• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sherlock Holmes...

Sherlock Holmes é um clássico! Inspirou todos os grandes detetives da literatura. O legal é que a Scotland Yard já chegou a pedir ajuda pro Arthur Conan Doyle em algum casos, de tão impressionante a forma que ele escrevia os casos. Obviamente que ele não se intrometia em investigação, ao que parece os detetives da SY não souberam distinguir realidade e ficção.

Quem estiver interessado em ver os contos de Sherlock Holmes, a Wikisource (biblioteca livre) tem TODOS os contos do sherlock holmes. Não é pirataria, é domínio publico mesmo. Confira em: http://en.wikisource.org/wiki/Author:Arthur_Conan_Doyle/Sherlock_Holmes

Em inglês, infelizmente. Mas pra quem manjar... prato cheio XD
 
Li apenas Um Estudo em Vermelho. Confesso que não gostei muito. O maior problema foi que, no meio do livro, o Sherlock Holmes apontou para um homem e disse que ele era o culpado. Só depois, porém, na segunda metade do livro, é que toda a história do assassino e o raciocínio do detetive foram contados. Assim o leitor não tem nehuma chance de tentar adivinhar quem é culpado!

De qualquer maneira, vou dar mais uma chance a ele. Afinal, é um clássico! Comprei um livrinho com várias histórias do detetive que logo pretendo começar a ler.
 
Li apenas Um Estudo em Vermelho. Confesso que não gostei muito. O maior problema foi que, no meio do livro, o Sherlock Holmes apontou para um homem e disse que ele era o culpado. Só depois, porém, na segunda metade do livro, é que toda a história do assassino e o raciocínio do detetive foram contados. Assim o leitor não tem nehuma chance de tentar adivinhar quem é culpado!

De qualquer maneira, vou dar mais uma chance a ele. Afinal, é um clássico! Comprei um livrinho com várias histórias do detetive que logo pretendo começar a ler.

Hmm..quanto ao leitor não poder advinhar quem é o assassino, essa é uma das razões para muita gente gostar de SH (inclusive eu). Você não sabe o decorrer da história e ela desenvolve muito inteligentemente (não como novelas, filmes e livros brasileiros, que fazem a gente de idiota).:roll:
 
Pois é. Embora não goste de filmes, livros, etc. que fazem as pessoas de idiota, como você mesmo diz, gosto de poder acompanhar o desenvolvimento da história e tentar adivinhar o culpado.

No livros de Agatha Christie, por exemplo, você pode fazer isso. E ela é também, reconhecidamente, uma grande escritora. Talvez até por já ter lido um livro dela antes de ler Sherlock Holmes eu esperava um desenvolvimento semalhante da trama.
 
No livros de Agatha Christie, por exemplo, você pode fazer isso. E ela é também, reconhecidamente, uma grande escritora. Talvez até por já ter lido um livro dela antes de ler Sherlock Holmes eu esperava um desenvolvimento semalhante da trama.
Concordo, Agatha Christie tinha um lance mais metódico nas histórias, tudo encaixado, o livro era quase um jogo. Mas nem por isso as tramas secundárias eram menos geniais, sem duvida uma grande escritora. Diria até que os romances da Agatha são mais policiais que os de Conan Doyle.

Sherlock Holmes tem um ritmo diferente, bem mais aventuresco. Embora tenha uma mente dedutiva normalmente o desfecho da história se passa em cenas de ação, perseguição e até mesmo lutas, quase um "herói pulp", totalmente diferente dos desfechos das histórias de Hercules Poirot, que se passa fechada em uma sala de quatro paredes.

Dê mais uma chance, sugiro os contos pequenos, mas acho que o seu estilo pende mais para Agatha Christie.
 
Vocês falam tanto dessa Agatha Chriesty, já ouvi esse nome mas, não sabia que ela era escritora e, conseqüentemente, não conheço nenhum livro dela..podem me dar uma ajuda?:oops: Quanto ao desenvolvimento das histórias de SH, realmente depende de cada um (tem gente que gosta de adivinhar o assassino, tem gente que não). Tudo é uma questão de ponto de vista.:roll::joy::roll::mrgreen:
 
Agatha Christie é a autora de um dos maiores detetives da literatura, Hercule Poirot, que só perde em fama para Sherlock Holmes; ela também escreveu uma grande série de contos policiais com outra personagem, Miss Maple, que é uma velhinha muito observadora e esperta. E tem ainda alguns contos em que nem um nem outro aparecem, que também são muito bons.

eu sou péssima para nomes, o único título que lembro são "Os Crimes ABC", pq foi o que mais gostei.

em hipótese alguma leia "Cai o Pano" antes de ter lido outros, ele é o livro que fecha a série do Poirot...
 
Um Estudo em Vermelho eh bom... mas axo q n eh realmente o melhor pra ler de primeira... Leia O Signo dos Quatro... capaz de vc gostar mais!
mas realmente do desenvolvimento dele eh diferente do da Agatha Christie...
vai ser uma questão de gosto msm, eu particularmente adoro ler ambos...
Histórias de detetive emplogam!
 
na minha opinião, o melhor pra ler sherlock holmes é começar pelos contos, não pelas histórias mais longas...
"As aventuras de Sherlock Holmes" é um dos livros com várias histórias, acho que quem nunca leu deve começar por ele.
 
eh... eh uma boa... pra quem nunca leu...
mas O Signo Dos Quatro eh fantastico... q isso, eu lí e quase babei hauahua
*_* um dos q eu mais gosto ^^
 
Um bom livro pra começar também é o cão dos baskervilles. Foi o primeiro que li e é muito bom. No começo parece ser uma história sobrenatural, mas, no desenrolar da história, percebe-se que não, como a maioria (possivelmente todas) das obras de Sir Arthur Conan Doyle.:mrgreen:
 
O primeiro que li foi o Vale do Terror (nessa última coleção ele foi traduzido como Vale do Medo). Mas faz muito tempo. Me lembro de ter gostado, no entanto, nada melho que ler desde o início. Desde o "nascimento" do detetive (que até então era um estudante), pra só depois se aventurar pelo restante.

Um Estudo em Vermelho nos apresenta Sherlock. Mostra quem ele é e por age daquela forma. Mostra suas peculiaridades, seu modo de pensar, suas qualidades (dedutor, quiímico, boxeador... entre outras).

Mesmo que achem o primeiro livro chato, eu sugiro que comecem a ler por ele.
 
Discordo, Snaga; é um livro difícil de se ler, em que quase metade ele nem aparece, que trata de um tema complicado - religião - e em geral é bastante monótono, a menos que você já tenha algum interesse nos personagens. Quando você já se apaixonou por Sherlock e Dr Watson, então ele com certeza vale ser lido. Mas não é uma boa primeira incursão na Londres de Sir Arthur Conan Doyle, na minha opinião.
 
Snaga nao se referiu ao Estudo em vermelho e sim ao Ritual Musgrave esse sim primeiro CASO de holmes e nao primeiro livro a ser escrito.


nao existe merito nenhum em comprara Doyle com Cristie... os livros de Doyle sao bem escritos, suas historias raramente mirabolantes demais... ja cristie inventa os enrredos mais inveridicos e tolos possiveis e no fim sempre tira um personagem ou uma resposta da manga... classico de escritor ruim.

crio q em algum lugar aki no forum ja fui mais a fundo nessa descriçao.
 
Snaga nao se referiu ao Estudo em vermelho e sim ao Ritual Musgrave esse sim primeiro CASO de holmes e nao primeiro livro a ser escrito.
ELE se referiu ao Estudo em vermelho, sim; que existe uma estoria que se passa em tempo anterior, eu também sei.

nao existe merito nenhum em comprara Doyle com Cristie... os livros de Doyle sao bem escritos, suas historias raramente mirabolantes demais... ja cristie inventa os enrredos mais inveridicos e tolos possiveis e no fim sempre tira um personagem ou uma resposta da manga... classico de escritor ruim.

crio q em algum lugar aki no forum ja fui mais a fundo nessa descriçao.

Discordo profundamente; acho que a descrição que alguém deu aqui em cima, de que nos livros da Christie é mais possível acompanhar o raciocínio do investigador, é bem mais próximo da verdade. Todo autor tira alguma carta da manga de vez em quando, mas não é nem de longe o padrão dela, nem necessariamente desmerece o enredo (até Tolkien fez uso de APENAS um exército de mortos vivos).

Na grande maioria dos casos, as pistas estão ali, e você, leitor, vai seguí-las da forma que lhe convier. Como Doyle se vale de diversas jogadas científicas - bem mais raras nos livros de Christie - isso não é tão possível nas aventuras de Sherlock.
 
Snaga nao se referiu ao Estudo em vermelho e sim ao Ritual Musgrave esse sim primeiro CASO de holmes e nao primeiro livro a ser escrito..
Eu me referi ao Estudo em Vermelho sim. Mas é verdade. Tem um caso que, apesar de ter sido publicado depois, acontece antes dos fatos do primeiro livro. Mas nem me lembro se era o Ritual Mugrave.
 
nao existe merito nenhum em comprara Doyle com Cristie... os livros de Doyle sao bem escritos, suas historias raramente mirabolantes demais... ja cristie inventa os enrredos mais inveridicos e tolos possiveis e no fim sempre tira um personagem ou uma resposta da manga... classico de escritor ruim.
Meu tudo bem que você não gosta de Agatha Christie, mas dizer que ela é uma escritora ruim, é forçar um pouco a barra. Os livros dela são muito bem escritos, as descrições dos fatos foram feitas com maestria. Inveridicos? Leia o "Crimes ABC", "Mansão Hollow" ou o melhor de todos "O Assassinato de Roger Akroyd" e você verá que essas histórias são mais pé no chão do que qualquer outra do Doyle.

E como assim Doyle não inventa coisas mirabolantes? ele faz menção a coisas sobrenaturais o tempo todo! Leia "The Lost World" onde humanos encontrarm dinossauros. Não que isso seja um defeito, pelo contrário gosto muito das histórias de Doyle.

Mas dizer que um escritor do naipe de Agathe Christie é ruim.... é um pouco complicado de se levar em conta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo