1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sete Espadas (Seven Swords/Qi jian, 2005)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Silenzio, 2 Out 2005.

1. Silenzio

Silenzio Visitante

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Ficha Técnica
    Título Original: Qi Jian
    Gênero: Ação (Wuxia)
    Tempo de Duração: 141 minutos
    Ano de Lançamento (China / Hong Kong / Coréia do Sul): 2005
    Site Oficial:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Estúdio: Film Workshop Ltd.
    Direção: Tsui Hark

Sinopse: No começo do século 17 a Manchúria ocupa a China e estabelece a dinastia Ching. Para evitar revoltas nacionalistas, o governo proíbe as artes marciais. Firewind (Honglei Sun), um militar da dinastia antiga, é incumbido de implementar a nova lei e ataca com brutalidade as cidades pelas quais passa. Tentando acabar com essa violência, o veterano Fu Qing Ju (Liu Chia-Liang) tenta impedir Firewind de chegar à Cidade Marcial e pede a ajuda de Wu Yuan Yin (Charlie Yeung) e Han Zhi Ban (Lu Yi). Juntos, eles vão ao Monte Paraíso em busca do mestre Shadow-Glow (Ma Jingwu), que lhes dará ensinamentos de espada e convencerá quatro de seus discípulos a juntarem-se aos heróis na luta contra os manchurianos.

Minha crítica:
    Wow, cada vez mais estou virando fã do cinema chinês e dos filmes do estilo Wuxia (esses dos estilo O Tigre e o Dragão, Herói, entre outros, com história sustentada por uma romance, artes marciais, vôos dos lutadores e tudo o mais).
    O enredo é muito bem construido, com personagens consistentes e interessantes, além de diálogos bem feitos.

Outro ponto interessante são as armas usadas não convencionais, algumas muito originais, como a espada The Heaven's Fall, que segundo a descrição do mestre Shadow-Glow, "não possui nem começo nem fim", ou seja, a espada escorrega por seu punho trocando de lado e direção. A espada tambvém representa dessa forma o equiilíbrio, a balança natural.

Alguns pontos deixam a desejar, claro, como a movimentação da câmera em alguma cenas o que acaba tirando um pouco da emoção, além do uso de câmeras lentas que também estragam. Soma-se a isso uma trilha um tanto clichê, mas que é até bem usada e acaba não prejudicando, mas poderia ser ainda melhor.

Outra coisa que deixa a desejar é que alguns personagens, que aparenntemente são muito interessantes, não tem tempo suficiente para serem desenvolvidos, mesmo nas 2:30 e meia de filme. Ouvi falar de uma versão de 4:00, se for verdade mesmo eles devem ser melhores aproveitados.

Ah sim, o filme é baseado num romance de Liang Yu-Shen, chamado "Seven Swordsmen from Mount Tian". E segundo o diretor, este filme é uma homenagem ao Sete Samurais.

2. V

V Saloon Keeper

Essa foto me lembrou seriados live-action japoneses estilo "Changeman" e esse poster me lembrou os Anos 80. Talvez seja só impressão, mas não foi uma boa impressão.

3. Regente

Regente Serenity Painted Death

O cara no meio me lembra o Marily Manson (ou seja lá como for que se escreve o nome dele), IMHO.

Última edição: 3 Out 2005
  4. Silenzio

Silenzio Visitante

O que exatamente dos anos 80?

Sobre a foto, não é das melhores. O personagem da direita está parecendo um dos bonecos dos Power Ranges, mas é que não achei fotos mais legais e etc...

É uma mulher :lol:
    Um cara postou essa imagem no Rotten Tomatoes e o pessoal teve a mesma impressão que a sua.

5. nana

nana Usuário

o título original com os acentos fica: qī jiàn

6. Silenzio

Silenzio Visitante

Interessante

Você já viu Raquel?

7. Regente

E sem os acentos a pronúncia é a mesma. :eek:

8. Regente

O nome dela é Natália :roll:

9. nana

nana Usuário

ahn, na verdade, não.

o "q" se fala algo como "tch" (de tchau) e vc prolonga o "i" por ele ter o acento "-", mas é constante. o "j" vc fala como o j de jeans e o "ian" vc pronuncia "ien", e por causa do acento ser "`" vc pronuncia forte e rápido.

q seria, literalmente "tchi djien"
    ou algo do gênero.

vc falou do acento e eu falei sobre a pronúncia das letras iniciais.. ah, vc entendeu o que eu quis dizer. :obiggraz:

10. Uglúk o Uruk-Hai

Uglúk o Uruk-Hai ... o maioral.

Sim, por isso quando vamos falar o famoso "Chi" do Dragon Ball é preferivel escrever com Q... "Qi", por q literalmente "Chi" significa outra coisa...

Como em Chuan e Quan.. né Natalia? :twisted:

11. Silenzio

Silenzio Visitante

Nossa, eu jurava que era Raquel...acho que a segunda vez que te chamod e Raquel :lol:

Uglúk , o que você espera desse filme? Achei que você fosse comentar bastante :tsc:

12. Regente

E como você sabe de tudo isso? :ahn?:

13. Uglúk o Uruk-Hai

Por que não espero nada, o Tsui Hark é um diretor que beira o mediocre, enfim... o filme ja estreiou por la, e sim... foi uma bomba...

A pra quem não lembra o Tsui Hark dirigiu a Colonia, com o Van Damme e Danis Rodman... :blah:

14. nana

nana Usuário

Sim... mas geralmente quanto as palavras são importadas, como o título do filme em questão, tiram todos os acentos o que acho uma perda lastimável para o conhecimento, levando em consideração que cada "palavra" por assim dizer pode ter 5 significados diferentes, dependendo do acento.

Chuan pode ser escrito como Quan, quer dizer, eu diria ainda o contrário que Quan pode ser escrito como Chuan ou até.. Quan É escrito como Chuan, mas se for ver, em chinês mesmo são coisas completamente diferentes
    Quan pode significar desde cachorro, até circulo, punho (que é o que vc gostaria de dizer e com o acento fica quán :P), explicar etc. e Chuan desde bracelete até pressa, rio, barco, conspirar etc.

É fácil perceber que pra ler com a pronúncia correta, se estiver "Chuan" nos saberemos, porém Quan certamente não pronunciaremos similar a como é em chinês. Por isso eles acabam escrevendo muitas coisas assim...

Essas escritas são chamadas "pinyin", que é o sistema fonético que busca traduzir o som da pronúncia em letras, e servem incialmente pros chineses quando estão sendo alfabetizados aprenderem a pronunciar as palavras, mas dá pra se escrever de formas diferentes o pinyin, mas existe uma forma oficial adotada na China - que é diferente em Taiwan, pelo que sei eles não têm regras oficiais pra isso. Digo, vai saber se em Taiwan eles usam Chuan pra punho ao invés de Quan.. etc

15. Silenzio

Silenzio Visitante

Nossa, sério? Mas pelo o que andei lendo ele é super prestigiado lá fora (apesar de terem dito que já fez muitas bombas mesmo) e o ouvi falar muito bem do filme. Mesmo porque estyá abrindo vários festivais de cinema e talz...

16. Uglúk o Uruk-Hai

O Chuan é em Cantonês... mas acho q o pinyin do cantonês tem controversias...

17. nana

nana Usuário

Não sei exatamente, mas é provavel, considerando que o mandarim foi adotado como língua oficial e devem ter deixado o cantonês meio de lado.

Veja o poster de um outro filme, recente, que ele dirigiu... não sei se é bom, se é ruim.. mas o poster é punk haha

18. Uglúk o Uruk-Hai

Justamente, ele NUNCA fez anda bom... o Marcara Negra 2, e a continuação tosca do Mascara Negra do Jet Li, alias, sem o Jet Li...

Ele fez um filme q me da medo so de lembrar o Vampire Hunter... intitulado orgulhosamente de Tsui Hark´s Vampire Hunter...

Enfim, nem vou esperar nada não, olhas as fotos, olha o trailer... e por deus, olha o historico desse diretor... prefiro não nutrir esperanças nessa embalada que ele tentou levar dos filmes do Zihmou e do Ang Li... por q ele definitivamente não tem essa capacidade toda... e rola um oportunismo né?

19. Silenzio

Silenzio Visitante

Mas ele não fazia filmes do gênero Wuxia antes desses diretores?
    Tipo, nos anos 80 e tal...

E tem a série Once Upon a Time in China também, que eu sempre vejo bem cotada.:think:

Última edição por um moderador: 3 Out 2005
  20. ÐÆWØØ

ÐÆWØØ Usuário

Nossa, esse filme é muito ruim.

Compartilhar