatos iria-se encontrar o verso no mesmo lugar. Mas também seria irritante ficar lendo com aqueles numerozinhos no meio enchendo o saco. Prefiro assim :)

A idéia é a de usar o Silmarilion versiculado apenas como obra de referência. Realmente, eu não iria querer aqueles numerosinhos ordinários atrapalhando a leitura.
Se o livro existisse dessa maneira iria ser muito mais fácil dar andamento às discussões no fórum, por exemplo.
Para aquelas pessoas que se agarram a "achismos", então, seria perfeito: "Ei, o que voçê disse vai totalmente contra o versículo 32 do sétimo capítulo da Balada de Leithian", ou então: "Leia os versículos 9-12 do capítulo 16 de Akalabêth para voçê entender melhor!"
Nossa!!!...já tô viajando nessa idéia...
Se ninguém fizer, eu e meus amigos vamos fazer, pelo menos para uso pessoal!

É uma idéia excelente, seria muito mais fácil se localizar. O problema seria: como fazer isso por conta própria? :)

Por conta própria é até fácil, difícil seria apenas eu e meu grupinho de dez amigos nos deleitarmos com o resultado... não valeria a pena!
Certamente a Martins Fontes ou o Cristopher Tolkien jamais fariam algo nesse sentido; então nos resta somente os colaboradores aqui da Valinor...
Primeiro dividir-se-ia todo o Silmarilion em Livros....
---Anulindalë, A queda de Fingolfin e a ruína de Beleriand, etc...
Depois, cada livro seria dividido em capítulos distintos....
---Para isso poderia se ter uma base em quando há um espaço maior entre um parágrafo e outro (as famosas pausas de leitura).
Então, finalmente, começariam a versiculá-lo. Cada colaborador fica responsável por um livro e aí seria bem fácil prosseguir.
Depois, para divulgálo, usar-se-ia a INTERNET, porém, se me lembro bem, para não ser crime de pirateação, apenas vinte por cento da obra pode ser usada nesse âmbito.
*Agora é que vem a dureza!
O início de cada versículo seria escrito terminado por "..."(reticências), de modo que, no total final, Apenas vinte por cento de toda a obra seria divulgada (porém abrangeria todo o livro) na net, mas cada um em casa, através dessa magnífica referência, versicularia seu própio Silmarilion...eis aí um trabalho megalomaníaco!!!
Pensou que eu tava brincando, não?
Só que, vendo agora, eu acho que ninguém que eu conheça teria colhões para realizá-lo.... :wink:

Não tô dizendo que apóio nem que não apóio a idéia ... mas os numerozinhos nunca me atrapalharam na leitura da Bíblia, nem ouço ninguém reclamar.

Eu mesmo, quem postou a idéia, não sei se a apóio ou não... mas uma coisa é evidente: Iria ser incrível ver as discussões do fórum baseadas em remissiva rápida através desse sistema versiculado do Silmarilion.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back