1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sexualidade dos elfos

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Faram¡r, 7 Ago 2002.

  1. Faram¡r

    Faram¡r Dr. Benway

    Eu não sei se esse assunto já foi discutido em algum tópico, então resolvi abrir este.
    Uma detalhe que em intriga na obra de tolkien é o conceito de imortalidade dos elfos. Depois de um tempo eu percebi que eles tinham pouquíssimos filhos em relação ao tempo de vida conjugal. E fiquei com uma dúvida ... afinal, os elfos são sexualmente pouco ativos ?
    Milhares de anos e poucos filhos, por que?
    Terão eles realmente uma frequência sexual tão reduzida? Ou eles possuem métodos contraceptivos que os fazem evitar ter filhos? Ou a fisiologia das elfas as fazem ter dificuldades para engravidar?
    Eu não li completamente o Silmarilion nem as HOME, mas ja li sobre muitas coisas em sites incluindo a própria Valinor. Creio que o Tolkien não deixou explicito em suas obras uma resposta para a minha dúvida, mas como historiadores nós podemos ler os textos dele como documentos históricos, e tentar perceber nas entrelinhas indícios para não apenas esta como muitas outras questões.
     
  2. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    hummm, eles foram espertos, oras! Inventaram a camisinha ;-)





    Sexualidade élfica é um dos assuntos mais discutidos, e que menos levam a conclusões úteis por aqui. Eu, pessoalmente, (já que vale recorrer suposições esdrúxulas, e opiniões pessoais ;-)) acredito que a mãe elfa compartilhe parte do seu fëa com o filho, sendo que depois de alguns filhos, seu fëa cansado não mais será capaz de gerar vida, por mais que tente.





    viagens, viagens, viagens....
     
  3. Fox

    Fox Visitante

    Quando leio isso, logo penso no caso da mãe do Fëanor, que ao tê-lo, ficou muito cansada indo repousar e acabr indo ao encontro de Mandos.

    Todo o negocio do fëa compartilhado me faz pensar com certeza nessa caso, porque pelo fëa incandecente do Fëanor, pode muito bem ter consumido excesssivamente o de sua mãe.

    Talvez você não tenha viajado tanto assim... :wink:
     
  4. Morgs

    Morgs Metido a Rei de Arda

    Morgoth fala...

    Mas é isso sim.
    Fëanor, o Espírito de Fogo, como o próprio diz, foi o mais poderoso dos elfos. O cara teve SETE filhos, o que é um recorde entre os elfos. Sua energia era muito grande, tanto que após sua morte, seu hröa (corpo) virou pó diante do calor de seu fëa (espírito). Os elfos passam parte de seu ser, sua essência, a seus filhos e, por isso, quanto mais filhos um elfo tiver, mais fraco ele fica, digamos assim. Veja a pobrezita da Míriel, por exemplo. :cry:
     
  5. Faram¡r

    Faram¡r Dr. Benway

    Hummm
    Isso quer dizer que a gênese de filhos, no caso dos elfos, passam por meios espirituais e não biológicos? E que os elfos escolhem se terão ou não filhos durante o ato sexual? Ou a gênese de um elfo não passa pelo sexo?? Ou eles se privam de tal atividade?
     
  6. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Concordo com a teoria do fëa compartilhado exposto acima. Creio que seja certo que a reprodução dos elfos se dava como a dos homens, sexuadamente. Acontece que eles, sabendo de todo o processo espiritual que envolve o ato sexual, deveriam se valer dele apenas como meios reprodutivos. Assim, eles só teriam relações sexuais quando desejassem ter filhos. Além do mais, o fato de que eles teriam controle muito maior do espírito sobre o corpo, corroba esta teoria.
    (Obs esdrúxula: Não acho que os elfos usassem o método contraceptivo da camisinha, mas o da tabelinha :roll: )
     
  7. Coiote

    Coiote Fallin´

    provavelmente,a tese do fëa compartilhado é a mais fundada.os pais compartilham o fëa com seus filhos,ateh q ficam taum fracos q naum consiguiam mais ter filhos...
     
  8. Faram¡r

    Faram¡r Dr. Benway

    Hummm ... Isso quer dizer que a melhor explicação é a que os elfos não são afeitos ao sexo. E que ao ter filhos eles perdem uma parcela de seu poder. É estranho, mas parece ser a explicação mais coerente ate agora.
     
  9. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    E no caso das relações entre elfos e homens? Seriam elfos que gostavam mais de sexo ou homens que se adequavam mais a moda élfica?
     
  10. Gildor

    Gildor Usuário

    Uma discussão como essa não pode continuar sem que seja citado o texto mais importante a respeito, escrito pelo próprio Tolkien: 8)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)



    E um detalhe: antes que alguém se anime, a Valinor ainda não voltou. Por enquanto só dá pra ver coisas pontuais, como os textos :?
     
  11. Pearl

    Pearl Usuário

    Bom eu nunca vi o caso de Míriel como uma regra, foi mais como uma exceção.

    Com relação a vida sexual dos elfos, eu penso mais da forma moralista. O Tolkien passa uma mensagem bem moralista em toda a história da TM, e acredito que seja baseada na moral católica.

    Portanto, não acho que os elfos (pelo menos os bonzinhos) tinham desejo sexual, e que o sexo era mais pra reprodução. O que vem a confirmar isso, é quando Tolkien fala que os elfos eram espiritualmente mais fortes, então, menos propensos aos desejos humanos.

    Mas isso é apenas a minha humilde opinião.(MHO)

    :)
     
  12. Northern Lad

    Northern Lad Usuário

    Pelo o que eu entendi, a relação sexual élfica não dá prazer como a dos homens. Pelo contrário, ela causa cansaço. Em outras palavras, elfos não tem orgasmo, e acho que também não têm desejo sexual, é só têm uma relação quando querem ter filhos mesmo...
     
  13. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Não creio que os elfos não tenham prazer no relacionamento sexual, apenas que eles controlam seus instintos, ao contrário dos homens. Digamos que eles primariam mais pelo amor espiritual do que pelo carnal, sendo este realizado apenas com os fins procriativos (aqui concordo com a Aredhel de que a moral católica de Tolkeniana teve influência).
     
  14. Washu_Hakubi

    Washu_Hakubi Usuário

    essa questao dos meio-elfos me intriga bastante!tipo, nao sei se existe algo sobre as relaçoes humano/elfo...existe?
     
  15. Glaurung

    Glaurung Usuário

    Bom, elfos e humanos eram biológicamente compatíveis e capazes de gerar descendência fértil. Suas uniões eram raras mais por questões culturais. No mais, acho que as relações eram semelhantes a dos homens.

    Não acho que as relações sexuais entre elfos seja diferente da dos humanos.
     
  16. Guilbor

    Guilbor Old Man

    Tolkien disse q elfos e humanos eram biologicamente semelhantes portanto sua reproduação era sexuada sim......
    O fato de terem poucos filhos pra mim e apoiado na teoria de q eles compartilhavam parte de seu fëa com sua prole e por isso tinha poucos filhos... ao contrario dos homens q não compartilhavam seu fëa e por isso se reproduziam mais....

    Agora acho q o fato de eles ficarem cansados com o mundo e depressivos por causa das constantes mudanças ocorridas contribuiu para eles evitarem filhos
     
  17. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Eu já dei uma lidinha nesse texto (leis e costumes dos eldar) e tirei as mesmas conclusões que o pessu desse topico: acho que os elfos num tinham mtos filhos pcausa do fea mesmo, sendo que os partos deviam desgastar mto as mães pcausa disso.
    Qto ao sexo, acho que os elfos num eram lá mto chegados mesmo. Nesse texto mesmo diz que luxúria era mto raro entre os elfos. E isso quer dizer que eles num tinham mto dessa coisa de desejo sexual e talz.
     
  18. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Acho também que o pouco apetite sexual dos elfos está intimamente relacionado com um controle populacional inato. Imaginem se todos os elfos, imortais, fizessem filhos como coelhos. Arda estaria condenada.
     
  19. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Ainda não falei o que minha imaginação pensa sobre isso?
    Bom, eu sempre vi esse tipo de coisa da seguinte forma: elfos e anões são uma raça à parte, a gente não pode usar a nós mesmos, humanos, como comparação.
    Os elfos podem ter tanto prazer com a música, com poesia ou em ver o pôr-de-sol, como nós temos com o sexo. Da mesma forma os anões em lapidar ou esculpir, forjar, ou simplesmente admirar uma pedra preciosa.
     
  20. Northern Lad

    Northern Lad Usuário

    Acho que a conclusão final é por causa do fëa e também por causa do controle do desejo sexual...
     

Compartilhar