Sim, vai na mesma trilha. Mas ao mesmo tempo, não se prendeu ao modelo de sucesso, pois se você presta bastante atenção, ele realmente segue a linha do primeiro Veda hindu. (São três Vedas, pelo que me lembro...)
Samurai Troopers também foi na mesma linha de Cavaleiros, mas foi bem desenvolvido a partir da mitologia japonesa.
Ambas usando a idéia "usar uma mitologia antiga e trazendo mitos antigos ao nosso tempo" acabaram criando uma nova estória.
Ao mesmo tempo, tem de se tomar cuidado com imitação que parece original mas não é. Por exemplo, eu gosto de Kareshi Kanojo no Jijou, mas infelizmente não é tão original assim, se a gente se lembra de Whispers of the Heart (Mimi wo Sumasseba). Em minha humilde opinião, Kareshi prolonga muito os dramas do casal, e pior não há desenvolvimento significativo dos personagens durante a estória (só no começo!)
Shurato na minha opinião segue uma estória nova, ao mesmo tempo antiga. A substituição de Vishnu é uma visão oriental, onde uma pessoa não precisa ter a mesma configuração de alma para reencarnar. Parte de Vishnu estava já dentro de outra pessoa, que depois de tudo estava pronta para tomar o lugar dela. Só por isso valeu a pena assistir ao desenho.