• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Shanghai: Como mudar em 20 anos

Brunno Zenni

Usuário
shanghai_1990_vs_2010



shanghai_1990_vs_2010.jpg
 
Chega a ser assustadora a forte verticalização e a diminuição da área verde, o grande mal da urbanização excessiva.
 
Aquele prédio lá atrás o mais alto, parece um abridor de garrafa (vontade de beber).
Mas falando sério, ê brasilzão nosso que não aprende né.
 
A mudança foi violentíssima, algumas coisas boas e outras não.

Mas quero ressaltar que altos arranha-céus não são sinônimos de desenvolvimento sustentável "de verdade", vai muito além disso.

No dia que povo chinês promover o verdeiro Estado do Bem Estar Social, aí sim será digno de todas os elogios.
 
No Brasil, a cidade que mais se assemelha a esse modelo de verticalização de Shangai é a minha São Caetano do Sul que é a única cidade do país que tem 100% de área urbana e rural: 0%.

Quando nasci nos anos 70, dava pra contar nos dedos das mãos os pouquíssimos edificios com mais de 10 andares. Hoje são centenas e não param de crescer.

Logicamente o número de edificios é bem menor que Sampa, mas levando em conta que é um municipio de pequenas dimensões e poucos habitantes, a densidade de edificios por habitante se torna muito elevada o que deixa a cidade numa condição comparável a algumas cidades asiáticas campeãs de verticalização.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo