Nunca confie na TV, a não ser na TV Cultura.
Olá meus amigos, sou eu de novo.
É, esse assunto é muito intrigante! Odeio ter de admitir isso, mas às vezes não há como.
O problema é o dinheiro.
Antes de começar, queria dizer que odeio aqueles argumentos toscos que dinheiro é ruim, dinheiro corrompe, dinheiro isso, dinheiro aquilo.
O que corrompe é o poder, e não o dinheiro. Dinheiro é apenas um meio para o poder, mas ele também serve para tantas outras coisas que acho imbecil ficar dizendo que dinheiro é o câncer da humanidade. Não é.
Dito isto, passo às minhas considerações.
A programação dos meios televisivos apenas refletem a cultura de uma sociedade. A TV transmite o que o povo quer, caso contrário os canais acabariam igual a TV Cultura: pobres, falidos e com 1 ponto no IBOPE.
O povo (e digo isto em geral, porque a televisão de todos os outros países também só veiculam lixo) não quer cultura, não quer saber dos fatos que mudam a humanidade, não quer enriquecer-se de conhecimentos, mas só quer ver circo, ver fofocas, ver seres humanos confinados em um espaço qual ratos de laboratórios estudados por cientistas.
E nem adianta você dizer - eu não, eu quero ver programas culturais - esquece! Você é minoria.
Admita que você está nos 10% do povo que têm acesso a cultura, a formação escolar e profissional e a livros e revistas que publicam matérias culturais.
E os outros 90%?
Bem, estes assistem ao Ratinho.
Então não adianta, não culpe a TV, mas culpe as diferenças sociais e culturais.
Você estudou em uma escola particular, você ingressou em uma faculdade, você se formou, você pôde estudar, você tem TV à cabo, você nunca passou fome. Mas os outros 90% da população não tiveram as mordomias que você teve.
Devemos, então, falar - o povo é burro, é culpa desses idiotas sem cultura?
Não. De forma alguma. Não é por opção que o povo não tem cultura, mas sim porque a ela não teve acesso. O povo vota em políticos corruptos não para sacanear todo o resto, mas porque não lhe ensinaram a escolher o candidato e a filtrar os discursos políticos.
A culpa não é do povo, mas de toda a sociedade, inclusive de você, que nunca fez nada para diminuir as barreiras econômico-sociais.
A culpa é minha também, porque gasto por mês mais do que uma pessoa humilde deve gastar por ano.
E a também culpa não é da TV, porque ela quer dinheiro, porque ela quer dar emprego, porque ela quer crescer como empresa e se firmar nesse concorrido mercado de informações.
Então, meus amigos, dêem graças à Deus pelo fato de ainda existirem TV Cultura, National Geographic e Discovery Channel.
Pelo menos é isso que eu acho.
Abraços a todos!