• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento SILAS - II Seminário Internacional de Literaturas dos Países Africanos de Língua Portuguesa

Melian

Período composto por insubordinação.
Migas e migos, cês sabem que meu mestrado é em Africanas, né? Cês também sabem que a minha orientadora do mestrado, que será minha orientadora no doutorado, é um dos maiores nomes no estudo das Africanas em MG, né? Ela está na linha de frente da organização de um evento denominado Seminário Internacional de Literaturas dos Países Africanos de Língua Portuguesa (SILAS). É a segunda edição do evento, que acontecerá nos dias 9,10 e 11 de setembro de 2025, e contará com a presença de autores de renome na área, como a Ana Paula Tavares, a Dina Salústio, o Ungulani Ba Ka Khosa, entre outros.

Para além da presença de escritores e estudiosos da área, o evento contará com simpósios e minicursos (on-line/ síncronos). Estes serão elaborados e ministrados pelos orientandos (de iniciação científica, mestrado e doutorado) da professora Terezinha. Esta que vos fala ministrará um minicurso, junto com uma jovem da iniciação científica. Cliquem aqui e leiam o resumo do quinto minicurso, intitulado À volta da fogueira: encenações da memória em poemas de Paulina Chiziane.

Há outros minicursos, muito chamativos, por sinal, mas eu quero que vocês participem do meu, claro. As inscrições para a participação no evento são gratuitas, mas não se esqueçam: quando forem se inscrever nos minicursos, olhem os horários para não se inscreverem em outro no horário do meu. (Não sei como aparece na hora da inscrição. Vocês terão de me falar isso).

Página do evento no Instagram.

Última edição:
@Melian , acho que seria uma boa colocar no primeiro post a data que será o Seminário

Tava achando que não teria chance de participar, por ser durante o dia, mas será nas minhas ferias :D

Olá, obrigada por divulgar. Já fiz minha inscrição.

Esses dias eu estava pensando como é fraca nossa organização na Letras no sentido de divulgação de cursos, simpósios etc. A gente tem a Anpoll que faz a newsletter e tem algo mais?

O meu namorado é do Jornalismo e eles tem uma lista de emails que todos os integrantes podem disparar para fazer circular eventos, convites para publicações, editais de seleção etc. Será que a gente tem isso na área e eu não sei?

Você tocou num ponto crucial: a área de Letras não sabe (vou assumir que é isso) divulgar seus eventos. Assim, nossas atividades são, quase sempre, "para nós", quando estamos dentro da academia. Eu estava pensando que nem ouvi falar no primeiro SILAS, por exemplo. Tudo bem que eu estava afastada da vida acadêmica, mas nunca me afastei das redes sociais, sabe? E a divulgação do evento, se foi feita, não foi o suficiente, porque eu só fiquei sabendo que houve uma primeira edição agora. E é um evento grande, internacional.​

Você tocou num ponto crucial: a área de Letras não sabe (vou assumir que é isso) divulgar seus eventos. Assim, nossas atividades são, quase sempre, "para nós" quando estamos dentro da academia. Eu estava pensando que nem ouvi falar no primeiro SILAS, por exemplo. Tudo bem que eu estava afastada da vida acadêmica, mas nunca me afastei das redes sociais, sabe? E a divulgação do evento, se foi feita, não foi o suficiente, porque eu só fiquei sabendo que houve uma primeira edição agora. E é um evento grande, internacional.​
Sim, mas eu acho que nem para / entre nós a gente sabe divulgar. É uma coisa bizarra. Eu só sei dos eventos da UFRGS quando estou estudando lá, depois não sei mais nada...

Resolvi tentar uma coisa: criar um grupo/lista de e-mails em que todos podem divulgar eventos, editais etc. É mesmo para quem tem interesse na área, mas acho que já é alguma coisa. Só que só vai ficar interessante quando mais gente acessar e começar a divulgar.

Para quem quiser ou conhece alguém que poderia se interessar: https://groups.google.com/g/info-letras

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back