• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Shadow Hearts [ Especial ]

Locke

Usuário
Shadow Hearts

Introdução
Se formos analisar os RPG´s já lançados para o Playstation 2 nos últimos meses, tenho certeza de que Shadow Hearts estará entre os melhores, não deixando muito a desejar para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de por as mãos nesta maravilhosa e fantástica obra da Midway, que já a muito tempo não lançava nada de peso, assim sendo podemos considerar Shadow Hearts como um inicio de uma nova fase no futuro da empresa, esperando que seus próximos games, principalmente RPG´s, sejam tão bons quanto ao que vou lhes apresentar neste review. A empresa responsável pela produção de shadow Hearts é a Sacnoth, a mesma que fez Kouldelka, que pode ser considerado como uma espécie de flash back com ele.

Destinos incertos
Sua vida e passado são incertos, vozes misteriosas circulam sobre sua mente, sempre lhe dizendo aonde ir e o que fazer. Sem duvidas, você certamente acabaria aceitando os desafios e missões, em busca talvez de pistas sobre sua própria vida, passado, e respostas para perguntas que sempre estiverem em sua mente, perguntas do tipo, “por que tenho os poderes que tenho? Quem ou o que é a misteriosa voz? Meu pai está vivo?...” Aceite os fatos, o mundo já não é mais o mesmo, monstros e criaturas demoníacas estão espalhados por todo o planeta, causando pânico, destruição, e medo aos humanos. O que seria responsável por tantas atrocidades? Somente um jovem, com poderes sobre-humanos, junto de seus amigos, poderá mudar o destino de milhares de vidas, lutar em busca de justiça, paz e amizade, carregando em seu coração a esperança de um futuro melhor. Este é apenas o começo de uma longa jornada, que lhes ensinará o valor da amizade, e mostrará as loucuras das quais um homem é capaz de fazer a fim de proteger e permanecer ao lado da mulher que ama.

Para tudo um inicio
Tudo tem inicio no ano de 1913, em uma noite onde o Padre Elliot é assassinado, por um misterioso homem conhecido como Roger Bacon. Acreditava se que Alice, filha de Elliot estava na companhia do pai, tendo presenciado a terrível cena, com seus próprios e inocentes olhos.

Naquela mesma noite, um trem com destino ao Japão transporta a jovem Alice Elliot, sua tripulação desconhece os motivos de tanta pressa somente para levar uma simples garota. Um estranho e de boa aparência senhor entra em cena, ele não aparenta ser um simples humano, e em poucos segundos acaba com todos os soldados que ali estavam para proteger a garota. O homem é Roger Bacon, o mesmo que a pouco matará o pai da dela, mas agora seus interesses parecem estar voltados para a filha do recém falecido. O plano do cruel Warlord teria sido perfeito, se um estranho rapaz não estivesse ali para estragar seus planos, salvando a garota e junto dela escapando do terrível e demoníaco homem.

Este estranho herói é Yuri, um jovem perturbado por lembranças de seu passado, alguém que já não sabe ao certo o que é ter um amigo, ou alguém a quem confiar e se importar, durante os últimos anos de sua vida, ele se manteve guiado por uma misteriosa voz que do nada parece surgir e dizer lhe para onde ir e o que fazer, e graças a uma ordem recebida por esta mesma voz, ele teve a oportunidade de conhecer Alice, e ter a chance de mudar sua vida radicalmente, podendo realmente conhecer o valor da amizade, e passando a ter um grande e caloroso afeto por Alice, a jovem que descobriu que ao mesmo tempo em que perderá seu pai, ganhará uma amizade, alguém a quem confiar e contar para os bons e más momentos de sua vida, alguém que não importa onde e quando, sempre estaria ao seu lado para lhe ajudar, mesmo que pra isso fosse necessário dar ou arriscar a própria vida... Os dois irão precisar de muita força e coragem para enfrentar Roger Bacon, e descobrir os mais sombrios segredos espalhados pelo mundo, mas é claro que poderão contar com seus amigos feitos durante a jornada, dos quais entre eles estão; Zhuzhen, o velho sábio que tem vagado através da China, exorcizando lugares amaldiçoados. Margarete, a linda e sensual agente secreta, que esta sempre metida em confusões. Keith, um vampiro que após anos adormecido, embarca na jornada. E por ultimo Halley, um jovem órfão que no meio de tantos problemas, acaba realizando um sonho.

O destino do mundo esta em suas mãos, muita ação e aventura nesta longa viagem, onde você passará a enfrentar inúmeros desafios, e ajudar pessoas inocentes com sérios problemas, mas nada impossível ou que deixará nossos guerreiros para trás. Quem é Roger Bacon, e o que ele quer com Alice? E os poderes de Yuri, qual o significado deles? A vida destes nobres heróis irá mudar muito de hoje em diante, e cabe somente a você entrar nesta aventura e descobrir se a felicidade pode mesmo existir dentre tanta dor e sofrimento...

Harmonixer
Você deve estar se perguntando o que diabos seria um Harmonixer, pois bem, a resposta é muito simples, pense em um humano aparentemente normal, mas como todos sabem, não se julga um livro pela capa não é mesmo? Um Harmonixer é alguém com poderes conhecidos como Fusion Soul, e ainda poderes sobre humanos, sendo capaz de regenerar partes do corpo feridas ou decapitadas, em questão de segundos, estando logo pronto para enfrentar qual quer tipo de problemas. E como sabemos ninguém melhor do que Yuri para dominar a art de um Harmonixer, usando o que antes parecia um maldito pesadelo, para o bem da humanidade, como uma dádiva dos céus.

[/b]Fusion Soul[/b]
Durante o game você contará com a fusão entre almas de monstros juntas com a de Yuri, isso lhe permitirá a habilidade de se transformar em 20 criaturas diferentes, sempre tendo livre acesso a todas as suas mais fortes e fantásticas magias e ataques, é assim que nosso herói estará sempre ampliando suas forças, e ajudando seus amigos a combater demônios e terríveis vilões espalhados pelo mundo.

As Fusion Souls, são divididas em criaturas elementares, entre elas estão, Fire, Water, Wind, Earth, Dark, e Light, existindo três monstros de cada elemento, e dois secretos, que só poderão ser pegos dependendo de alguns itens e decisões tomadas por você no decorrer do enredo, e não tendo uma segunda chance, mas realmente caso os tenham, realmente sua sorte e diversão durante o game serão maiores, principalmente em batalhas, graças aos novos brinquedinhos.

Exorcismo
Espalhados pelo mundo muitos espíritos cruéis vivem espalhando o mau sobre cidades e regiões habitadas pelos humanos. Isso acaba afastando pessoas de suas casas e até familiares. Mas em todos os lugares do mundo, muitos rituais foram criados para por um fim no mau, exorcizando esses espíritos. Alice, sendo uma exorcista Cristã, possui poderes para efetuar e lidar com os rituais. Ela pode neutralizar os espíritos e vozes demoníacas, com White Magic (Magia Branca). Prepare-se para exorcizar demônios jamais vistos e imagináveis pelas mentes humanas.

The Graveyard
O local em que as almas permanecem descansando em um longo sono. É aqui que Yuri terá de vir após acumular uma quantidade de almas requeridas, e acionar as tumbas onde estarão disponíveis os esperados Fusion Monsters, para você vencê-los e ganhar suas formas demoníacas.

Malice
Durante o game, muitos monstros serão mortos em batalhas, e assim Yuri contará com os poderes deles para aprender suas novas formas de fusão, mas com isso também vai ter que agüentar a Malice. Para quem esta se perguntando o que diabos isso significa, só que é mais simples do que imaginaram. Malice é a vingança dos monstros mortos em batalhas, e sempre que a Malice estiver alta, algumas batalhas inesperadas acontecerão, no próximo item do review explicarei melhor sobre o que se trata.

Um detalhe importante, é que o único local possível para se acabar com a Malice, é o Graveyard, e o único capaz de neutralizar o tal poder e energia vingativa, será o nosso herói Yuri, combatendo monstros que se formarão com um numero exato de Malice, e os Fundindo em sua própria alma como uma monstruosa criatura recém enfrentada, criada também pela Malice.

The Reaper
Logo quando você obter uma especifica quantidade de Malice, matando monstros, uma estranha batalha contra um estranho ser irá acontecer. Este é o Reaper, uma entidade criada relacionada aos medos mais profundos de Yuri, e com isso vai ter de lutar contra seus próprios medos... Estranho não? Mas os monstros querem vingança, querem ver dor no coração do rapaz. Será que Yuri conseguirá vencer este desafio?

Jogabilidade
Vou explicar um pouco sobre os detalhes mais importantes sobre a jogabilidade só game, coisa do tipo, sistema de batalha, Word Map, explorações de cenários, e movimentação de personagens. Confira logo abaixo:

World Map – Não se tem uma forma de se explorar o mapa, ou caminhar ate a cidade desejada. Tudo acontece com uma lista de seleção, como em Breath of Fire IV, ou Grandia, é preciso somente apontar o direcional sobre o lugar a querer visitar e pronto. O ame se passará em um mundo real, com mapas reais, Ásia, e Europa, lugares como China, Inglaterra, entre outros.

Movimentação – Fácil se movimentar pelos cenários, e a sensação passada pelos personagens é bem suave e bem trabalhada. Em batalhas, ao efetuar um ataque, repare bem como em cada golpe os personagens parecem realizar seus movimentos com uma ótima qualidade.

Sistema de batalha – Batalhas causadas em um ambiente verdadeiro e clássico para um RPG, todos devem conhecer as velhas e boas batalhas aleatórias, usando turnos e Hit Points, Magic Points, e outros detalhes que poderão ser conhecidos conforme for se familiarizando no game.

Judment Ring – Em Shadow Hearts, foi criado um sistema de batalha novo, original de certo ponto de vista. Cada personagem tem uma seqüência de três golpes quando selecionado um ataque físico, mas para se ter sucesso nestes três golpes e fazer a seqüência completa ter utilidade, você deve acertar as áreas iluminadas do Judment Ring. O Judment Ring é um anel que sempre estará visível em cada ação desejada no game, tanto dentro quanto fora de batalhas, ate mesmo para se comprar itens você o usará. Quando o acionar, algumas áreas dele serão iluminadas, e um ponteiro irá começar a se movimentar no anel, bastando você apertar o botão X logo quando este ponteiro passar sobre elas... Pode parecer complicado, mas é muito fácil quando se pega pratica e costume.

Gráficos
São bonitos e bem detalhados, desde cidades urbanas quanto rurais, em lugares como casas, edifícios, fabricas, castelos, florestas, campos, e diversos outros... Todo o background do game é Pré Renderizado, sendo que os personagens são totalmente em 3D, com uma movimentação suave e realista, principalmente durante a movimentação de batalha, onde em cada ataque usado as seqüências de combos. Ainda estarão presentes cenas em CGM (Computer Graphic Movie) de altíssimas qualidades, mostrando cenas importantes e marcantes do game, mesmo não sendo muitas, vale a pena conferir.

Som
A trilha sonora em Shadow Hearts é legal, criativa, e bem variada, não deixando o clima do game cansativo, para cada pedaço do enredo, cada situação, cenário, ou cena, uma nova musica estará presente. Os únicos problemas estão nas vozes do sistema de batalha, elas não foram bem trabalhadas, pode se ver também uma mistura entre Japonês e Inglês quando se utilizar um ataque, não é muito, mas poderia ter ficado muito bom, pois já nas vozes usadas durante o enredo do game, são ótimas, principalmente as narrações sonoras espalhadas pelo game.

Diversão
Pode apostar que diversão é o que não falta. Nos vários inúmeros diálogos e cenas do game, vocês poderão sempre presenciar situações cômicas entre os personagens, e diálogos bem engraçados. Shadow Hearts, trás um enredo sombrio e misterioso, na verdade podemos considerar como um RPG puxado para terror, e Yuri é um jovem bem rebelde e comigo em alguns momentos, é possível esperar o impossível do rapaz, que pode ter certeza de que ate o final do game será um de seus personagens preferido nos game.

Não se preocupe quanto a insegurança de comprar ou não o jogo, por motivos como ser algo enjoativo, ou que não prende a atenção do jogador, que poça chegar a ser bobo ou não ter um bom sistema e personagens carismáticos com bons diálogos e etc... Eu posso garantir que problemas deste tipo não serão vistos, garantindo assim a sua diversão por 50 horas que jamais serão esquecidas causando arrependimento.

Finalizando
Eu gostei muito de Shadow Hearts, posso dizer que está entre os melhores jogos que já joguei de Playstation 2, e que realmente quando o comprei não esperava tanto, pensei que iria ser bom, mas não ótimo. Para que gosta de RPG com sistema clássico e um bom enredo do qual chega a prender a atenção, esta é uma boa escolha e investimento tanto para o seu dinheiro quanto para as suas próximas horas na frente da TV. Somente deixo claro que nem todos tem o mesmo gosto, e caso não goste de RPG e não tenha paciência, parta para outro jogo, e deixe este para quem aceita o desafio de descobrir o mistério por trás de tanta ação e aventura, e o destino de Yuri, Alice e seus amigos...

Bom pessoal fiz o possível para escrever o melhor review que poderia ser feito sobre Shadow Hearts. A intenção é tentar responder todas, (ou pelo menos a maioria) suas duvidas relacionadas a isto. Sei que não é fácil resolver em qual game vale a pena investir seu dinheiro, mas a decisão esta em suas mãos, tendo agora um pouco mais de conhecimento sobre este game, para poder se decidir com mais certeza. Obrigado a todos e boa sorte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo