1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Shimon Peres diz que ataque contra o Irã é 'cada vez mais verossímil'

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 7 Nov 2011.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    O presidente israelense, Shimon Peres, afirmou no sábado que um ataque contra o Irã torna-se
    dias antes da publicação de um informe da Agência Internacional de Energia Atômica sobre o programa nuclear de Teerã.

    afirmou Peres em uma rede de televisão israelense.

    acrescentou.

    Peres fez esta declaração antes da divulgação, na próxima terça-feira, do informe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o programa nuclear iraniano, que os especialistas israelenses consideram "alarmante".

    O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, considerou que o informe demonstrará
    os objetivos militares do programa nuclear iraniano e espera que o Irã seja alvo de uma nova série de sanções internacionais.

    Segundo o jornal israelense "Haaretz", o informe da AIEA terá uma "influência decisiva" no governo.

    A hipótese de um ataque preventivo de Israel contra as instalações nucleares do Irã ganhou força nos últimos dias, alimentada por informações da imprensa sobre um debate que divide o governo do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.

    O ministro da Defesa, Ehud Barak, desmentiu na segunda-feira informações de que teria decidido com Netanyahu atacar o Irã. Mas logo em seguida acrescentou que
    Segundo o jornal "Haaretz", a maioria dos 15 membros do gabinete israelense de segurança se opõe por enquanto a um ataque contra o Irã e é a única instância que pode tomar uma decisão desta gravidade.

    Muitas autoridades israelenses destacam que Israel não pode lançar uma operação como esta sem coordená-la previamente com os Estados Unidos e sem a aprovação deste país.

    Citando autoridades americanas, o "Haaretz" indicou em sua edição dominical que na última visita do secretário americano de Defesa a Israel, no dia 3 de outubro, Netanyahu e Barak se limitaram a contestar "em termos vagos" quando Leon Panetta pediu que se comprometessem a coordenar com Washington qualquer ação contra o Irã.

    Os israelenses estão divididos entre partidários (41%) e opostos (39%) a um ataque contra as instalações nucleares iranianas, segundo uma pesquisa.

    POTÊNCIA


    Israel é considerado uma potência nuclear regional, mas nunca confirmou nem desmentiu dispor de armamento atômico. Segundo fontes estrangeiras, teria um arsenal de 200 ogivas nucleares e de vetores adequados para seu uso.

    Israel realizou na quinta-feira um grande exercício de defesa simulando um ataque de mísseis convencionais e não convencionais na região de Tel Aviv, além de lançar na quarta-feira com sucesso um míssil balístico dotado com um novo sistema de propulsão.

    Os meios de comunicação israelenses também informaram sobre um exercício realizado nos últimos dias por 14 aviões israelenses na Sardenha (Itália), em cooperação com a aviação italiana para o treinamento para missões "de longa distância", que requerem, sobretudo, reabastecimento em voo.

    advertiu o chefe do Estado-Maior iraniano, general Hassan Firuzabadi, citado na quarta-feira pela agência de notícias Fars.

    O ministro iraniano das Relações Exteriores Ali Akbar Salehi afirmou na quinta-feira, na Líbia, que seu país está "preparado para o pior" e advertiu os Estados Unidos sobre o fato de "ir a um confronto" com Teerã.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Thanatos

    Thanatos Mortinho Usuário Premium

    Complicado! Não tomo partido de nenhum, alias critico ambos. Cada um olha pro seu umbigo, é o sujo falando do mal lavado, por que?
    Israel ao mesmo tempo que joga no vento sua soberania nos nossos ouvidos e não sei mais oque, mantém uma política imperialista no Oriente Médio, quando fica instalando assentamentos onde não deve por exemplo. Ja o Irâ, como um bom país fundamentalista, não pensa na remota hipótese de mudar sua política ou em tentar diálogar. Então da pra falar se alguem está errado? Um aprendeu bem sobre política externa americana e o outro é fundamentalista!
    Levando em consideração a política dos dois nos últimos anos, não vejo solução.
     
  3. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Acho engraçado o fato de Israel ter armas nucleares e não ter sancionado o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares e acha que tem moral para impedir o Irã de ter armas nucleares. Ou todos podem ter ou ninguém pode ter, pelo jeito eles esqueceram alguns fatos que aconteceram há uns 70 anos.
     
  4. Corsário de Umbar

    Corsário de Umbar Corsário de Umbar

    Israel e EUA = a mesma coisa.

    Mas não acredito numa guerra entre Israel e Irã tão cedo, afinal de contas, tanto Jerusalém quanto Washingtom sabem que Irã não é Iraque.

    Além disso, o povo persa é "queridinho" dos russos bem como pertence a zona de influência da antiga URSS.


    O buraco é mais embaxo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Quando li isso me lembrei duma frase que ouvi em algum lugar (a citação não é literal, é de memória): "Pobre do México, tão perto dos EUA e tão longe de Deus (essa é conhecida), Israel tão perto de Deus e tão longe dos EUA."
     
    • Gostei! Gostei! x 2

Compartilhar