1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sextina

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Mavericco, 15 Out 2011.

  1. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Post retirado pelo autor.
     
    Última edição: 8 Fev 2013
  2. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , referindo-se à sextina, disse:

    "A arte de Arnaut Daniel não é
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . É a arte decombinar palavras e música numa seqüência onde as rimas caem com precisão e os sons se fundem ou se alongam."


    Ao que Edmir Domingues objetou, dizendo:
    "Mas é este o objetivo de toda a verdadeira poesia, o perfeito encontro entre a forma e o conteúdo, entre a linguagem e a música".

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Sempre existe alguém contra ou a favor em qualquer arte. No caso de se expressar em versos (haicai, sextina , soneto, poema livre etc) é melhor correr os riscos.
    :sim:

    “Venha,que só se erram quem não quer,
    Quando de amar o Amor está cansado,
    Quando feito maldito se é tanto.”

    :clap:

    Belo arremate.

     
  3. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Não creio que possa haver falta de arte numa estrutura poética que foi utilizada pelos cânones da literatura lírica ocidental: a saber, os expoentes máximos do dolce stil nuovo, Dante e Petrarca. O Canzoniere do Petrarca registra nova sextinas!

    O que acho interessante da sextina é o fato dela ser basicamente feita em torno de seis palavras que são, e que possuem, em sua essência, o assunto do poema em questão. Ela é como uma caixinha, que é vistoriada de todos os lados durante até a leitura até que o leitor perceba o que ela possui em seu interior... E ver que o poema se diferencia da prosa por possuir um final de linha que nunca se cumpre.

    E esse jogo entre as palavras dá margem aos mais variados tipos de sextinas, indo desde as verdadeiramente interessantes como a de Newman, cujas seis palavras devem ser, entre si, anagramas, até as mais desnecessárias de classificação, como a sextina dupla ou a sextina rimada (digo desnecessárias pois seria como eu criar uma sextina com todas as seis palavras como alimentos e chamá-la "Sextina da Comida"). E existem também as mais compactas, como a quartina ou a bina...

    P.S.: Ah, sim, obrigado pelo comentário :timido:
     
  4. Calib

    Calib Visitante

    Preciso tentar uma sextina qualquer dia desses. Parece um verdadeiro desafio. :chibata: (poeta-masô)
     

Compartilhar