• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sextina

Ezra Pound, referindo-se à sextina, disse:
"A arte de Arnaut Daniel não é literatura. É a arte decombinar palavras e música numa seqüência onde as rimas caem com precisão e os sons se fundem ou se alongam."

Ao que Edmir Domingues objetou, dizendo:
"Mas é este o objetivo de toda a verdadeira poesia, o perfeito encontro entre a forma e o conteúdo, entre a linguagem e a música".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sextina

Sempre existe alguém contra ou a favor em qualquer arte. No caso de se expressar em versos (haicai, sextina , soneto, poema livre etc) é melhor correr os riscos.
:sim:

“Venha,que só se erram quem não quer,
Quando de amar o Amor está cansado,
Quando feito maldito se é tanto.”

:clap:

Belo arremate.

 
Não creio que possa haver falta de arte numa estrutura poética que foi utilizada pelos cânones da literatura lírica ocidental: a saber, os expoentes máximos do dolce stil nuovo, Dante e Petrarca. O Canzoniere do Petrarca registra nova sextinas!

O que acho interessante da sextina é o fato dela ser basicamente feita em torno de seis palavras que são, e que possuem, em sua essência, o assunto do poema em questão. Ela é como uma caixinha, que é vistoriada de todos os lados durante até a leitura até que o leitor perceba o que ela possui em seu interior... E ver que o poema se diferencia da prosa por possuir um final de linha que nunca se cumpre.

E esse jogo entre as palavras dá margem aos mais variados tipos de sextinas, indo desde as verdadeiramente interessantes como a de Newman, cujas seis palavras devem ser, entre si, anagramas, até as mais desnecessárias de classificação, como a sextina dupla ou a sextina rimada (digo desnecessárias pois seria como eu criar uma sextina com todas as seis palavras como alimentos e chamá-la "Sextina da Comida"). E existem também as mais compactas, como a quartina ou a bina...

P.S.: Ah, sim, obrigado pelo comentário :timido:
 
Preciso tentar uma sextina qualquer dia desses. Parece um verdadeiro desafio. :chibata: (poeta-masô)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo