• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sherlock Holmes...

Meu tudo bem que você não gosta de Agatha Christie, mas dizer que ela é uma escritora ruim, é forçar um pouco a barra.
Olha, concordo com o Logan quando ele diz que não há mérito nenhum em comparar os dois escritores, pois apesar de escreverem tramas policiais, seguem caminhos totalmente diferentes.
Mas discordo quando ele diz que Agatha é ruim. Já li muitos livros da Agatha (aliás, foi a autora que mais li) e adoro as tramas dela e acho-as bem melhor que as do Sherlock.
Ainda assim, falta algo nos livros da Christie. Os personagens de Doyle têm personalidade, sabem o que falam, têm um grau alto de esperteza e inteligência. Os dela não chegam a tanto.

É como eu sempre digo: o que mais atrai nos livros do Sherlock não é a trama, é a "Filosofia Sherlockiana", é o peculiar detetive Sherlock Holmes.

E como assim Doyle não inventa coisas mirabolantes? ele faz menção a coisas sobrenaturais o tempo todo! Leia "The Lost World" onde humanos encontrarm dinossauros. Não que isso seja um defeito, pelo contrário gosto muito das histórias de Doyle.
Doyle escreveu sobre coisas sobrenaturais sim, mas não nos livros do Sherlock.
 
Doyle realmente escreveu histórias sobrenaturais. Até alguma do SH, no começo, parecem ser sobrenaturais (o cão dos baskervilles, por exemplo). Mas no decorrer da história, descobrimos que não é. Acho até melhor que não seja, porque qualquer um pode escrever uma histórias de "fantasma". Mas é mais difícil inventar uma história que tenha razão por trás. E, mais difícil ainda, tornar um desenrolar inteligente.:cool:
 
"Sabia que tinha produzido obras melhores em outros campos da literatura e, na minha opinião, A Companhia Branca valia cem historias de Sherlock Holmes. No entanto, só porque as historias de Sherlock Holmes eram, naquele momento, mais populares, eu estava me tornando cada vez mais conhecido como autor de Sherlock Holmes do que de A Companhia Branca.
Meu trabalho inferior obscurecia o superior.(grifo nosso)"

Trecho do capítulo: Conan Doyle conta a verdadeira história do fim de Sherlock Holmes, com sub-título: Uma Morte Espetaculosa.

DOYLE, Arthur Conan, Sir, Aventuras inéditas de Sherlock Holmes - tradução de Lia Alverga-Wyler – Porto Alegre; L&PM, 1997, reedição 2003, p238.

SÉRIE FICÇÃO HISTÓRICA

A COMPANHIA BRANCA
O ESCUDEIRO HERÓICO (SIR NIGEL) (o Hobbit da Companhia Branca)
A NARRATIVA DE MIQUÉIAS CLARKE
OS REFUGIADOS
A CURIOSA HISTÓRIA DE RODNEY STONE
REMINISCÊNCIA DE UM IMPÉRIO (TIO BERNAC)
AS FAÇANHAS DO BRIGADEIRO GERARD
AS AVENTURAS DE GERARD

SÉRIE CONTOS E NOVELAS FANTÁSTICAS

CONTOS DO RINGUE E DE GUERRA
CONTOS DE PIRATAS (CONTOS DA ÁGUA AZUL)
CONTOS DE TERROR E DE MISTÉRIO
CONTOS DA PENUMBRA E DO INVISÍVEL
CONTOS DE AVENTURA (CONTOS DA VIDA MÉDICA – CONTOS DO PASSADO)
O MUNDO PERDIDO (O VENENO CÓSMICO)
A TERRA DA NÉVOA (A MÁQUINA DESINTEGRADORA – QUANDO O MUNDO GRITOU)
A TRAGÉDIA DE KOROSCO
A CIDADE SUBMARINA
 
Para quem estiver interessado, essa coleção se encontra ate em posto de gasolina, por uns R$ 10,00.

Coleção L&PM Pocket

Aventuras inéditas de Sherlock Holmes
A ciclista solitária e outras historias
Um escândalo na Boêmia e outras historias
O cão dos Baskerville
Dr. Negro e outras historias
Um estudo em vermelho
A juba do leão e outras historias
Memórias de Sherlock Holmes
A nova catacumba e outras historias
Os seis bustos de Napoleão e outras historias
O signo dos quatro
O solteirão nobre e outras historias
O último adeus de Sherlock Holmes
O vale do terror
O vampiro de Sussex e outras historias
 
Mas é mais difícil inventar uma história que tenha razão por trás. E, mais difícil ainda, tornar um desenrolar inteligente.:cool:

Recomendo ler:
Trecho do capítulo: Conan Doyle conta a verdadeira história do fim de Sherlock Holmes, com sub-título: Uma Morte Espetaculosa.

DOYLE, Arthur Conan, Sir, Aventuras inéditas de Sherlock Holmes - tradução de Lia Alverga-Wyler – Porto Alegre; L&PM, 1997, reedição 2003, p238.
 
Olha realmente me enganei quanto ao q Snaga quis dizer, pois quando ele mencionou "estudante" Sherlocl acheiq so poderia ser o Ritual Musgrave pois se nao me engano eh a unica mençao a sua epoca de estudante. NO entanto ele eh dito nao "estudante" no sentido de "matriculado em uma escola ou curso superior" e sim estudioso, ele eh um pesuisador e ja tem uma significativa clientela.

Quanto ao resto q Doyle escreveu, mas fora alguns contos de SF acho muito fraco (a maioria dos criticos concorda comigo) os personagens sem carisma, contos muito fantasiosos mas sem o apelo de um Verne e portanto pueris. O romance historico nao era meu gosto ate uns anos atras , talvez eu repense isso hoje, na epoca q li nao gostei (tinha uns 12 anos talvez 13)






ja quanto aos meritos dos escritores bem.....

vamos la.

Spoilers ABAIXO

li pouca coisa de Cristie, haja visto q a acho um escritora de segunda categoria, mas algumas coisas marcaram minha mente, tais como o fim de expresso do oriente, o final tao inviavel e inverossimil q chega a ser ridiculo, assassina a obra, sua narrativa pouco descritiva (sendo a descriçao de cena parte escencial de um romance policial) deixa muito a desejar, quando quero ler impressoes de pessoas ou intençoes ou ainda pensamentos leio Dostoyevisk) seus personagens afetados sao outro ponto contra. a dependencia da sorte para a resoluçao de inumeros casos outro (melembro de um conto em q ela resolveu ridiculamente fazendo a menina sujar o dedo com o papel de bala e depois pegar o espelho dessa forma deixando sua digital nele) indecente de ridiculo de golpe de sorte...

a construçao dos personagens principais deixa muito a desejar sao personagens planos sem vida para q no fim das contas sempre exista algo q ainda seja um misterio ou possa sair da manga.... ja em doyle logo nas primeiras 10 paginas de sua obra ele nos revela oq Sherlock sabe e oq nao sabe eh um personagem q quem leu sabe EXATAMENTE como se comportaria, por isso tanto se escreveu usando ele coisas como o livro do jo soares e arsene lupin e tantos outros. isso sao personagens bem escritos.


Chrstie eh uma perfeita filha do seculo 20 (muito embora nao seja) absolutamente cormercial, escritora de best-selers uma das mais prolificas de nunca. escritora de contos de MISTERIO e nao de detetives ou de romance policial... provavelmente a escritora mais bem sucedida de todos os tempos.... e sabe oq isso nos diz dela? q ela eh uma escritora de livros RECEITA DE BOLO uma pitada de misterio uma pitadinha de romance um pouco de intrliga personagens vivendo na auta-roda hummm q q falta? marketing e bingo vc tem um best-seller sem nenhum merito. no entanto ela escreveu tanto q uma ou outra coisa deve dar para salvar... ninguem escreve
mais de 60 livros e nao sai nada de bom.....

a questao eh q nao da para comparar

bem acho q me delonguei demais e q em questao de horas vcs vao tentar comer meu figado...

ps.: Doyle eh SIR e nao eh atoa.
 
Última edição:
Se Agatha Christie fosse 'Sir' nós teríamos um problema :lol:

Agora, falando sério, eu não disse que ela é melhor que Doyle - não acho isso, apenas prefiro o personagem dela ao dele, exatamente porque ele parece mais real e profundo de que Sherlock Holmes, que é quase um Deus.
Acho no entanto que chamá-la de escritora de baixa categoria não é justo. E se incluir a 'sorte' no desenrolar das tramas for uma jogada 'baixa', teremos um problema; eu estou no trabalho e não posso consultar meus livros, mas garanto que mesmo os textos de Doyle fazendo uso da sorte. Depois volto aqui para dar exemplos de passagens.
 
Recomendo ler:
Trecho do capítulo: Conan Doyle conta a verdadeira história do fim de Sherlock Holmes, com sub-título: Uma Morte Espetaculosa.

DOYLE, Arthur Conan, Sir, Aventuras inéditas de Sherlock Holmes - tradução de Lia Alverga-Wyler – Porto Alegre; L&PM, 1997, reedição 2003, p238.

Obrigado!:abraco::abraco: Prometo que um dia vou procurar e ler!:joy:
 
Agora, falando sério, eu não disse que ela é melhor que Doyle - não acho isso, apenas prefiro o personagem dela ao dele, exatamente porque ele parece mais real e profundo de que Sherlock Holmes, que é quase um Deus.
Mas essa é a graça dos livros do Sherlock! :dente:

Como eu citei algumas páginas atrás:

Snaga disse:
"Holmes não tem leitores, tem devotos." :mrgreen:
 
com certeza!
ele eh um caso a parte... n adianta comparar... pq eh completamente diferente do q qq outra coisa... ele eh um icone!
e eh a Lia Wyler q traduz os livros dele???
oh god...
agora deu vontade de ler o original...
depois de algumas coisas q ele fez em HP... n confio n... ¬¬
 
a Traduçao q eu tenho é de Hamilcar de Garcia.

ele nao é quase um Deus ele é so uma cara q gosta de detalhes... e muito meticuloso... eh so um cara muito inteligente... deus é o irmao dele RS :p


Anna vc sabe q é uma pessoa q eu considero inteligente pacas (por isso q discuto com vc... se nao nem entraria no merito) entao, exponha os fatos, pq vc acha os personagens dela melhor?

olha vou falar oq me lembro de cabeça dela tb, eu acho os personagens dela com uma necessidade muito grande de se mostrarem da "auta-roda" sao sem sal e arrogantes (nao eu nao acho arrogancia uma caracteristica ruim se vc tiver motivos para poder SER arrogante), pq eu digo isso? bem 90% dos crimes sao entre lords e nobres ou ricos ou em lugares de ricos.


alem disso ela eh uma escritora de MISTERIOS scobdoo eh um desenho de misterios.. e nao PLICIAL ou de DETETIVES... entenderam? ela nao se propoe a inventar um crime rasoavel com um motivo convincente perpetrado de uma forma rasoavel.... sao sempre coisas INUSITADAS nem q sejam as formas mirabolantes q ela se utiliza para sair com o resultado.


em suma.. parece q ela ecreve o livro bem devagar ai umdia alguem da edito liga e diz "seu praso esta acabando" ai ela junta tudo e PLIM resolve o caso... ai depois vc olha e pensa é..... pode ate ser.... mas nao é uma REALMENTE convincente.
 
n lí o suficiente pra falar dos personagens dela...
mas tb gostaria de ver alguem argumentar uma defesa ^^
vai ver isso faz com q eu me interesse a ler
xD
 
Eu também acho que o Sherlock é um cara inteligente e meticuloso, digamos um gênio, (como o Tolkien), mas não um super-herói... Muito menos um "deus".
Sabiam que na Scotland Yard, existem investigadores reais quase tão inteligentes quanto o Sherlock... Só eles fazem questão de não serem muito famosos. No mundo do Sherlock Holmes, ele também sería mais famoso apenas entre as pessoas relacionadas a investigação de mistérios, não um pop-star, as pessoas comuns não saberíam dele, a não ser que o conhecessem pessoalmente, durante alguma investigação. (eu acho...mas é só meu ponto de vista).
 
Eu também acho que o Sherlock é um cara inteligente e meticuloso, digamos um gênio, (como o Tolkien), mas não um super-herói... Muito menos um "deus".
Sherlock era o personagem e não o escritor. Diferente de Tolkien que era o escritor e não um personagem.
E Sherlock era sim um herói, oras. Era o mocinho que lutava (as vezes literalmente) contra os bandidos.

Sabiam que na Scotland Yard, existem investigadores reais quase tão inteligentes quanto o Sherlock... Só eles fazem questão de não serem muito famosos. No mundo do Sherlock Holmes, ele também sería mais famoso apenas entre as pessoas relacionadas a investigação de mistérios, não um pop-star, as pessoas comuns não saberíam dele, a não ser que o conhecessem pessoalmente, durante alguma investigação. (eu acho...mas é só meu ponto de vista).
E dentro do mundo Sherlockiano, ele era sim o maior. Batia em qualquer inspetor ou detetive da Scotland Yard.
E ele era muito famoso na sua época, não só pelo fato do boca a boca, como também seu amigo Watson traduziu em texto todos as suas maiores proezas. E seus livros levou a fama de Sherlock para fora da Inglaterra e por toda a Europa (digo isso dentro do legendarium, claro. Afinal, Sherlock não existiu de verdade... bom, ninguém provou nada ainda :mrgreen: ).
 
Sherlock era o personagem e não o escritor. Diferente de Tolkien que era o escritor e não um personagem.
E Sherlock era sim um herói, oras. Era o mocinho que lutava (as vezes literalmente) contra os bandidos.


E dentro do mundo Sherlockiano, ele era sim o maior. Batia em qualquer inspetor ou detetive da Scotland Yard.
E ele era muito famoso na sua época, não só pelo fato do boca a boca, como também seu amigo Watson traduziu em texto todos as suas maiores proezas. E seus livros levou a fama de Sherlock para fora da Inglaterra e por toda a Europa (digo isso dentro do legendarium, claro. Afinal, Sherlock não existiu de verdade... bom, ninguém provou nada ainda :mrgreen: ).

Bom, como você não entendeu nada do meu post, eu terei que explicar passo-a-passo:

Eu apenas comparei a inteligência do personagem Sherlock (ou seja, a inteligência que ele tería se existisse) com a inteligência do Tolkien, eu sei que Sherlock éra o protagonista (protagonista significa personagem principal, tá?, na sua linguagem, o "mocinho", como você falou), e é claro que lutava apenas com os bandidos. Quanto ao ele ser o maior dentro do mundo "Sherlockiano", isto eu sei, eu quis dizer que ele não éra famoso para as "pessoas normais" do mundo Sherlockiano, mas claro que era famoso entre os investigadores e detetives, etc. Isto é,até o o Watson escrever, como você disse, os feitos de Sherlock, aí a fama dele se espalhou, mas ANTES disto, ele não sería tão conhecido assim, (a não ser entre os investigadores, etc).

ps: Eu não sei o que você pensa de mim, mas imagino que deve achar que eu sou muito burro (hum, bom talvez eu até seja, mas não vem ao caso agora, huahuahuahua), para fazer uma afirmação tipo "Sherlock era o personagem, não o escritor". Mas tudo bem, não levei para o lado pessoal,é que eu só estava usando a comparação da genialidade dele na sua área (investigação), com a genialidade de Tolkien, este em seu "espaço", (o meio literario e academico, pois Tolkien não éra só escritor, mas também um ótimo filólogo).
 
Última edição:
Quanto ao ele ser o maior dentro do mundo "Sherlockiano", isto eu sei, eu quis dizer que ele não éra famoso para as "pessoas normais" do mundo Sherlockiano, mas claro que era famoso entre os investigadores e detetives, etc. Isto é,até o o Watson escrever, como você disse, os feitos de Sherlock, aí a fama dele se espalhou, mas ANTES disto, ele não sería tão conhecido assim, (a não ser entre os investigadores, etc).
Bom, não é possível saber se ele não seria famoso sem os livros escritos pelo Dr. Watson. Mas acredito que ele já gozava de certa fama antes do Watson publica seu primeiro livro. Pelo menos em Londres.
Pela lógico, Watson só poderia publicar o livro algum tempo após o acontecido (o tempo necessário para escrever, revisar, corrigir, conseguir uma editoras, convencer a publicarem). Durante esse tempo Sherlock já havia resvolvido mais casos, o que já o tornava famoso mesmo sem os testemunhos de seu fiel escudeiro.



ps: Eu não sei o que você pensa de mim, mas imagino que deve achar que eu sou muito burro (hum, bom talvez eu até seja, mas não vem ao caso agora, huahuahuahua), para fazer uma afirmação tipo "Sherlock era o personagem, não o escritor".
:lol:
Mas fala a verdade. Ficou parecendo que você tava confundindo o Sherlcok com o Sir Doyle. :yep:
 
Última edição:
Doyle foi chamado pela Scotland yard para resolvr alguns crimes tb.

Sherlok era im o melhor de seu metie, mas varias vezes falou bem de outros detetives e do Watson. Quem leu os livros sabe muito bem disso.

ele nao faz nada demais, ele eh so um observador e um datalhista.. tanto eh q algumas vezes erra e fica puto ....

ps.: tolkien eh outro q eh endeusificado, o cara era inteligente... mas nada demais...
 
Logan, eu ainda não tive chance de postar de casa; não sou boa de argumentação assim, sem fundamentar com partes do texto, então vou ter que te deixar esperando mais um pouquinho :wink:

Mas só para aguçar a curiosidade, posso dizer que acho a relação do Poirot com o mundo à volta dele mais interessante; ele é uma pessoa cheia de manias (que não estão necessariamente ligadas ao seu trabalho), que gosta de viajar e de boa comida. Ele é sim profundamente pedante - e isso é parte do charme, eu não disse que ele seria meu melhor amigo, apenas que é melhor personagem, mais interessante de ser lido.

Tvz hj de noite eu consiga pegar livros de ambos para postar exemplos aqui :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo