1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sessões de RPG

Tópico em 'RPG' iniciado por Pavanelli, 16 Mar 2004.

  1. Pavanelli

    Pavanelli Usuário

    Eu e o meu grupo de RPG, já a uns 3 meses estamos jogando 2 vezes por mês no máximo. A desculpa é sempre a mesma: provas, faculdade, trabalho, cursinho, etc. No começo eu tava achando meio chato (a gente estava acostumado a jogar todo final de semana (isso sem contar quando eu tinha meus 14/15 anos que a gente jogava umas 4 vezes por semana)), mas eu tenho reparado que o jogo tem fluído muito mais facilmente e as sessões nunca se tornam monotonas.

    Na verdade, eu tenho visto até um progresso considerável no desempenho dos jogadores em interpretação (isso mesmo, role-playing de verdade). Só posso atribuir isso ao fato de que agora o pessoal tem mais tempo pra fazer outras coisas e o RPG deixou de ser a "obrigação" de todo fim de semana para ser uma diversão casual (como originalmente deveria ser).

    É inquestionável que jogar frequentemente RPG traz beneficios aos jogadores, que ganham experiência, background, novos horizontes e desenvolve tanto a historia deles como as cronicas do mestre. Mas acho que em certos casos ele traz tb prejuizos, que a longo prazo faz o RPG perder um pouco da sua graça e de seu status.

    Existiria então uma dose certa de RPG? Jogar sempre cansa, mas jogar de vez em qdo vc fica com mais vontade do jogar, só que se vc ceder a essa vontade, vc cai no primeiro problema de novo. Como vcs tem administrado as sessões de RPG de vcs? É periódica ou completamente desordenada?

    Um grande problema que eu tenho com isso de jogar 2 vezes por mês, é que a 1 mês e meio meu grupo de Senhor dos Anéis está parado. A 3 meses meu grupo de Call of Cthullu está parado. O grupo de D&D vai ficar parado agora por 1 mês, enquanto voltamos a Mago e Five Rings. E depois ainda tem Ars Magica, Vampiro, Lobisomem e Anima que a gente precisa encaixar. Ou seja, não há só vantagens nesse método.
     
  2. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Eu acho q qdo jogat RPG vira quase uma obrigação, tem algo errado...... Tem uma fala de um cara da White Wolf numa entrevista pra DB q repetem sempre q é "Se vc naum está se divertindo, naum está jogando direito". E essa é uma das maiores verdades do RPG...... Enquanto o jogo estiver sendo divertido pra vc e para o pessoal q joga com vc, entaum naum tem problema nenhum.....

    O meu grupo naum tem muita rigidez de horário...... Normalmente no sábado alguém liga pra todo mundo e combina na hora mesmo de ir na casa de alguém jogar....... Pode naum ser o sistema mais correto, mas se está funcionando, naum tem pq mudar......
     
  3. bom... preciso de um pouquinho de ajuda, soh naum sabia aonde perguntar, ehehee.... olha soh, como eu faço se eu quero começar a jogar RPG??? alguem poderia dr um helpzinhu? :roll: valeuu

    Namarië!
     
  4. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu tenho jogado Arcana Unearthed 1 vez por semana... quando eu tinha 16 anos, eu jogava AD&D 4a, 5a, 6a, sábado e domingo das 13:30 até as 18:00 e nos sábados e domingos das 20:00 até as 6:00 eu jogava Vampiro... fiz isso por um ano e depois passei quase dois anos sem nem conseguir olhar pros meus livros....
     
  5. Spellbinder

    Spellbinder Usuário

    Ainda bem que eu não conheço muitos sistemas. O meu grupo só joga Vmapiro: A máscara ou D&D3.0. Quando eu não tava no grupo e log que eu entrei, nós jogavamos todas sextas-feiras de tarde, mas depois começou a ter o problema de horário e começamos a encaixar em tudo que era hora, até que nós ficamos 3 meses parados. Aí pinta toda aquela vontade de jogar e jogar, aí começamos a jogar direto, quase todos os dias (no meio do ano passado), trocamos o sistema de D&D pra vampiro por causa disso, mas depois tivemos que parar de novo.

    Aí volta aquela vontade de jogar. Chegou as férias e era da meia noite as 6 da manhã, depois de tarde. Aí no outro dia ficava paradou ou jgoava de tarde. e depois tudo de novo. Jogamos tanto que o mestre disse "CHEGA, acabou minha aventura por enquanto, não sei mais o que por aqui" :mrgreen: . Até agora jogamos uma ou duas vezes, sendo que uma foi Vampiro.

    RPG tem uma hora certa se o grupo não agüenta jogar de mais ou de menos, senão tudo bem, porque RPG sempre foi apenas um lazer, não uma obrigação.
     
  6. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Nas férias, eu e os meua amigos jogamos praticamente todo dia...... Fica subentendido....... A naum ser q se diga alguma coisa, vai ter jogo na casa de alguém....... A naum ser q alguém naum possa ir, pq aí a gente vai jogar polo aguático na piscina da minha avó (olha eu, março e já sonhando com as férias de julho.......)...

    É divertido jogar de madrugada, como falaram aí........ É claro q naum dá pra fazer isso durante as aulas sempre, mas nada como o nascer do sol para inspirar o mestre e os jogadores........ :lol:
     
  7. Lestat

    Lestat Usuário

    Antigamente meu grupo jogava umas 5 vezes por semana... isso foi a quase tres anos atras nas ferias... deposi q as aulas começaram o numero de dias se reduziu e foi reduzindo cada vez mais ate chegar em apenas um sabado ou domingo da semana a gente joga...

    Os problemas??? digamos q naum da pra evoluir muito uma cronica levando em conta q é apenas um dia na semana... mas tb o grupo em q colaborar... vendo q é apenas um dia na semana, o grupo deve ser bem organizado, um naum atrapalhar o turno do outro e tds se preocuparem em deixar a aventura correr bem e como deve com o maximo de proveito. Ai sim td fica otimo jogando poucos dias na semana.

    Agora, jogar td dias as vezes (pra naum falar quase sempre) faz mal, pq bem ou mal acaba sendo um vicio... e sei do q digo... vicio de RPG existe e vc so pensa em jogar cada vez mais e mais e evoluir seu personagem como se ele fosse vc proprio muitas vezes sendo uma fuga da realidade... isso sim faz mal... mas é certo uma coisa: Td em excesso faz mal...
     
  8. Arcanjo[SK]

    Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

    Concordo. Conheço gente q soh pensava nisso, 24 horas por dia e largava a vida e os estudos pra lá. tem gente q largou a namorada por causa do rpg. d+ tb acaba fazendi mal a pessoa, e ateh as pessoas ao seu redor. Prejudica suas relações com os outros, seu dia dia... tem q controlar.
    Felizmente o pessoal q eu conheço dvide bem as coisas. uma turma joga "rapidinhas" constantemente, mas sempre variando mestre, sistema, para não enjoar. de vez enquando encaramos uma campanha. o outro grupo jogava quase todo dia seções de meia hora :x (irritante soh em pensar, mas era durante intervalos da aula, na hora do almoço) mas agoa q nos livramos da escola pretendemos jogar em menos dias, mas com + duração.
    Pro pessoal nessa idade (17+) em vez de jogar rpg todo dia e quase toda hora, vai arruma emprego!!! e passa a jogar um poko menos q faz bem a saude!!
    Fui!!!
     
  9. Lestat

    Lestat Usuário

    verdade kra... o pior q as pessoas naum so deixam o RPG atrapalhar a sua relação com as pessoas como ja teve ate um caso de um kra onde o personagem dele de AD&D morreu, o kra jogava anos com o personagem e se dedicava como uam vida... qndo o personagem morreu ele se suicidou... tem anos isso... e é um exemplo de como pode fazer mal o RPG em excesso...
     
  10. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Mas aí esse cara era mesmo doente........ Maioria das pessoas q joga RPG de mais naum se mata se o pc morre....... Eu acho q jogar RPG naum foi o q começou esse problema pra ele....
     
  11. Lestat

    Lestat Usuário

    Com certeza... mas esse kra por mais duente q seja é um exemplo q vicio ao RPG e dedicação demais ao pc... q acaba por sinal fazendo mal no lado psicologico...
     
  12. Pavanelli

    Pavanelli Usuário

    Ae é que tá o ponto Lestat. Concordo com vc, que RPG vira vicio (algumas pessoas tem mais Willpower pra aguentar que outras). E o pior é que qdo vira vicio, a pessoa não percebe. Ela só quer jogar, jogar, jogar e acabou. E não é apenas evoluir o personagem, aprender a interpretar. Na maioria das vezes, jogar sempre traz poucos beneficios. O jogo não se torna tão divertido qto seria se fosse algo ocasional.

    Como falei antes, jogar agora a cada 15 dias +ou- trouxe só beneficios pra gente. Alguém aqui mudou a rotina de jogo e percebeu alguma diferença grande no decorrer do jogo. no meu grupo, eu percebi que o pessoal tá interpretando bem mais os pjs, com mais maturidade e o jogo rola sem ansiedade nenhuma. Isso sem contar que as crônicas são mais bem elabarodas e tem mais conteudo do que antes (o mestre tem mais tempo pra prepará-las tb). Trocando por miúdos, jogar de vez em qdo, na minha opinião enriquece o jogo.

    Outra coisa, mas meio nada a ver, de cada 10 grupos que eu conheço, 7 adotam o horario universal de 2 da tarde de sabado ou domingo até mais ou menos as 6 - 7 da noite. É o relógio biológico do Rpgista (odeio esse termo) ou só o horario em que ninguem tem nada pra fazer? :mrgreen:
     
  13. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Acho q é simplesmente aquele horário em q todo mundo consegue um espaço na agenda, mas naum quer melar a balada a noite..... Ás vezes com o próprio grupo, claro, mesmo pq naum tem nada melhor q sair pra um chopp depois de uma divertida seção de jogo.... :cheers:

    Se bem q tem muita gente q gosta de varar a madrugada jogando (eu mesmo já fiz muito isso), pq naum tem nada melhor q ver o sol nascendo depois de matar o grande vilão da aventura (ou pelo menos conseguir fugir dele)...... Mas esse horário só funciona mesmo nas férias, q aí dá pra fazer isso qquer dia da semana......

    Ah, e já q estamos falando de sessões de RPG, quero fazer uma homenagem à aquela sem a qual nenhum jogo é completo, aquela q nos mantém em pé depois de uma tarde de jogo (ou nos dá energia para uma longa madrugada de espadas e intrigas), a verdadeira parte essencial do RPG, a PIZZA Por tudo q ela significa para o RPGista (eu gosto desse termo, nos dá identidade): :amem: :amem: :amem:

    ps: naum reparem, eu estou de bom humor.... sabem como é, sexta-feira.......
     
  14. Lestat

    Lestat Usuário

    Hehe... muitos grupos tem esse horario mesmo... so q eu cabei colocando das 16:00 as 22:00 pq sair sexta a noite e chegar sabado de manha e dormir pouco fazia mal pra eu q mestro... ai decidi colocar um pouco pra mais tarde o jogo e o horariod e acabar as 22 é pq muitas vezes saimos sabado a noite pra qq lugar ai a galera ja saia junta... isso q era legal...
     

Compartilhar