• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seu mal me faz tão bem...

Elring

Depending on what you said, I might kick your ass!
Mais um ano de eleições vem aí e é impossível não sentir indignação quando vejo as previsões de outra longa estiagem na região nordeste. As mesmas cenas de pessoas percorrendo quilômetros para buscar um balde d'agua para uma família de dez, doze ou mais integrantes. Quantos anos ou décadas estas imagens continuarão nos telejornais? Enquanto que na mesma região hectares de plantações de cana e arroz exaurem rios e nascentes? Não, esta abundante fartura não vai para a panela das inúmeras famílias que precisam comer calango (um lagarto) para disfarçar a fome. Grandes fazendeiros estão a todo momento fazendo lobby pela aprovação do projeto de Transposição do
rio São Francisco com a ridícula desculpa de que será para o bem daquelas pessoas que sofrem com a seca.
É duro de ouvi-los! Sempre dizem que é para o bem da sociedade isso, para o bem do Brasil aquilo... Nos querem tão bem que não desejam que o povo adquira maior educação, estude. Assim tá bom! Os coronéis que se perpetuam, alimentando-se da carcaça cansada do trabalhador - que mal sabe que seu voto vale mais do que o de eleitores da região mais rica - não desejam ver seus redutos abalados pelos ventos da democracia! E sim pelos ventos áridos que varrem o sertão e trazem aos seus ouvidos as súplicas daqueles que passam fome, sede e humilhação.
E a previsão nefasta de mais tempo seco apenas revela o quanto nosso país mal saiu da velha e rançosa república.
 
Concordo. Todo mundo aprendeu com a tia do primário que "o Nordeste é pobre por causa da seca", quando isso é inteiramente falso, sendo a culpa cabível aos coronéis que ali constituem o verdadeiro poder paralelo e absoluto.
 
Não ponha a culpa nos fazendeiros. É muito fácil. Sempre que apontarmos uma pessoa F ou um tipo de pessoa X e acusá-lo pelo problema, estaremos errados.
 
O que causa toda a miséria do nordeste é a estreitíssima visão dos nossos governantes, a falta é vontade política e a passividade do povo brasileiro. No fim, todos têm culpa.
 
Não ponha a culpa nos fazendeiros. É muito fácil. Sempre que apontarmos uma pessoa F ou um tipo de pessoa X e acusá-lo pelo problema, estaremos errados.


Tem razão, os fazendeiros nada tem a ver com o descaso que sofre o Nordeste. Falo dos graaaandes senhores usineiros e latifundiários. Estes têm enorme poder sobre a pequena, mas influente bancada que deveria atender aos interesses da população da região. Lembre-se das enormes ( pra não dizer assombrosas) quantias astronômicas de recursos destinados àqueles estados que são mais castigados. O que foi feito desta dinheirama toda? Para o sertão não foi, isso é certo. Mas os hotéis e pousadas do litoral estão um luxo só...
 
O interessante é que desde Getúlio existe a "nacionalização" das águas brasileiras.

Ou seja, a água que corre tanto na Costa, quanto embaixo da terra, é nossa, é pública, é estatal.

Curiosamente não existe meio eficaz e 'não-burocrata' de conseguir levar água de poços localizados em terras de caudilhos até os que necessitam, isso porque tal ação envolve batalha judicial, poder e questão de desapropriação de uma faixa de terras.

Daê alguns toscos soltam frases do tipo "porque a trasnposição do São Chico tem que ser pelo caminho mais dífícil, morros, escarpas, etc?", não parece óbvio que é o único caminho viável? Ou mais 10 anos de discussão vão acontecer até que novamente tenhamos a chance de resolver o problema de meros milhões de pessoas.

Aliás, as discussões sobre o São Chico são cíclicas, de tempos em tempos essa coisa se acende, Caudilhos colocam poeira na queimada e tchum. Esquece.

E não tem como não entrar na questão política aqui, me desculpe, mas o caudilhismo no Nordeste brasileiro não é representado por Centro-Esquerda, mas sim pelo lado mais deplorável da direita brasileira. O PFL tem amplo domínio da região, vide como Antônio Carlos Magalhães manda no sertão baiano e periférico a ele. E novas desculpas, mas qualquer governo que aceite o apoio dessa corja e governe com ela e porque não, para ela? Merece ser (esse sim) expurgado da vida política do Brasil por mais de 30 anos.

Quando colocaram "apocrifamente" naquele famigerado cartaz: "preto, pobre e trabalhador, nunca mais!" ou algo que o valha, os caras não estavam falando coisas absurdas nem nada do tipo. Talvez fosse o caso para os eleitores de tal "junta" de políticos pensarem no que a instituição partidária de tais governantes e legisladores representa para o Brasil (inclusive em termos democráticos, visto a origem do PFL como Partido da nossa recente história).

Mas é como aquela questão dos Punks que queimaram um boneco do Bush na frente do Mc Donald's e distribuiram panfletos com frases de ordem do tipo "Pare, pense e lute". Foram presos por duas semanas.

Talvez esteja na hora de mais uma daquelas passeatas pela Ordem e pela Família que a antiga (será tão antiga?) Arena organizava, um sintoma social e (mais uma vez) cíclico da "sociedade" brasileira em defesa da moralidade absurda que está a solta (Alemanha, alguém?), tcharam.
 
PFL e PMDB. Vide o Maranhão que é praticamente um feudo de uma família. É impressionante como conseguem manter-se por tantas décadas. Praticamente um xogunato em pleno século 21! Sem reformas políticas, continuaremos a assistir de camarote a educação e saúde irem pro ralo. O que será, como dizer, muito bom para eles; pois, é levantando a bandeira destas "prioridades" que políticos vem, vão e vem. Enquanto nosso país piora e nossos bolsos são esfolados até a rapa. Pergunte se algum dos ilustríssimos é a favor de extinguir impostos ou enxugar a Previdência...
 
A questão da falta de água no sertão nordestino é o símbolo máximo das consequências e da extensão da corrupção na política brasileira.Ele é simplesmente um problema q leva a vida de milhares de pessoas por ano e q SÓ ocorre pq a elite local(q hj é muito mais ampla do q um bando de ruralistas ignorantes) desvia os recursos federais destinados a combater a seca.Obviamente,existem outros fatores,mas o principal é esse.
Mas o problema é q,logicamente,a fiscalização teria q vir de cima e a bancada nordestina é mto influente(além de ser muito grande)e é feita de políticos q estão ligados aos ladrões de verba de uma forma de outra.Mais recentemente oq q vem ocorrendo tbm é q tem havido uma "conformação" com a situação ,parece q os antigos ruralistas são agora inocentes só pq os métodos políticos no Nordeste estão mais liberais.Não é assim.Ainda se rouba.E muito.
Pq naum há fiscalização e maior atenção a esse absurdo?Easy:aliados tucanos=todos os coronéis do PFL;aliados petistas=José Sarney,Ciro Gomes( sem contar ACM,amigo de Dirceu e de Lula).Jogue nessa conta a incopetência característica do governo Lula e as influências nefastas do PFL sobre FHC.....
 
Última edição:
Nossa, o Lula e o Dirceu viraram amigos de ACM.

Não é fantástico o ambiente onírico que alguns vivem? Vocês podiam me convidar para compartilhar esse barato de vocês.

wow.
 
ACM foi o único oposicionista convidado por Dirceu para juntar forças na tentativa de não ser cassado(o q,para o bem de todos,até do PT e do governo,aconteceu).ACM também foi o único membro da oposição q esteve em todos os jantares q o presidente Lula deu para líderes da oposição.E não é segredo q ACM se aproximou do governo Lula no começo do mandato e durante a campanha,se não me engano.
 
1) ACM lutou para a Cassação de Dirceu.

2) Dirceu convidou os mais diversos parlamentares para tentar não ser cassado.

3) ACM esteve em jantares com líderes da oposição porque ele é o manda-chuva supremo do PFL, não existe um líder de oposição do cacife dele no PSDB, por exemplo. Além disso não provar nada.

4) Não é segredo? WOW WOW WOW, Pelo que eu saiba ACM subiu no Palanque com SERRA e não com Lula, que magnifica aproximação, huh? Agora se você atribui o sentido da palavra AMIZADE a uma ida eleitoral a Bahia e consequente encontro com um Senador de lá... Bom... Nesse caso você tem que rever seus conceitos de interpretação, etc.

Ou seja, nada do que você disse faz sentido.
 
Lordpas disse:
1) ACM lutou para a Cassação de Dirceu.

2) Dirceu convidou os mais diversos parlamentares para tentar não ser cassado.

3) ACM esteve em jantares com líderes da oposição porque ele é o manda-chuva supremo do PFL, não existe um líder de oposição do cacife dele no PSDB, por exemplo. Além disso não provar nada.

4) Não é segredo? WOW WOW WOW, Pelo que eu saiba ACM subiu no Palanque com SERRA e não com Lula, que magnifica aproximação, huh? Agora se você atribui o sentido da palavra AMIZADE a uma ida eleitoral a Bahia e consequente encontro com um Senador de lá... Bom... Nesse caso você tem que rever seus conceitos de interpretação, etc.

Ou seja, nada do que você disse faz sentido.


Mas esta é a fórmula que mantém o Toninho Malvadeza no poder! Mudar conforme a direção do vento. Conhecedor de que era impossível salvar Zé Dirceu, ACM passou a apoiar sua degola. Direita, Esquerda, Centro... o lado que estiver no poder sempre terá seu apoio incondicional. E ele tem bons motivos para agir assim. É de seu interesse ver seu neto ter grande apoio das bancadas para lançar-se a uma possível presidência. E com tantos favores que distribui...ficará impossível alguém dizer nao.
 
Sinto em desapontá-lo.

Mas ACM é líder do maior partido de Direita do país.

Não é Centro-direita.

É Direita.

Eu continuo sem saber de onde vocês tiram essas alianças políticas do... nada. PFL *nunca* foi aliado do PT, independente até mesmo da questão da verticalização.
 
Mas estamos falando de Brasília, a cidade das alianças impossíveis. Agora que o Dirceu caiu vamos ver qual será sua próxima investida.
 
A aproximação de setores direitistas(inclusive ACM) e o gov. Lula ocorreu.Essa aproximação(logicamente usei "amigo" de forma irônica) foi um dos fatores(no caso do NE,o principal) q levou a um quase fim do antigo radicalismo petista anti-corrupção( q iria implicar,com absoluta razão,com a indústria da seca).O mesmo aconteceu no governo FHC com seu amor pelo PFL.
 
Final de ano....Natal chegando...todo mundo desejando muita paz, muita saúde, amor e por aí vai. Ah, e presentes! Ho, ho, ho sem presentes não é Natal! É pena que esta data tenha chegado a este extremo. Somete lojas e redes varejistas aparecem com votos de boas-festas. No meu trabalho costumo digitalizar documetos de várias empresas e hoje acabei vendo uma série de fotografias tiradas de uma cidade daqui do RS. Eram de um levantamento da prefeitura sobre as condições precárias de algumas famílias e só vendo elas a gente se dá conta de quão ricos somos. Estas pessoas moravam em casas feitas de barro e madeira entrelaçada e mantinham-se de pé por milagre divino. A grande maioria mantinha-se graças aos avós que recebiam aposentadoria para ajudar filhos e netos que estavam desempregados. Alguns muito doentes, outros sós ou ainda trabalhavam nas lavouras o dia todo; deixando crianças mais velhas como responsáveis.
O levantamento também alertava para o risco destas pessoas contraírem o mal de chagas, pois o barro das paredes serviam como abrigo do barbeiro. O ano era 2001.
Mas o que me chamou a atenção foi uma imagem que me deixou trista e bastante revoltado. A mulher que posava sem jeito para a foto usava uma camiseta de um candidato a vereador. Sempre eles! Sabem que pessoas naquelas condições possuem uma ínfima esperanças de melhorar de vida. E por causa disso se aproveitam e surgem com cestas básicas e discursos demagogos de que, se eleitos, tirarão aquela gente de lá. Conseguido mais 4 anos nas confortáveis poltronas das salas particulares das câmaras, nunca mais voltam para a região. E nem se preocupam. Sabem que aquela gente humilde jamais virá importuna-lo. Não têm como viajar até onde estão para cobrá-los. É isso e Feliz Natal.
 
Aqui no nordeste, apesar do pouco tempo q já moro aqui - 1 e 1/2 -, já da para ter uma ideia do qnt a população daqui da extremo valor a amizades com políticos...sem contar o valor as aparências e ao q se tem.
O problema é que, o povo brasileiro é mto acomodado, espera e acredita que o governo tm obrigação de fazer TUDO por eles. Logo, os políticos que utilizam mais os neurônios usam isso em benefício próprio, aproveitando-se dessa acomodidade da população e fazendo o que bem entende.
E o que mais revolta é que uma pequena minoria faz questão de estar bem informado e a maioria só da importância ao que passa por exemplo do JN e nada mais e se um político faz carreata(é assim q chama?)na rua, aperta a mão dele no dia seguinte ta: fulano de tal apertou minha mão! e o pior, fala isso com orgulho >.< logo, um voto garantido. Pior qnd vem com brindes(ou cestas básicas)votos da família toda conquistados.
 
Bom, mais uma para o tópico! E os usineiros aumentarm mais uma vez o preço do álcool. Mesmo tendo feito um acordo com o governo e jurado que iriam segurar o preço, não deu outra! Dá-lhe aumento sobre a população para pegar a carona do carro bi-combustível que está em alta. E a desculpa é a mesma que eles aplicam desde a era de ouro da cana-de-açúcar... quebra da safra. Até quando vai essa esperteza dos produtores em geral? O que vai acontecer se as pessoas começarem a migrar para o GNV?

Pra encerrar o impostômetro indicou que a arrecadação do governo já atingiu R$ 100 bilhões até este mês e a estimativa e que chegue a R$ 800 bilhões no final do ano!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo