• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Significados simbólicos sobre as coisas que Tuor achou em Vyniamar

Victroo

Ranger
Queria saber se existe algum símbolo por trás das coisas que Tuor encontra nos salões de Vyniamar
Quer dizer, c a espada o escudo e a malha tem algum significado simbólico
 
Bom, penso que, como TOlkien era um católico fervoroso, e na Bíblia diz muito sobre as armaduras que o Espirito Santo nos dá (acho que é em Corintios, ou Romanos, não lembro), fal asobre a espada da fé (acho) e o escudo (não lembro o significado). Vejo que, assim como as armaduras do Espirito na Bíblia, essas armas e armaduras sejam um sinal de que Tuor estava sendo fortalecido para cumprir seu chamado na Terra.

Porém, isso é uma dedução, não me lembro de ler sobre isso em alguma nota deixada pelo mestre. Mas como a história de Tuor, e da Queda de Gondolin, foi a primeira (ou uma das primeiras, na priemria guerra ainda) a ser escrita por Tolkien...você nota uma diferença..uma certa poesia a mais doq ue em outras histórias. Por isso, penso que sim, elas tinham essa siimbologia de fortalecimento de Tuor.

Compliquei muito?
 
Quando Turgon estava saindo de Vinyamar com toda a sua gente para fugir da sombra, Ulmo surgiu como uma enorme onda no mar e o aconselhou a deixar uma armadura e uma espada alí, pois mesmo estando protegido em uma cidade escondida (Gondolin) a maldição de Mandos caía sobre eles também, e a verdadeira esperança dos elfos estava no mar e vinha do oeste. A armadura foi deixada alí para que alguém à encontrasse. Esse alguém foi Tuor.

A capa do Contos Inacabados ilustra esse encontro, e a música "Mirror Mirror" do Blind Guardian também.

Não estou consultando nada, me corrijam se eu errei alguma coisa.

Respondendo a sua pergunta: Se tem um significado simbólico, simboliza a esperança do povo de Turgon, IMO.

Esse tópico está no lugar certo?
 
Sim, mas, se reparar bem, a capa do Contos está incongruente com a texto. Na capa, ele é moreno (no livro deixa clato que ele era Loiro), Ulmo não está com uma coroa e sim com um elmo...(parecia a coro de Gondro..mas não a do livro)..saõ detalhes, lógico..não sou tão chato assim. Mas.....

E sim, fora o contexto de Tolkien, tem essa idéia idéia de Turgon..sobre o que significava a idéia de Tuor chegar lá.
 
Respondendo a sua pergunta: Se tem um significado simbólico, simboliza a esperança do povo de Turgon, IMO.


Esse seria o siginifcado "dentro" da história, acho que o Victroo tá querendo dizer o significado fora dela.


E nesse sentido, a explicação do Neithan parece bastante razoável. Eu nunca tinha pensado num significado pra esses itens. Creio que elas serviam não apenas para fortalecer o herói, como disse o Neithan, mas também para dar-lhe o reconhecimento. Pois ele pegando esse itens em Vyniamar, ele também se "sagrava" como o enviado de Ulmo.
 
É aceitável a idéia de Neithan sobre o simbolismo na armadura deixada para Tuor. Também não tinha visto sob esse ponto de vista. Como disse, é só uma idéia interessante, até porque não há nada de alegórico no ato do filho de Huor ter encontrado as vestes. Ele foi o escohido por Ulmo para salvar os elfos e homens da destruição total de Doriath.

Se não ficar explícito este item, daqui a pouco vão estar comparando Tuor a São Jorge :dente:
 
Não sei se estou falando besteira, mas acho que o simbolismo aí era pra mostrar a mim, ops, a Tuor, uma certa imponência, e certificar que aquele era sim, o enviado de que Ulmo tinha falado a Turgon antes de este partir de Vinyamar para Gondolin. Isso significava a Tuor que ele tinha uma tarefa a cumprir.
 
Sim, isso era o objetivo, mas no caso, peloq ue eu entendi, a proposta do Tópico é de explciar o porque que TOlkien usou tais artefatos.
 
Acredito que haja um simbolismo no contexto da obra, mas não fora dela. A espada e o escudo são símbolos católicos, mas também são símbolos pagãos, e sabemos que Tolkien, apesar de se declarar cristão fervoroso, apoiou-se principalmente em mitologias pagão para compor o tecido mítico da SDA. Neste sentido, a espada bem poderia ser a espada de Odin (nibelung's ring), a malha poderia ser uma menção ao "velo de ouro" e assim por diante, pois as referências extra obra são infindáveis. Já no contexto da obra, acredito que aquilo que foi dito é plausível: Além de identificar o escolhido de Ulmo, os trajes serviam para simbolizar o fortalecimento dos noldor em seu último suspiro.
 
Com certeza, Tolkien se inspira em mitos pagãos para concretizar seu mito, e ainda o pensa em momentos pré-cristãos, ou seja, os significados dos símbolos presentes nas obras, ao menos intencionalmente, não levam em consideração o cristianismo.
Claro, conscientemente, o que não implica, assim como na questão da alegoria, que eles não existam. =]

Abraços.
 
Bem, apenas analisei os significados que foram ressaltados pelos coelgas, mas entender essa passagem literária como um "simbolismo", simples e puramente, também não foi minha intenção.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo