• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seu perfil político

Qual o seu perfil político?


  • Total de votantes
    87
Imaginei que alguém iria me aplicar esse texto da Wikipédia. O antropocentrismo está incluso dentro do Renascentismo. Acha que citei aqueles artista à toa? O Homem Vitruviano é o exemplo daquele período. E reflete apenas uma parte de todo o período de efervescência intelectual, filosófica e científico, neste caso, a pintura.

Não se trata de "aplicar esse texto da Wikipédia" como se fosse algum golpe ou coisa assim. Quando eu te respondi pela primeira vez, nem o havia consultado; improvisei uma explicação com as minhas próprias palavras segundo o entendimento que me ficou pelo contexto em que já li o termo algumas vezes. Recorri à Wikipédia por praticidade didática, nem tanto por ser oh que autoridade. Mas alegar que ela pode ser alterada por "qualquer pessoa", além de um exagero, é subterfúgio para ignorar a realidade à sua volta. Uma breve consulta ao Google pelo termo "antropocêntrico" combinado a outros como, por exemplo, "especismo", ou "direito animal", lhe dará farto material para averiguar que esse adjetivo tem sido usado amplamente nessa área (ética/direito animal) no exato sentido que a Wikipédia o define, e que o teste acima feito por você parece ter usado também.

1590451086402.png

Deveras, no momento em que o indivíduo adquire uma visão crítica dos hábitos a ele transmitidos, decorrentes de uma herança social altamente antropocêntrica e arcaica, seus horizontes morais alargam-se. E, a partir desse alargamento, o ato de olhar para si próprio torna-se um exercício do olhar para o outro, fundado na empatia e na negação de qualquer ideologia de dominação.
Fonte

Contudo, o planeta Terra continua dominado pelos seres humanos, que consideram os animais propriedade ou coisas, a serviço dos interesses antropocêntricos e egoísticos. Cerca de 30 mil espécies são extintas todos os anos e bilhões de animais são mortos anualmente para saciar a fome humana. Os maus tratos contra animais são abundantes. É comum ouvir pessoas dizerem que enquanto houver “uma criança passando fome” o ser humano tem o direito de prosseguir com o desenvolvimento econômico e utilizar a vida de animais e outros recursos naturais em benefício próprio. Em contraposição, no máximo são criados alguns parques para a proteção dos animais mais ameaçados, mas que funcionam com exceções que confirmam a regra da escravidão e da dominação animal.
Fonte

Há que se observar, contudo, que devido ao teor antropocêntrico desta Constituição Federal, “os Animais como bens socioambientais, coisas ou semoventes são tidos tão somente como objetos de direito” (RODRIGUES, 2008, p. 72). O bem da fauna deve ser assegurado apenas para garantir o bem-estar da humanidade como se observa a seguir [...]
Fonte

etc. etc. etc.

Nem vou considerar esse último trecho pois sei que o site poder ser alterado por qualquer pessoa e chega a parecer que estou lendo a desciclopedia. Não sei porque essa tendência de resinificar os termos.
É habito da galerinha que adora criar rótulos para classificar alguém de... retrógrado.

É hábito dos falantes da língua, à medida que surjam novas problemáticas, situações, instrumentos etc., criarem novas palavras para os designar, ou criar novos sentidos a partir de outras palavras já existentes, quando convém. Sentiram a necessidade de uma palavra que descrevesse o umbiguismo do homem enquanto espécie em confronto a outras espécies. O sufixo -cêntrico era o mais indicado, e já vinha sendo usado em criações de teor pejorativo/crítico como em "eurocêntrico", "falocêntrico", etc. A raiz antropo- me parece igualmente óbvia, já que "homocêntrico" ficaria bem bizarro... Enfim, penso que mais do que o desejo de lacrar "ressignificando" uma palavra antiga, tenha havido uma coincidência de a palavra exata já existir, daí o acréscimo de sentido ao seu repertório. Nada do outro mundo, aliás, como tem sido há séculos. Mas a sua conclusão só demonstra que tudo aqui não passa de birra mesmo, como eu intuíra. Já notei que estou a perder tempo, em todo caso. Adeusinho e passar bem. #paz
 
Imagino que eu devo estar dialogando com um tipo de espécime que não pertence a humana já que se refere na terceira pessoa para falar de antropocentrismo. Já vi que entrei no terreno de Lacan só de ler falocentrismo e de lembrar de todo o martírio que foi passar pela cadeira de sociologia em Pedagogia começo a ter enjoos. Uma chatice sem fim de interpretação da interpretação e de paradigmas sociais.
De nada adiantou ter mostrado exemplos de onde surgiu o termo, o que vale é o onde ele se aplica agora, ou usando do chavão sociólogo, da apropriação de valores ultrapassados para dar-lhes novo entendimento sob a luz da ciência.
 
Cara, na boa... Eu queria acreditar que era só implicância, uma birra juvenil, sei lá. Mas já não sei agora se você só é um péssimo leitor ou se é mau caráter e distorce tudo de propósito pra não dar o braço a torcer. Talvez você só tenha extrema dificuldade de expressão mesmo... Sei lá. Porque nenhuma dessas observações faz qualquer sentido. 1) Onde eu fiz parecer que eu não pertencia à espécie humana? (wtf). 2) Só mencionei o "falocêntrico" como exemplo de criação linguística recente que usasse o mesmo sufixo com propósito semelhante. Ninguém "entrou em terreno nenhum" por apenas mencionar de passagem um termo. 3) Os exemplos que eu dei eram justamente de aplicações de agora (recentes), e não tinham nada que ver com de onde "surgiu o termo". O surgimento do termo (ou mais propriamente: do novo significado para um termo antigo) é especulação de minha parte, como teria ficado claro a quem soubesse interpretar, e não exemplos de nada.
 
Fica a seu critério se sou mau caráter ou péssimo leitor. Só não partilho de seu ponto de vista. Se te agrada fazer um teste que te coloca em um espectro político que está em consonância com seu julgamento, ok. Eu digo que o teste é tendencioso ao colocar em lados opostos ecologia e antropocentrismo e pacifismo e militarismo. Todas as perguntas pendem para um lado que ninguém que esteja muito seguro ou que tenha medo de ser rotulado vai querer escolher o lado direito. Equanimidade e bom senso pra quê? Quando disse que a Wikipédia não é confiável é porque você não sabe quem fez as alterações, o perfil é anônimo e ainda colocaram a opção de positivar e negativar quem fizesse as correções ou acréscimos. E não estou questionando as terminações gramaticais das palavras e sim o emprego delas para classificar alguém no teste em questão.
Mau caráter e péssimo leitor...acho que não tinha essas definições no teste.
 
Fiz o meu :)

O resultado foi bem consistente nos dois casos e acho que bastante preciso. Já fui mais progressista... Acho q tô ficando velha, rs.

IMG_20200526_233926.jpg

IMG_20200526_233830.jpg
 
O "prato principal" é esse abaixo. Com um universo de 80 votos, que incluem vários usuários das antigas comente como é a Bancada Política da Valinor!
Ali nos usuários de direita só tem gente bem quista... Pensa num grupo popular... :banana:

Pra mim saiu "The nordestino" (ou talvez "the teacher") nas coordenadas! Po, mais justo seria pelo menos um MST :rofl:
Oxe, você é esquerdista? :hellboy:
 
Última edição:
Oxe, você é esquerdista? :hellboy:
Depende do seu ponto de vista.

Para o pessoal da esquerda, eu sou de direita. Para direita, esquerda.

Acho que a questão principal está no eixo autoritário/nacionalista.

O pessoal da esquerda faz o combo “Big Mac” baseados nas ideias do Trotski. O da direita, na Ayn Rand. Aí fica complicado:D
 
Última edição:
Fala em que você votou em 2018, Amon! 🤭
Ciro Gomes. Fui um dos 18 votos que ele recebeu da embaixada brasileira em Moscou :rofl:

No segundo turno optei por não votar tendo em vista que para mim não era obrigatório. Mas provavelmente não teria votado também se estivesse no Brasil.

Edit:
Foi a primeira e unica vez na vida que fiz alguma diferenca no processo democratico :rofl:
 
Última edição:
Alguns resultados da enquete ficaram sumidos ficando entre vírgulas, mas suponho que pelo menos um deles fosse as outras vezes que o Paganus se cadastrou, depois pediu exclusão e que por ser volúvel já foi de direita, de centro ou conforme o vento soprar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo